Santa Paula Montal Fornés

26 de fevereiro - Santa Paula Montal Fornés

Nasceu em 11 de outubro de 1799, em Arenys de Mar, Barcelona, Espanha. Foi batizada no mesmo dia do nascimento. De uma família simples de artesãos. Seu pai morreu quando tinha 10 anos, desde então começou a trabalhar. O que mais gostava de fazer, era, estar participando na Paróquia. Participava ativamente na catequese. Tinha uma devoção à Nossa Senhora.

Por estar ligada a catequese, viu que a maioria das meninas, não tinham quase nenhum educação escolar. Assim, em oração, foi iluminada pelo Espírito Santo, para abrir uma escola dedicada a formação e educação feminina.

Em 1829, Santa Paula Montal, com 30 anos, sai de sua cidade natal, e juntamente com três amigas (futuramente religiosas), fundaram na cidade de Figueres (Girona), a Congregação de Filhas de Maria Religiosas das Escolápias. Inicialmente era uma escola somente para meninas, com uma qualidade na educação escolar, que superava muitas escolas para meninos da época.

A Congregação tinha por inspiração o lema de São José de Calazans, "Piedade e Letras". Por sua devoção a Nossa Senhora, chamou de Congregação de Filhas de Maria. Seus ideais: "Salvar a família, educar as meninas no Santo temor de Deus".

Em 1842, abriu o segundo colégio, em Arenys de Mar, sua terra natal. Passou a seguir os regulamentos da Congregação dos Padres Escolápios, fundada por São José de Calazans.

Em 1843, abriu a terceira escola. Foi também o ano também que obteve a aprovação canônica da Congregação, finalmente Santa Paula Montal e as outras três amigas, passaram a ser oficialmente Religiosas Escolápias. Em 1847, o nome da Congregação foi oficializado como Congregação das Filhas de Maria, Religiosas Escolápias.

A cada ano, Santa Paula Montal, foi juntamente com as Irmãs Escolápias, foram fundando mais e mais escolas, o número de irmãs também crescia.

Em 1859, Santa Paula Montal, funtou, o último colégio pessoalmente, foi em Olesa de Montserrat, o colégio ficava ao lado do Mosteiro de Nossa Senhora de Montserrat. Ali a Santa permaneceu durante 30 anos, até sua morte. Quando morreu, a Ordem tinha 308 Freiras e 38 noviças. Atendiam 3.464 estudantes, em 19 escolas, que atendiam, tanto meninas, como também meninos. Se fazia presente em quase toda a Espanha.

Morreu em 26 de fevereiro de 1889, com 89 anos, em Olesa de Montserrat, Espanha, onde foi sepultada na Capela da Igreja Matriz. Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 18 de abril de 1993. foi Canonizada pelo Papa João Paulo II, em 25 de novembro de 2001, em Roma.

Santa Paula Montal Fornés, rogai por nós !