São Liberato de Loro

06 de setembro - São Liberato de Loro

Nasceu em 1214, em Loro Piceno, Itália. De família rica, com muitas terras e muito poder. Quando jovem, em 1234, decidiu entrar para a vida religiosa. Assim abandonou toda riqueza, renunciando às terras e o título de Senhor de Loro Piceno, que herdará, em favor de seu irmão Gualterio, e foi para o Convento de Racabruna, em Urbino.

Foi ordenado sacerdote e desejando viver em penitência e orações contemplativas, foi para o eremitério no Convento de Sofiano, no castelo de Brunforte. Recebeu o hábito da Ordem dos Franciscanos Menores. Onde vivia uma vida mas celestial que terrena, o que todos o achavam santo.

Em "Florzinha de São Francisco" (Fioretti), relataram parte de sua vida: "No Convento de Sofiano, havia um irmão menor, o frade Liberato de Loro Picelo, de grande santidade e graças, que parecia completamente divinizado, que muitas vezes parecia estar em êxtase. Ele possuía um elevado dom de contemplação, quando estava falando com Deus, durante suas orações, o seu corpo chegava a se elevar do chão, e os pássaro de todas as espécies, pousavam, sobre sua cabeça, ombros e braços, passando a cantar, como se tivessem rezando com ele. Gostava muito de ficar sozinho, raramente falava, mas quando lhe perguntavam algo, respondia com tanta graça e sabedoria, que mais parecia um Anjo respondendo do que um homem. Estava sempre alegre. Os irmãos o tinham como grande referência".

Quando tinha 45 anos, caiu enfermo, a ponto de não ser capaz de tomar qualquer alimento. Ele se recusou a receber qualquer medicamento, colocou sua confiança em Deus, Jesus Cristo e Sua Mãe Santíssima. Recebeu, pela misericórdia divina, a visita de Nossa Senhora o confortando, quando estava perto da morte. A Virgem Maria , apareceu gloriosa, acompanhada de uma multidão de Anjos e três Santas virgens, em meio a um brilho, aproximou-se de sua cama. Ao vê-La , teve uma grande alegria e consolo, na alma e no corpo. Pediu-Lhe humildemente que o tirasse da prisão desta carne miserável. Nossa Senhora lhe disse: "Liberato, não temas, meu filho, a tua oração foi ouvida, e eu vim para te confortar antes de tua partida desta vida". Então ele faleceu.

Morreu em 06 de setembro de 1258, serenamente passou desta vida para a felicidade eterna.

No século XV o culto à São Liberato era tanto, que as terras de sua familiares, os Brunforte, na sua cidade natal, passou a ser chamada de São Liberato. Foi inclusive construído um novo convento, ao lado do antigo de Sofiano. Sendo construído também uma igreja, onde estão suas relíquias, atualmente, Santuário de São Liberato, para onde foram transferidas suas relíquias, para o altar maior do Santuário.

Foi canonizado pelo Papa Pio IX, em 26 de setembro de 1868.

São Liberato de Loro, rogais por nós !