Liturgia - 30/10/2024 - Quarta-feira - Tempo Comum - Cor verde - Missa à escolha.
Santo do dia - Santo Ângelo de Acri.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Para que nossos filhos sejam para nós o que queremos; devemos Ser para Deus o que Ele Quer ! Sejamos Exemplo, Sejamos Coerentes!
Primeira Leitura - Na sequência da Leitura de ontem, em que São Paulo nos falou sobre o Amor de Jesus pela Igreja e que igualmente os Consagrados pelo Matrimônio também devem se Amarem se respeitarem.
Hoje, São Paulo, fala dos deveres dos filhos que, em atenção ao Senhor, devem Obedecer e honrar, pai e sua mãe, pois é o Primeiro Mandamento que inclui uma Promessa: para que tudo te corra bem e vivas muito tempo na terra.
Vivemos numa geração perversa e pagão, onde o que é Certo e Bom - Obedecer e ser Fiel aos Mandamentos de Deus Nosso Pai e seremos Agraciados com Suas Promessas -, passou a ser errado e ruim e, o errado é o ruim (viver o pecado, porque o que importa é ser feliz), passou a ser certo e bom, para alguns. Infelizmente, muitos Batizados que participam de Missa acham que isso está correto.
Reflitamos:
Se nós, pais, não somos, Obedientes e Fieis a Deus Pai, como que nossos filhos serão Obedientes a nós? Se não somos, Fieis e Obedientes a Deus, as Promessas de Deus não se cumprirão em nossa vida; inclusive a obediência dos nossos filhos para conosco, pois, Não podemos exigir dos nossos filhos o que não somos para Deus, aliás, se fôssemos Obedientes e Fieis a Deus, as Promessas do Senhor se cumpririam em nossa vida, uma delas é a Obediência dos nossos filhos para conosco, e de, também uma vida tranquila, de felicidade gratuita, isto é, ser feliz, independentemente das circunstâncias, principalmente em momentos de dificuldades, pois os que são justos e Fieis a Deus também passa por dificuldades, porém, de Todas as dificuldades, o Senhor o livra; são uma das Promessas do Senhor.
Se, aos escravos que não recebia, São Paulo disse, que deviam Obedecer a seus patrões, não por servir ou obrigação, mas, como servos de Cristo que cumpre com toda alma a vontade de Deus…
Muito mais hoje, que recebemos para trabalhar e somos Batizados, conhecedores das Promessas de Deus, devemos ser trabalhadores honrados, cumpridores dos seus deveres a que fomos contratados e não enrolar.
Não devemos cair nas propostas errada de alguns do mundo pagão e nos afastar de Deus e de Sua Promessas para nossa vida.
Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados para que sejam Obedientes e Fieis ao Primeiro Mandamento, assim as Promessas de Deus se Cumprem em suas vidas.
O Salmo nos diz que: O Senhor É Justo e Leal com todas as criaturas.
Evangelho - Depois de refletirmos a Leitura, em que muitos acham impossível neste mundo vivermos as Promessas de Deus, alguém, pergunta a Jesus, se são poucos os que se Salvam; Jesus respondeu: esforçai para entrar pela Porta estreita, porque muitos tentarão e não conseguirão, baterão á Porta e o Senhor não abrirá, e estes dirão: Senhor comemos e bebemos Contigo, isto é, trabalhamos em sua Igreja. E Jesus dirá: Eu Não vos conheço, Não sei de onde vens. Apartai-vos de Mim malfeitores, isto é, perversos e que cometem crimes, os de ações deploráveis… em fim, Jesus Não abrirá a Porta do Céu para os que Não são Fiéis a Ele e sim fiéis ao mundo. Então para estes haverá choro e ranger de dentes. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, isto é, os que foram excluídos, sentarão à Mesa com os Santos. É o que Jesus nos diz hoje!
Vinde Espírito Santo, Iluminar TODOS os Batizados a serem Obedientes e Fieis a Deus Pai e Não ao mundo.
Vinde Espírito Santo, nos ajudar a nos esforçarmos para entrarmos pela Porta Estreita pois, o mundo oferece a porta larga, das negociatas e vantagens, dos pecados e das mentiras, das desonestidade e corrupção… .
Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.
Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém.
Te Agradecemos Jesus, por Todos os filhos que são Obedientes aos seus pais, porque os pais são Obedientes a Deus Pai.
