Liturgia - 02/03/2024 - Sábado - Cor Roxo - Décimo oitavo dia da Quaresma.

Santo do dia - Santa Inês de Praga.

Todo Sábado é dedicado à Nossa Senhora.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Jesus É a Extrema Misericórdia de Deus Pai.


   A I Leitura, tirada do Livro do Profeta Miquéias, nos mostra que, desde os tempos antigos Deus sempre cuidou e cuida dos que O Temem, Deus É Misericordioso com os que, de coração sincero se arrependem dos pecados e se voltam para Ele.


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS que necessitam de Conversão, a se converterem e buscarem a Misericórdia de Deus Pai.


   Com o Salmo podemos dizer: "O Senhor é Compassivo e Clemente, Paciente e Misericordioso."


   No Evangelho - Através da parábola do Filho pródigo, Jesus, nos mostra que, os pecadores devem voltar a Deus Pai, pois o pecado nos torna pior que mendigos, por isso a necessidade da Conversão, de nos reconciliarmos com Deus, a Exemplo do filho mais velho permanecermos sempre junto de Deus Pai, sendo-Lhe Fiéis e Obedientes. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS a, Exemplo de filho pródigo a se converterem, voltando-se para a Casa de Deus Pai.

   Vinde Espírito Santo, Fortalecer os que já estão no Caminho da Conversão a, Exemplo do filho mais velho, a permanecerem serem Fiéis e Obedientes a Deus Pai.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por Ser para nós,  a Extremamente Misericórdia de Deus Pai, que nos veio nos chamar à Conversão.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Olhando, a vida miserável, que o filho pródigo teve, ao sair da casa de seu pai, fica bem claro para nós o que pecado faz com ser humano, ao se afastarem de Deus Pai. 


   Você sabia que o pecado nos torna inimigos de Deus e que Jesus É a Extrema Misericórdia de Deus que veio nos ajudar a retornarmos à Casa do Pai do Céu?

   Precisamos abandonar o pecado, como fez o filho  pródigo, e voltar para do Pai do Céu, para que Ele também nos acolha com festa, sandálias novas para os nossos pés e bonito anel para nosso dedo.


   Se já estamos no Caminho da Conversão, devem Rezar sempre, por quem amamos e que ainda não estão no Caminho. Devemos Rezar também pelos pecadores do mundo inteiro.


Antífona de Entrada - Salmo 144 (145): 8-9.

   O Senhor É Clemente e compassivo, Paciente e Misericordioso.

   O Senhor É Bom para com todos, Ele se compadece de todas as criaturas.


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, que pelos Vossos Dons Maravilhosos nos fazei participar dos bens Eternos ainda nesta vida mortal, guia-nos te tal modo no caminho deste mundo que possamos chegar à Luz Eterna em que habitais.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Miqueias 7: 14-15. 18-20.

   Leitura da Profecias de Miqueias.


   Pastoreia o teu povo com o cajado, as ovelhas de tua propriedade, habitante solitário da floresta do Carmelo; que pastem como outrora em Basã e Galaad; mostra-nos teus prodígios, como quando saíste do Egito. Que os povos ao vê-lo se envergonhem, apesar de sua valentia; que levem a mão à boca e tapem os ouvidos.

   Qual é o Deus que perdoa o pecado como Tu e que absolve a culpa ao resto de Sua herança?

   Não manterá sempre a ira, pois ama a misericórdia; voltará a compadecer-se, destruirá nossas culpas, lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Assim serás fiel a Jacó e leal a Abraão, conforme no passado prometeste ao nossos pais.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 102 (103): 1-2. 3-4. 9-10. 11-12. (R 8).

"O Senhor é Compassivo e Clemente, Paciente e Misericordioso." (Resposta).


Bendize, minha lama, ao Senhor,

e todo o meu interior bendiga Seu Santo Nome.

Bendize, minha alma, ao Senhor,

e não esqueças Seus Benefícios. (R.).


Ele perdoa toas as tuas culpas,

cura todas as tuas doenças.

Ele resgata tua vida da cova

e te coroa com sua Bondade e compaixão. (R.)>


Não está pleiteando sempre,

nem guarda rancor perpétuo.

Não nos trata como nossos pecados merecem,

nem nos paga segundo nossas culpas. (R.).


Pois, como o céu se eleva sobre a terra,

Sua Misericórdia supera Seus fiéis.

Como o oriente está longe do ocidente,

assim Ele afasta de nós nossos delitos. (R.).


Aclamação do Evangelho - São Lucas 15: 18.

(Refrão) - Louvor e Glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor. (Repete-se).

   "Voltarei à casa de meu pai e lhe direi: Pequei contra Deus e te ofendi." (Refrão).


Evangelho - São Lucas 15: 1-3. 11-32.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

  Glória a Vós Senhor.


  Todos os coletores e os pecadores se aproximavam para ouvir, Jesus. Os fariseus e os letrados mormuravam: "Este recebe pecadores e come com eles."

   Jesus lhes respondeu com a seguinte parábola:

   "Um homem tinha dois filhos. O menor disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da fortuna que me cabe'. Ele repartiu os bens entre eles. Em poucos dias o filho menor reuniu tudo e emigrou para um país distante, onde esbanjou sua fortuna vivendo como um libertino. Quando gastou tudo, sobreveio grave carestia naquele país, e ele começou a passar necessidade. Foi e se comprometeu com um fazendeiro do país, que o enviou a seus campos para cuidar de porcos. Desejava encher o estômago com os frutos da azinheira que os porcos comiam, mas ninguém lhe permitia. Então, caindo em si, pensou: 'A quantos diaristas de meu pai sobra pão, enquanto eu morro de fome. Voltarei à casa de meu pai e lhe direi: Pequei contra Deus e te ofendi: já não mereço chamar-me teu filho, trata-me como um de teus diaristas'. E se pôs a caminho da casa de seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o avistou e se comoveu. Correndo, lançou-se ao seu pescoço e o beijou. O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e te ofendi. Já não mereço chamar-me teu filho'. Mas o pai disse aos servos: 'Rápido, trazei a melhor veste e vesti-o; colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o bezerro cevado e matai-o. Celebramos um banquete. Porque este meu filho estava morto e reviveu. Tinha-se perdido e foi encontrado'. E começaram a festa.

   O filho maior estava no campo. quando se aproximava da asa, ouviu música e danças e chamou um dos criados para informa-se do que estava acontecendo. Respondeu-lhe: 'É que veio teu irmão, e teu pai matou o bezerro cevado, pois o recuperou são e salvo'. Irritado, ele se negava a entrar. Seu pai saiu para exortá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: 'Vê: há tantos anos eu te sirvo, sem desobecer a uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para eu comer com meus amigos. Porém , quando chegou esse teu filho, que devorou tua fortuna com prostitutas, mataste para ele o bezerro cevado'. Respondeu-lhe o pai: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Era necessário fazer festa, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi encontrado'.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

  Por Estes Santos Mistérios, Senhor, concedei-nos o fruto da redenção, para que nos libertem dos excessos terrenos, e nos alcancem os bens Celeste.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão. São Lucas 15: 32.

   Era necessário fazer festa, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi encontrado.


Oração depois da Comunhão.

   Estes Sacramentos que recebemos, Senhor, atuem profundamente em nosso corações e nos tranmitam a Sua força Divina.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.