Nossa Senhora de Pontmain - 17 de Janeiro.

Nossa Senhora de Pontmain - Em Frances "Notre Dame Pontmain"

França e Prússia em guerra em 1870. O Fieis se reunião todos os dias para rezar na capela pelo fim da guerra. Em 1871, trinta jovem foram convocados para a guerra, e muitos na Igreja, temiam a morte deles, e a invasão do exército prussiano, pois estavam muito perto do povoado.

Em 17 de janeiro de 1871, um dia que nevava bastante, o menino de 13 anos Eugênio Berbedette, quando olhando para o céu, vê a imagem de Nossa Senhora de Manto azul, cor de anil, cheio de estrelas. Ela estava com as mãos abertas em atitude de acolhimento. Ele estava acompanhado de seu de outros três irmão, mas só Eugênio e seu irmão Josepk de 10 anos, conseguiam ver Nossa Senhora. Eles chamou a todos da vizinhança, e muitos compareceram, mais de 60 pessoas, mas eles não conseguia ver nada. A aparição durou aproximadamente três horas.

Em certo momento começou a imagem se tornou maior, e apareceu escrito: "Rezai, filhos meus, Deus vos atenderá. Meu Filho se deixa comover". A seguir quatro velas e um crucifixo se acrescentaram a imagem. Na Cruz em letras vermelhas o nome Jesus Cristo. Ela segurava a cruz e também para as pessoas ali presente, e viam que elas estavam rezando.

As crianças ficaram admiradas com a beleza de Nossa Senhora e com o olhar triste quando olhava para o Cristo na Cruz. Enquanto durou a aparição, todos ficaram rezando e permaneceram no lugar, apesar do intenso frio, já fim de tarde e começo da noite. Naquela mesma noite o exército prussiano, se aproximou para invasão, mas inexplicavelmente se retiraram.

Aprovação da Igreja - Nossa Senhora da Esperança de Pontmain

Em 1872 após investigações da Igreja local, declarou as aparições como verdadeiras. Tendo a aprovação do Papa Pio IX para venerar a imagem e comemorar a data.

Em 1873 começou-se a construção da Igreja, hoje Basílica que terminou em 1900. Se tornando um Santuário, e que todos os dias 17 de cada mês tem uma celebração, toda especial, para comemorar a data.

Há também lá toda uma preparação para receber peregrinos, tendo inclusive lugar para quem queira se hospedar.

A Capela da época foi totalmente estourada, da para se fazer uma viagem no tempo e sentir a emoção da época. Para quem tiver a oportunidade, vale apena conhecer.

Nossa Senhora da Esperança de Pontmain, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!