Dia 29 de julho - Santa Marta - irmã de Lázaro e Maria

Marta, nasceu em Betânia, era a irmã, de Lázaro e Maria. A cidade de Betânia, fica há 3 km de Jerusalém, normalmente Jesus ia para lá, como que para descansar, tendo como Lázaro amigo, ficava em sua casa. Há poucas, mas importantes citações de Santa Marta nas Sagradas Escritura.

Passagem de Marta, e sua irmã Maria, com Jesus. "Estando em viagem, entrou no povoado, e certa mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria ficou sentada aos pés do Senhor, escudando-lhe a palavra. Marta estava ocupada por muito serviço. Parando por fim disse: "Senhor a ti não importa que minha irmã me deixe sozinha a fazer o serviço ? Dize-lhe, pois que me ajude". O Senhor porém respondeu: "Marta, Marta, ti te inquietas e te agita por muitas coisas; no entanto, poucas coisas é necessário, até mesmo um só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não será tirada". (Lucas 10, 38-42).

Passagem de Marta na ressurreição de seu irmão Lázaro. Foi ela que mandou avisar Jesus, que seu irmão estava doente. Foi ela a "reclamar" quando Jesus chegou e seu irmão já tinha morrido. "Se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido". Quando Jesus disse seu irmão ressuscitaria, ela rebateu; Ressuscitará na final dos tempos. Mas ela presenciou, uma ressurreição de seu irmão, por Jesus.

Vemos nos episódios, envolvendo Santa Marta, a indagações, mesmo de quem acredita em Jesus. Ela reclama com Jesus por seus serviços, e por sua irmã Maria, fica aos pés de Jesus, sem fazer nada, não que não fosse importante, cuidar dos afazeres do dia a dia, mas Jesus mostra, que existe algo mais importante, que é, cuidar das coisas do Céu, no caso próprio do próprio, filho de Deus.

No episódio da ressurreição de seu irmão Lázaro, Santa Marta chega ao meio que, dar um bronca em Jesus, mesmo o conhecendo, mesmo acreditando, Fala como se Ele tivesse falhado. Mas Ele, ressuscita seu irmão, mostra quem Ele é de verdade, sem se aborrecer com as dúvidas dela. Jesus chora diante dela pelo seu amigo, mostra a Santa Marta seu lado humano e em seguida seu lado de Filho de Deus.

Jesus mostra através de Santa Marta, que as coisas de Deus são as mais importantes que qualquer outra coisa. E Santa Marta, nos mostra, que se aborrece, por não conseguir o que queria na sua hora e em seu tempo, mas mesmo assim não deixou de acreditar, não deixou de amar a Jesus.

Os primeiros a celebrar uma festa dedicada a Santa Marta na igreja foram os Franciscanos, em 1262. Dia 29 de julho. Hoje em dia todos na Igreja celebram esses dados como o dia de Santa Marta. Se tornou padroeira: dos anfitriões, hospedeiros, cozinheiros e também do Nutricionista.

Santa Marta, rogai por nós!