São Vicente Pallotti - 22 de janeiro -

Origem: Itália, Padre.


Nasceu, 21 de abril de 1795, na Vila Dell Pelegrino, em Roma. Vicente Luiz Francisco, nome de batismo, Foi batizado no dia seguinte na Igreja de São Lourenço, em Damasco. Filho de Pedro Paulo e Maria Madalena Rossi. Seu pai administrava 4 lojas em Roma. O Casal teve 10 filho, 5 morreram na infância, os que sobreviveram eram homens, nenhum se casou, logo a família não deixou decadência. Assim fala o Santo a respeito de sua Mãe:

“Uma mulher de profunda abnegação; mulher piedosa; forte diante do sofrimento; mulher de profunda fé que sabia ser grata a Deus dizendo que o próprio Deus a visitara através da doença; mulher, esposa e mãe exemplar; mulher que soube educar seus filhos na fé, no temor de Deus e educá-los através de seu próprio testemunho. Tanto que nunca quis ter empregados, para que não tivessem modelos negativos; mulher de muita oração, ocupava seus filhos nos estudos e na oração”.

“Deu-me Deus pais santos. Que conta lhe deverei dar, se não aproveitar dos seus ensinamentos!"

"Quem se coloca com toda a alma no caminho do amor de Deus, não pode falir".

Com 12 anos, Vicente estava sempre na casa do Padre Bernardino Fazzini, para ouvi-lo e ajuda-lo no que precisasse. Foi uma amizade que durou mais de 30 anos, quando em 1838 o Padre Bernardino, que estava cego, morreu com 80 anos.

Assim dizia ao seu amigo padre Fazzini: "Um dia você me verá celebrar a Santa Missa no Altar de São Felipe Néri".

Com 10 anos, faz sua primeira comunhão.

Com 15 anos, não pode entrar no seminário, pois a Igreja sofria perseguições. Passa então a estudar com o Padre Bernardino Fazzini. Toda manhã ia até o seminário, estudava e retornava para casa, para trabalhar. Começou seus estudos preliminares, se formando, apesar de sua dificuldade com o latim.

Depois entrou para entrou para o Colégio Romano, fundado por São Inácio de Loyola, queria se tornar Capuchinho, mas sua saúde o impediu. Decide então se tornar Padre Diocesano.

Em 1811, recebe a tonsura (corte de cabelo redondo em cima da cabeça, indicando a entrada para o clero), continua a estudar na Universidade de Sapienza, conclui o doutorado de teologia e filosofia.

Em 16 de maio de 1818, é ordenado Sacerdote, na Basílica São João de Latrão.

Em 1819, começa a trabalhar como professor de Teologia Dogmática e Escolástica, na Universidade de

La Sapienza, onde fica por 10 anos. Lá criou a escola noturna para jovens.

Era conhecido como um pregador fervoroso, pregava em retiros, era confessor e diretor espiritual, inclusive de Padres, Bispos e até Cardeal, era chamado de o "Apóstolo de Roma". Pregava na praça, muito paravam para ouvi-lo. Assim ganhava a muitos. Tinha o dom da previsão, previu a eleição do Cardeal Capellari, e que escolheria o nome da Pio IX. Também costumava antecipar o que a pessoa ia se confessar, dava conselhos sem antes a pessoa falar seus problemas.

Padre Vicente, doava aos missionários, terços, medalhas, crucifixos, para ajudar na missão. Para isto não tinha vergonha de pedir dinheiro para comprar o necessário.

Em 9 de janeiro de 1835, inicia, por inspiração, a ideia de fundar a União do Apostolado Católico. Em 4 de abril, iniciou a obra, com Padres e leigos, o com pessoas disposta a difundir a ideia e a ajudar, financeiramente e espiritualmente. Em 11 de julho de 1835, o Papa assinou aprovando a Pia Sociedade do apostolado Católico.

Em dezembro de 1835, Padre Vicente Pallotti, tornou-se reitor da igreja do Santo Espírito, em Roma.

Em 25 de maio de 1838, iniciou-se o Instituto Feminino.

Foram inúmeras outras obras.

Em 1850, na Epifania, Padre Vicente, confessando uma pessoas que estava tremendo de frio, retirou sua própria capa, colocando no homem. Mas com isto o padre pegou um resfriado em seguida pneumonia. O que causou sua morte.

O Médico o diagnosticou com doença grave nos pulmões. O Padre Vaccari disse-lhe: "Padre Vicente, pedi a Deus que lhe prolongue a vida, Ele o escutará". Padre Vicente respondeu: "Deixa-me ir para onde Deus me chama.

Era 22 de janeiro de 1850, morreu horas depois, tinha 55 anos..

Foi Beatificado em 22 de janeiro de 1950, pelo Papa Pio XII. Foi Canonizado em 20 de janeiro de 1963, pelo Papa João XXIII, na Basílica de São Pedro em Roma.

São Vicente Pallotti, rogai por nós!