São Miguel Garicoïts

Dia 14 de maio - São Miguel Garicoïts

Nasceu em 15 de abril de 1797, em Ibarre, França, foi batizado, 6 meses, depois, devido a revolução Francesa, a igreja estava sendo perseguida. Os padre, fieis ao Papa, que não aceitavam a Constituição Civil do Clero, eram tratados como criminosos, muitos foram mortos.

Por isto, muitos leigos fiéis, escondiam, os padre em suas casas. Os pais de São Miguel Garicoits , Arnaldo e Graciana, foram uns deles.

Certa fez disse: "Sem minha mãe, acho que teria me tornado um bandido. Depois de Deus, devo a ela o que sou".

Tinha uma grande vontade de comungar, quando pequeno, ficava observando a padre celebrar a Santa Missa e em casa, brincava de ser padre.

Começou trabalhar desde pequeno, com o rebanho de sua família, com 11 anos foi trabalhar na cidade vizinha. Também estudava, e por sua inteligência, era chamado de doutorzinho. Frequentava as aulas de catecismo. Mas o pároco não permitia que ele fizesse a primeira comunhão. Um dia voltando do campo, de repente, viu uma luz intensa, e uma revelação, de que receberia a comunhão se se tornaria padre. Contou para o pároco, este viu uma manifestação de Deus. Colocou-o com as criança que iam fazer sua primeira comunhão. Tinha 14 anos.

A avó de Miguel, levo-o, para morar com um padre que ela esconderá na época da perseguição. Este arranjou vaga no colégio. Trabalhava de dia e estudava a noite. Em 1814, foi para o curso superior. Trabalhando no Palácio Episcopal para pagar a hospedagem.

Em, 20 de dezembro de 1823, foi ordenado sacerdote. No mês seguinte nomeado vigário de Cambo. O pároco de lá era idoso e não tinha contato com seus paroquianos. Com 18 messes na paróquia, se notou uma grande mudança. Mas, o Bispo o nomeou professor de filosofia, em Bétharram. O padre superior continuou no cargo, mas era padre Miguel que resolvia tudo. Começou ali um novo desafio, os seminaristas não se comportavam. suas ordem começaram a prevalecer e quem não obedeciam, deixavam o seminário. Com a morte do reitor, padre Miguel foi nomeado para o cargo.

Reuniu 17 sacerdotes e fundou, a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Em 1835, fizeram seus votos de pobreza e obediência, além de renovarem os votos de castidade. foi escolhido Superior. Mas São Miguel, não conseguiu levar avante todas as regras, pois o Bispo não permitiu. Por obediência, não pois em prática. Mas, conseguiu que seus filhos espirituais, fossem religiosos de corpo inteiro, dispostos a qualquer desafio apostólico. Dirigiu a Congregação por trinta anos, vinha pessoas de todas as localidades, inclusive Bispo para se aconselhar com ele.

Por solicitação de Bispo de Tarbes, São Miguel se encontrou duas vezes com Santa Bernadette Soubirous, para verificar a autenticidade dos fatos ocorridos em Lourdes. Reforçou com sua convicção pessoal de que realmente a Virgem Maria, aparecera na Gruta de Massabielle.

Os últimos 10 anos de sua vida, foram de enfermidades e sofrimentos. Quando sentiu que ir morrer, disse: "eis-me aqui, Senhor". Frase que pronunciava frequentemente. Morreu em 14 de maio de 1863, entregou sua alma a Deus, pronunciando o primeiro versículo do Salmo 50: - Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor ! Foi canonizado pelo Papa Pio XII, em 6 de julho de 1947.

- O sonho de sua vida religiosa era dar à Igreja um esquadrão de sacerdotes bem preparados e dispostos a qualquer missão, sobretudo as mais difíceis, as que fossem recusadas pelos outros.

São Miguel Garicoits, rogai por nós !

São Miguel Garicoïts