05 de dezembro - São Sabas

Nasceu em 439, no vilarejo de Mutalasca, cidade vizinha da cidade de Casaréia da Capadócia. Seu pai João, era militar, e sua mãe chamava-se Sofia. Sua infância foi difícil, por causa de briga de herança entre parentes. Aos 8 anos entrou para o mosteiro de Flaviano II, da Antioquia. Aos 17 anos se torna monge. Apesar de ter poucas instruções formais, tornou-se um grande sábio nos assunto espirituais e na doutrina cristã.

Em 456, foi para o Mosteiro de Jerusalém. De lá foi para o Mosteiro de São Eutímio, o Grande. São Eutímio o enviou a Mosteiro de Teoctisto, onde ficou ate os 30 anos. Depois foi se isolar em uma caverna onde seguiu uma vida eremita por alguns anos. Era o tipo de vida que preferia de solidão. Mas ia aos sábados e domingo participar da vida no mosteiro.

Além da vida de monge, São Sabas, partilhou os bens que herdou da família entre os cristão mais pobres, e também ajudava aos doentes. Trabalhou para a conversão de seus irmãos até conseguir.

Na época de São Sabas, os cristão eram perseguidos. Havia, um decreto de que os cristãos deviam comer a carne de animais oferecidos aos deuses pagãos, para serem poupado. Muitos cristãos simulavam comer as carnes sacrificadas, mas comiam carnes comuns, assim enganavam os guardas e eram poupados da morte. São Sabas, porém, recusou-se a essa mentira. Chegou a protestar publicamente contra essa prática.

Depois, foi para o vale de Cedron, na Palestina. Inicialmente morava em uma gruta inacessível, que só se chegava descendo por uma escada de corda. Depois virou uma enorme comunidade, que recebeu o nome de "Grande Laura". Pois com a ida dele para lá, vários eremitas começaram a ocupar as cavernas ao redor, onde o Santo vivia isolado. Depois construíram um oratório. Mais monges chegaram e nasceu o que é hoje o Mosteiro de São Sabas.

Devido a grande autoridade do Santo, foi ordenado sacerdote em 491, depois bispo. Apesar de sua vontade de isolamento, não deixou de fazer suas tarefas de sacerdote. Se tornou famoso por causa de milagres e curas que aconteciam através de suas orações. Diante de uma grande seca, pediram ao Santo para rezar pela chuva, ele rezou e choveu.

São Sabas era um grande pregador do Evangelho. Suas pregações inspiradas converteram a muitos pagãos. Tanto que passou a incomodar as autoridades romanas. Mas não se intimidava com as perseguições. Chegou a interpelar o imperador romano, na cidade de Constantinopla, contra os impostos que eram cobrados dos pobres. Organizou um grande exército de monges, para apoiar ao Papa e combater a heresia (Teologia Monofisismo), que afirmavam que Jesus não tinha a natureza divina, somente a natureza humana.

Morreu em 5 de dezembro de 532, com 93 anos. Santo Sabas, passou a ser considerado um dos mais importantes organizadores da vida monástica na Palestina. É Conhecido como "Pérola do Oriente", por sua grande sabedoria e influência. No Mosteiro de São Sabas, São João Damasceno, santo do dia de ontem, viveu dois séculos depois.

São Sabas, rogai por nós !