19- São Romualdo

19 de junho - São Romualdo - ou São Romualdo Abade

Nasceu em 956, em Ravenna, Itália. Sua família era rica. Aos 20 anos, após conversão interior, resolveu se tornar Monge Beneditino de Santo Apolinário em Classe, na cidade de Revenna. Ficando aí por 3 anos. Seguindo a vocação que aprenderá com as Regras de São Bento, "nada antepor ao amor de Cristo". Com a permissão do abade deixou o mosteiro para atuar em sua profissão monástica, que viveu como discípulo na tradição monástica do Oriente (monges do deserto) e do Ocidente ( São Bento).

Trajetória de São Romualdo, Monge Beneditino (972-975), depois mosteiro de Cuxá (montanha dos Pireneus, Espanha 997-998), Monte Cassino (ano 1000). Seguindo, vendo as dificuldades da vida da igreja e da vida monástica, começou a procurar a renovação. Os discípulos chamaram este seu ensino de "relacionar-se segundo a lei suprema do amor fraterno" (privilégiun amoris).

São Romualdo alternava sua vida solitária no eremitério e peregrinação. O Santo atraiu ao seu redor discípulos e discípulas. Reformou mosteiros e fundou outros mosteiros e eremitérios. Ele mesmo cuidava de seus discípulos, orientando-os pela virtude espiritual e humana. Nada de excesso ou extravagante, quer no eremitério, quer na vida comunitária do mosteiro, mas tinham que caminhar na direção da perfeição.

No ano 1000, São Romualdo a pedido do imperador Oto III, envia alguns discípulos para a evangelização na Polônia. Sabendo que isto poderia levar alguns ao martírio. Em 1003, dois de seus discípulos e 3 noviços poloneses morreram mártires. Em 1006 morre mais um. E 1010 o próprio São Romualdo, vai para uma missão na Hungria. Mas fica doente por duas vezes, vê isto como um sinal e volta para a Itália.

Em 1027, funda o Sagrado eremitério de Camaldoli, na diocese de Arezzo, com a ajuda do Bispo Tedaldo.

Morreu em 19 de junho de 1027. No Convento de Val de Castro. Com 71 anos. São Romualdo, rogai por nós !