Nasceu em 264 ,em Sebaste, Armênia. Era uma médico, famoso, ajudava a quem precisasse, sem distinção, não se preocupar se receberia ou não pelo serviço, mas veio a inquietação, pois queria servir a Deus. Foi então, ser eremita, passou a viver em uma gruta em oração. Assim viveu por muitos anos.
Mas, sua fama de santidade, começou a se espalhar por Capadócia. Atendendo a todos que o procurava, curava as pessoas com doenças no corpo e também nos problemas espirituais. Até ao animais selvagens viviam em harmonia com São Brás.
Quando o Bispo morreu, a população sem pastor, pediu a ele para se tornar sacerdote, para que os fieis, não ficassem sem pastor. Ele então, vai estudar para ser sacerdote. Assim se ordenou Padre. Tempo depois, foi ordenado Bispo. Construiu a Diocese, junto da gruta em que ele morara. La ficava no comando das Igrejas da Diocese.
O governador Agricola, de Sebaste na Capadócia, perseguia os cristãos da região. Ele, mandou seu soldados capturarem feras, leões, tigres, para os soltarem em numa arena com os cristãos que estavam presos. Mas, os soldados quando chegaram perto da gruta onde o Santo construiu a Diocese, viram que os animais da ferozes, conviviam harmoniosamente com São Brás. Foram logo contar para o governador.
O governador manda prender São Brás. E, diz para São Brás que renunciasse a Cristo e passasse a adorar seus deuses. São Brás lhe diz, que só adorava a Deus e a Jesus Cristo. Disse-lhe mas, que ele jamais conseguiria acabar com a Igreja de Cristo, pois Ela era guiada pelo Espírito Santo. O governador chamou São Brás a sua presença várias vezes, lhe oferecendo benefícios pessoais em troca de sua apostasia, mas o Santo jamais renegou a Cristo. Mesmo na prisão, o Santo recebia muita pessoas, lhe pedindo orações e conselhos. São Brás, apesar de estar sofrendo torturas, atendia a todos.
A mãe de uma criança, vai até a cadeia, procurar São Brás, pois seu filho estava quase morrendo com um espinho encravado na garganta. São Brás, olhou para o céu, rezou, e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino. No mesmo instante, ele ficou milagrosamente curado. Por, isto, são Brás passou a ser invocado para curar os males da garganta. Em todos os lugares do mundo, quando uma pessoa se engasga, outra pessoa logo lhe diz, "São Brás". Em todo o mundo no dia de São Brás os fieis recebem a benção de São Brás. Que é feita com duas velas cruzadas sobre a garganta.
Umas mulheres iam a prisão ajudar São Brás, tratando dos ferimentos que tinha devido aos maus trato que estava sofrendo. Mas, os soldados a mataram, por elas terem jogado no lago os ídolos dados pelos soldados, querendo obriga-las a renunciar a Cristo. São Brás, gritou com os soldados e também contra o governador. Os soldados, o jogaram no lago, mas São Brás simplesmente andou sobre as água.
Então o governador, com raiva, mandou decapitar São Brás. Que teve sua garganta cortada por uma espada em 3 de fevereiro de 316. O corpo e as relíquias de São Brás ficavam na Catedral de Sebaste, na Armênia, até 732. Quando resolveram levar suas relíquias para Roma, mas uma tempestade desviou o barco para Maretea, em Potenza, onde os moradores construíram uma Igreja, que se transformou em na Basílica de São Brás. O local mudou de nome e passou a ser chamado de "Monte São Brás".
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém