Nossa Senhora da Visitação - 31 de maio.

Conhecendo a história:

Mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, e este último dia de maio, temos a comemoração da Festa da Visitação da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel. Antes esta comemoração acontecia no dia 2 de julho, data que Nossa Senhora regressava para sua casa, depois do nascimento e apresentação do São João Batista no Templo, quando São Joaquim, anuncia seu nome.

Em 1263, é a data mais antiga que se tem desta devoção, que começou com os primeiros Franciscanos, na Itália. Em 1441, a festa foi instituída pelo Papa Urbano VI, no sínodo de Basileia, era um período em que o Clero estava dividido, pelo grande cisma.

Podemos dize, que começou na anunciação, quando o Anjo relatou a Nossa Senhora a gravidez de Santa Isabel. "Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril." ( Lc 1, 36).

Então, Nossa Senhora já concebida pelo Espírito Santo, foi levar sua ajuda e apoio a Santa Isabel. "Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite ? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido !" (Lc 1, 39-45).

Do encontro, a começar da saudação do Anjo Gabriel, temos : A Oração da Ave Maria e do cântico do Magnificat.

"O Magnificat - Maria, então disse: "Minha alma engrandece o Senhor, e meu espirito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim ! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem. Agiu com a força de seus braços, dispensou os homens de coração orgulhoso. Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando de sua misericórdia - conforme prometera a seus pais - em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre !" (Lc 1, 46-55).

Nossa Senhora visitou sua prima Santa Isabel, para apoia-la, para lhe fazer companhia na hora que sua prima e amiga mais precisava. Nos trouce Jesus, para nos salvar, e Ele, fez de Sua Mãe, Nossa Mãe. Assim nos momentos que precisarmos, temos a certeza que Ela estará ao nosso lado, no visitando, nos ajudando. "Não se preocupe, afinal não estou aqui, e sou sua Mãe", foi o que disse a Juan Diego, e continua a dizer a todos nós.

Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós !

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!