Te Agradecemos Jesus, por Todos os Batizados, principalmente os Consagrados que se esforçam para entrarem pela Porta Estreita e nos ajudam a nos esforçamos também: Não aceitando os erros que mundo e tenta implantar como certo, para nos tirar o Céu.
Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!
Os que já estão Caminhando na Obediência a Deus, isto é, se esforçando para entrar pela Porta Estreita, a pedido de Nossa Senhora, em Suas Aparições, devem Rezar para o próximo que ainda não estão Caminhando: Família, parentes, amigos e os que estão a frente da Igreja de Jesus.
Todos os Batizados devem serem Fiéis a Deus e não as coisa erradas do mundo.
Antífona de Entrada - Salmo 104 (105): 3b-4.
Alegrem-se os que buscam o Senhor. Recorrei ao Senhor e ao Seu Poder, buscai sempre a Sua presença.
Oração da Coleta.
Deus todo Poderoso e Eterno, aumentai em nós a Fé, a Esperança e o Amor; e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar os que nos manda amar.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
Primeira Leitura - Efésios 6: 1-9.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Filhos, obedecei a vossos pais em atenção ao Senhor, pois é justo que o façais. Honra teu pai e tua mãe: é o primeiro mandamento, que inclui uma promessa: para que tudo na terra te corra bem e vivas minto tempo na terra. Pais não irriteis vossos filhos, mas educai-os na disciplina e com a exortação de Deus.
Escravos, obedecei a vossos senhores corporais, escrupulosa e sinceramente, como a Cristo; não por servilismo ou para os adular, mas como servos de Cristo que cumprem com toda a alma a vontade de Deus. Servi de boa vontade como a Cristo, não como a homens; conscientes de que o Senhor pagará a cada um o bem que fizer, seja escravo, seja livre. Senhores, tratai-os da mesma forma, não os ameaçando, conscientes de que no Céu está o Senhor deles e vosso, que não cede a favoritismo.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo - 144 (145): 10 -11. 12-13. 14-15. (R. 17.).
"O Senhor É Justo em todos os Seus Caminhos." (Resposta)e
Que todas as Tuas criaturas, Te louvem, Senhor,
e Teus Fiéis Te Bendigam;
proclamem a Glória de Teu Reino,
e narrem Tuas façanhas. (R.).
Explicando Tuas façanhas aos homens,
a Glória e majestade de Teu Reino.
Teu Reino é um Reino Eterno
Teu Governo de geração em geração. (R.).
O Senhor sustenta os que vão cair
e endireita os que já se curvam.
Os olhos de todos estão Te aguardando:
Tu lhes dás o alimento a Seu Tempo. (R.).
Aleluia - 2 Tessalonicense 2: 14.
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
Deus, por meio da nossa pregação da Boa Notícia vos chamou a possuir a Glória do Senhor. (Refrão).
Evangelho - São Lucas 13: 22-30.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.
Glória a Vós Senhor.
Jesus, caminhando para Jerusalém, percorria cidades e aldeias ensinando. Alguém Lhe perguntou:
"Senhor, são poucos os que se salvam?" Jesus, respondeu-lhes:
"Lutai para entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos tentarão e não conseguirão. Logo que se levantar o dono da casa e fechar a porta, ficareis de fora batendo na porta e dizendo: Senhor, abre-nos ! Ele vos responderá: Não sei de onde vês. Então direis: comemos e bebemos contigo, ensinastes em nossas ruas. Replicará. Eu vos digo que não sei de onde vês. apartai-vos de mim, malfeitores. Ali haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó e todos os Profetas no Reino de Deus, ao passo que vós sois expulsos. Virão do oriente e do Ocidente, do Norte e do sul, e se reclinarão à mesa no Reino de Deus. Vde: Há últimos que srão primeiros, e primeiros que serão últimos."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oração de oferecimento.
Olhai, Senhor, para os dons que Vós apresentamos e fazei que a Celebração Destes Mistérios, dê Glória ao Vosso Nome.
Por Cristo Nosso Senhor - Amém.
Antífona da Comunhão - Salmo 19 (20): 6.
Nós celebramos a Tua Vitória, Senhor, erguendo estandartes em Nome do Nosso Deus.
Ou - Efésios 5: 2.
Cristo vos amou e entregou Sua Vida por vós a Deus como oferta e sacrifício de aroma agradável.
Oração depois da Comunhão.
Fazei, Senhor, que os Vossos Sacramentos realizem em nós o que significam, para alcançarmos um dia em plenitude o que Celebramos Nestes Santos Mistérios.
Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.