São Teotônio de Portugal - 18 de fevereiro -

Nasceu em 1082 em Ganfei, Portugal, foi batizado no Convento Beneditino desta cidade. Ali aprendeu a ler e escrever e a doutrina cristã, até os 10 anos de idade. Com 11 anos, ficou aos cuidados de seu tio paterno, Bispo Crescêncio, de Coimbra.

Quando seu tio morreu foi para Viseu, terminar seus estudos. Em Viseu, foi ordenado sacerdote, ficou inicialmente na Igreja de Santa Maria. Depois, se tornou prior da Sé episcopal.

São Teotônio, foi em peregrinação a Palestina visitar os Lugares Santos. Em sua segunda peregrinação a Terra Santa, permaneceu um tempo no Convento, que ficava junto da Igreja do Santo Sepulcro, construída por Santa Helena. O Convento era dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, lá pediram para ele ficar, mas não podia pois estava ligado à Sé de Viseu.

Tendo retornado a Viseu em 1131, foi convidado a participar da fundação de um Mosteiro dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. São Teotônio foi escolhido como prior.

Ele era muito respeitado pelas autoridades, sendo que o rei Afonso, sempre tomava conselhos do Santo antes de cada batalha, isto até Portugal ser reconhecido como um país.

Ficou 20 anos como prior, largou o cargo para se dedicar a uma vida de contemplação e oração. Para seu lugar foi eleito seu sobrinho, João Teotônio.

Morreu em 18 de fevereiro de 1162. Foi canonizado quatro anos após sua morte. Foi o primeiro santo português.

São Teotônio, rogai por nós!