Santa Maria de Jesus Sacramentado

30 de julho - Santa Maria de Jesus Sacramentado

Nasceu em 8 de dezembro de 1868, em Zapotlaneio, Jalisco, México. Nome de Batismo, Maria Natividad Venegas da Torre. A última de 12 filhos. Sua mãe morreu ela tinha 16 anos, sua família tinha dificuldades econômica, 3 anos depois, morreu seu pai, tinha 19 anos. Ficou morando com sua tia paterna. Desde pequena era muito ligada as coisas da Igreja Católica, e em ajudar o próximo.

Em 8 de dezembro de 1889, entrou para Associação das Filhas de Maria, de sua cidade natal. Trabalhou como enfermeira, secretária e gerente de farmácia.

Em 8 de dezembro de 1905, entrou para entra para a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Começou junto com outras religiosas a cuidar do recém criado Hospital do Sagrado Coração de Jesus. Em 1910 fez os votos perpétuos, de pobreza, castidade e obediência.

Em 1912, escolheram uma superiora a Congregação. Em 25 de janeiro de 1921, a Irmã Maria de Jesus Sacramento, foi eleita pela primeira eleição canônica, como superiora Geral, pouco tempo depois escreveu as Constituições da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que foi aprovada pela Igreja em 8 de dezembro de 1930. Quando todas ar irmãs fizeram seus votos perpétuos oficiais. Foi quando a Santa mudou seu nome de Maria Natividad para irmã Maria de Jesus Sacramentado. Ficou como superiora ate 1954, por 33 anos.

A superiora Madre Maria e Jesus Sacramentado, foi uma das fundadoras das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que passou por momentos difíceis, durante a "Guerra Cristera", um período de forte perseguições religiosa no México. Mesmo assim a congregação saiu fortalecida. Ela como superiora fundou 16 outras Casas da Congregação, que tinham como carisma o cuidado com idosos e doentes. Suas forças ela atribuía por receber a Santa Eucaristia diária.

Seu últimos anos de vida foram marcados por doenças. Morreu em 30 de julho de 1959, com 91 anos, no Hospital do Sagrado Coração de Jesus em Guadalajara, onde estão seus restos mortais.

Em 19 de julho de 1980, em Guadalajara, começou o processo de sua canonização. Sendo formalmente ratificado em 9 e abril de 1984. Em 13 de 1989 foi declarada Venerável, pelo Papa João Paulo II.

O milagre de beatificação foi investigado em 1987 e ratificado em 1990. O Papa João Paulo II aprovou o milagre em 1991 e a beatificou Santa em 22 de novembro de 1992, na cidade do México.

O segundo milagre, necessário para a canonização, foi investigado e ratificado em 1995. E foi aprovado em 26 de março de 1999, foi canonizado em 21 de maio de 2000, pelo Papa João Paulo II. Foi a primeira Mexicana Canonizada.

O milagre de reconhecimento da canonização, foi quando Anastásio Ledezma Mora, em um procedimento cirúrgico. Seu ritmo cardíaco diminuiu lentamente até que seu coração parou completamente. Após várias tentativa de reanimação entrou em coma profundo. Na realidade estava morto, sem batimento cardíaco. Foi então que os médicos, enfermeiros e parentes de Ledezma, pediram a intercessão da então Beata Maria de Jesus Sacramento, e dez minutos após seus batimentos cardíacos retornaram e não o deixando com nenhuma sequela.

Santa Maria de Jesus Sacramento, rogai por nós !