29 de agosto - Martírio de São João Batista

Nasceu, 6 meses antes de Jesus, aproximadamente, em Aim Karim, cidade de Israel à 6 Km de Jerusalém. por um milagre, pois seus pais, eram idosos e de idade avançada, São Zacarias um sacerdote do templo de Jerusalém e Santa Isabel, sua mãe era prima de Maria Mãe de Jesus. Logo São João Batista era primo de Jesus. São João Batista foi consagrado a Deus desde o frente de sua mãe.

Quando Nossa Senhora "Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite ? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será comprido !" (Lc 1, 41-43). Saudação que se tornou parte da Oração da Ave Maria.

São João Batista, foi o último e o maior de todos os profetas. Como disse Jesus: "Em verdade vos digo que, entre os nascido de mulher, não surgiu nenhum maior que João, o Batista,"... "Porque todos os profetas, bem como a Lei, profetizaram até João". Depois dele não houve nenhum outro profeta.

Aos 6 anos, por não haver escola em Judá, seus pais começam a ensina-lo a ler, conforme tradição local. Aos 14 anos, após ensinos básico, João Batista é levado para Engedi (atual Qumram), perto do mar morto, para ser nazarita ( pessoa que se dedica ao serviço de Deus, e professava a abstinência, pureza absoluta de vida e devoção), cujo votos, são também, abster de bebidas intoxicantes, deixar os cabelos crescer e não tocar nos mortos. João vestia veste simples (de pelos de carneiros, um cinto de couro em torno dos seus lombos), alimentava-se de gafanhoto e mel silvestre. Gafanhoto, pode ser a planta (Gelatonia siligua), árvore de fruto adocicado e comestível, típica da região, também conhecida como "Pão de São João Batista" "figueira de petágoras, ou do egipto".

Tudo para se cumprir o que os anjos disseram a Zacarias: "Pois ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida embriagante; ficará pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus" ( Lc 1, 15-16).

No ano 18, morre seu pai São Zacarias,  São João Batista ficou com a responsabilidade de cuidar de sua mãe. Para se manter próximo de Engedi, muda-se com sua mãe de Judá, para Hebrom (deserto da Judéia). Alí ele vivia como pastor, convivendo pacificamente com o povo da região.

No ano 22, morre sua mãe Santa Izabel e é sepultada em Hebrom. São João Batista, doa todo os bens de sua família aos nazaritas. Então começa a se preparar, sua missão. Assim vai morar no deserto, percebeu que chegou a sua hora. 

São João Batista, começou a pregar no deserto, a conversão e o arrependimento dos pecados. São João Batista, batizava o povo. Aí o nome João, aquele que batiza.

São João Batista, foi o precursor de Jesus, anunciava sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Ele era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Uma multidão iam ver suas pregações no rio Jordão.

O judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para interrogar São João Batista, que imediatamente falou: "Eu não sou o Cristo"; "Não sou Elias"; "Não sou profeta"; disse Ele: " eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai  o caminho do Senhor". Perguntaram-lhes ainda: "E por que batizas, se não é Cristo, nem Elias, nem profeta ?"; Respondeu-lhes João: "Eu batizo com água. No meio de vós, esta alguém que não conheceis, aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar as correias da sandálias". 

No dia seguinte, ele vê Jesus aproxima-se e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim. São João então batiza Jesus. Após, o batismo, Jesus começa Sua vida pública.

Nas pregações de São João Batista, ele falava a verdade e não poupava nem o rei local, Herodes Antipas. O rei vivia uma vida adultera, tinha se unido a Herodíades, sua cunhada. Denunciava também a vida desregrada de Herodes em seu governo. Salomé filha de Herodíades, dançou para Herodes. O rei deslumbrado com ela e disse que daria tudo que ela lhe pedisse. Então Salomé fala com sua mãe, esta lhe diz para pedir-lhe a cabeça de São João Batista numa bandeja. Assim o fez. Herodes, triste, faz como havia prometido diante de todos os convidados. Manda Cortar a cabeça de São João Batista e lhe entrega em uma bandeja.

São João batista é o primeiro mártir da Igreja de Cristo, e o último dos profetas. E um dos santos que tem sua festa celebrada em duas datas no calendário litúrgico, no dia 24 de junho dia de seu nascimento e 29 de agosto dia de sua morte. 

São João Batista, rogai por nós !