Santa Teresa de Jesus dos Andes

13 de julho - Santa Teresa de Jesus dos Andes

Nasceu em 13 de julho de 1900. Em Santiago do Chile, capital do pais. Seu nome de batismo, Joana Henriqueta Josefina dos Sagrados Corações Fernández Solar. Seus familiares a chamava de Juanita, assim continua a ser conhecida entre os seus. Filha de Miguel Fernandez e Lúcia Soar; três irmãos e duas irmãs; o avô materno, tios, tias e primos. Uma família com uma situação econômica confortável.

Juanita, com 6 anos, assistia a Missa, quase que diariamente com sua mãe. Fez a primeira comunhão em setembro de 1910, com 10 anos. A partir daí, procurava receber a Eucaristia diariamente. Teve uma infância voltada para a oração.

Estudou no colégio das Irmão Francesas do Sagrado Coração, até os 18 anos. Sendo os 3 últimos, anos em regime de internato. Mas, já com 14 anos, sentia a vontade de consagra-se a Deus como religiosa como Carmelita Descalça. Neste tempo já se correspondia com a superiora das Carmelitas dos Andes.

Em 7 de maio de 1919, entrou para o convento da Carmelita dos Andes, que fica a 90 Km de Santiago. Recebeu o hábito de Carmelita em, 14 de outubro de 1919, recebendo o nome de Teresa de Jesus. Ficou no convento por apenas 11 meses, contraiu a febre tifoide (Tifo), morrendo no dia 12 de Abril de 1920. Na sua cidade natal.

Antes de sua morte, no dia 7 de abril, fez a Profissão Religiosa, em artigo de morte. Morreu portanto sendo Noviça Carmelita Descalça.

O que fez ela para ser santa foi: viver, crer e amar.

Costumava "dizer" para Jesus: "Cristo, esse louco de amor, me fez louca também".

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em Santiago do Chile, no dia 3 de abril de 1987. Foi canonizada também pelo Papa João Paulo II, em Roma. Na ocasião, ele a chamou de Santa Teresa de Jesus "dos Andes". Sua festividades foi marcada para 13 de julho.

Os restos mortais de Santa Teresa de Jesus dos Andes, encontras no Santuário de Auco-Rinconada dos Andes, popularmente conhecido como "Santuário de Santa Teresa dos Andes". Por lá passam milhares de fieis anualmente. Muitas graças foram alcançadas pela sua intercessão, sendo os jovens os que mais pedem pela intercessão da Santa. Ela é a primeira Santa chilena, a primeira Santa Carmelita Descalça fora da Europa.

Santa Teresa de Jesus dos Andes, rogai por nós !