Santa Maria Madalena - 22 de julho -

Nasceu em Magdala. Viveu diretamente em companhia de Jesus, Nossa Senhora e os Apóstolo.

O Papa São Gregório Magno afirma que; Maria Madalena, Maria de Betânia e Maria a pecadora, citadas no Evangelho, são a mesma pessoa. Assim sendo é uma das mulheres que mais tem seu nome citado nos Evangelhos.

Ela era irmã de Santa Marta e Lazaro a quem Jesus ressuscitou em Betânia.

Maria Madalena de pecadora, passou a seguir a Jesus, agradecida por Ele ter tirado ela do pecado e lhe perdoado. Passou a levar uma vida de penitência, de contemplação, não ao homem ao profeta, como muitos o considerava, mas, contemplara Jesus, por sua Divindade, amando como um Deus Homem, e passando a levar uma vida santa a Seu lado. Assim se Santificou. A ponto de o próprio Jesus dizer, após ela fez, será contado, onde quer que o Evangelho for proclamado.

Ela dava mais importância ao "Deus das obras que às obras de Deus", assim Santa Maria Madalena escolheu a melhor parte.

Passagens no Evangelho com Maria Madalena:

"Os Dozes acompanhavam Jesus, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, ... (Lucas 8,2)". Depois disso, ela passou a acompanhar Jesus.

Foi para ela, quem primeiro Jesus apareceu após Ressuscitado: "Ora, tendo ressuscitado na madrugada do primeiro dia da semana, Ele apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciá-Lo àquele que tinham estado em companhia Dele e que estavam aflitos e choravam. (Marcos 16, 9-10)".

Santa Maria Madalena, derrama perfume na cabeça de Jesus.

"Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se Dele uma mulher trazendo um frasco de alabastro de perfume precioso e pôs-se a derramá-lo sobre a cabeça de Jesus, enquanto Ele estava à mesa" (Mt 27, 6-7). Alguns a questionaram por "desperdiçar" o perfume caro. Jesus disse: "(...Derramando este perfume sobre o meu corpo ela o fez para me sepultar. Em verdade Vos digo que, onde quer que venha a ser proclamado o Evangelho, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memórias. (Mt 27, 11-13)".

Marta e Maria - "Estando em viagem, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escudando-lhe a palavra. Marta estava ocupada pelo muito serviço. Parando, por fim, disse: 'Senhor, a Ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Dize-lhe, pois que me ajude.' O Senhor porém, respondeu: 'Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas, no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada'. (Lc 10, 38-40)".

Em Lucas 7, 36-50. Quando Jesus foi comer na casa de um fariseu, Maria Madalena, apareceu beijava-lhe os pés, lavava-os com suas lágrimas, e enxugava com seus cabelos. E o ungia com perfumes. Onde disseram a Jesus, se fosse um profeta saberia que esta mulher é pecadora. Onde Jesus após rebater as palavras do convivas, Ele perdoou seus pecados e disse a ela: "Tua fé te salvou; vá em paz".

Santa Maria Madalena, esteve no Calvário, acompanhou toda trajetória do sofrimento de Jesus. "...Haviam acompanhado Jesus desde a Galileia, a servi-lo. Entre elas, Maria Madalena, ..." (Mt, 27, 55-56). Claro que Santa Maria Madalena esteve ao lado de Nossa Senhora, nestas horas em que Ela mais sofreu, vendo Seu Divino Filho, passando as maiores humilhações e sofrimentos para pagar nossos pecados.

Quando todos fugiram ela estava lá no perto da Cruz de Cristo. "Perto da Cruz de Jesus, permaneciam de pé Sua Mãe, a irmã de Sua Mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena". (Jo 19, 25).

Santa Maria Madalena, amou, contemplou, adorou a Jesus. Por ser um Homem Deus, por ter-lhe perdoado os pecados, dos quais se arrependera. Por tanto amor, ficou após o sepultamento e a pedra do túmulo ter sido rolada, permaneceu lá, sentada diante do túmulo, no que pensava, não se sabe, mas não pensava em si, mas em Seu Senhor, e de repente ela escuta Jesus dizer: "MARIA!" Voltando-se ela lhe diz em hebraico: RABBUNI!" Que quer dizer "MESTRE!" (Jo 20,16).

Sabemos que depois da Ascensão de Jesus, Nossa Senhora e o Apóstolo João, foram para Éfeso.

Fala-se que também Santa Maria Madalena, sua irmã Marta e seu irmão Lázaro e outros discípulos foram para Gaul. Neste local ela passou 30 anos de sua vida na caverna de La Saint-Baume, Alpes Marítimos. Mas milagrosamente foi transportada, pouco antes de sua morte, para a Capela de Saint-Maximin, onde morreu. Foi enterrada em Aix. Mas muitos afirmam que suas relíquias estão em Vezelay, na França, desde o século XI.

Ela é representada com cabelos longos, segurando uma jarra de se guardar óleos perfumados. Sua festa litúrgica e 22 de julho. Quando se reza a Ladainha de Todos os Santos, seu nome, Santa Maria Madalena é a primeira invocação das Santas Virgens.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!