São José Moscati

12 de abril - São José Moscati

Nasceu em 25 de julho de 1880, em Benevendo, Itália. Filho de Francisco e Rosa de Luca, seu pai era presidente do Tribunal de Justiça. Foi batizado em sua casa seis dias após seu nascimento. Em 1884, seu pai foi promovido, então se mudaram para Nápoles. Com 8 anos, fez sua primeira comunhão. Deste este dia, passou a comungar todos os dias de sua vida.

Com 16 anos, fez voto de castidade, mas não tinha o desejo de se tornar religioso e nem Padre, mas como leigo, pensava em ajudar os mais necessitados. Era muito devoto de Nossa Senhora. Um católico praticante, gostava muito de visitar os doentes, ajudando-lhes no que podia. Seu irmão tinha ataque epilético, e São José Moscoti, ficava ao seu lado, para principalmente não se machucasse ao se debater durante as crises. Isto despertou no Santo a vocação para a medicina.

Entrou na faculdade de medicina. Como médico formado, se destacava, pelo empenho, dedicação, inteligencia, pela competência e principalmente preocupação e cuidado que tinha para com o doente. Em 1903 recebeu o título de Doutor em Medicina, após defender uma tese. Tendo alcançado o mais alto grau na medicina, passou a se dedicar, a ensinar na Universidade, a trabalhar no hospital, alem de consultas que fazia em casa, e o mais importante, não deixava de comungar todos os dias.

Após o doutorado, passou a ser membro do Hospital dos Incuráveis em Nápoles. Era respeitado e admirado pelo seu conhecimento e pela caridade para com os doentes. Uniu ciência, fé e caridade, era muito amado por todos. Mas, mesmo com todo conhecimento não teve como curar o seu irmão Alberto que veio a falecer.

Foi nomeado diretor responsável pela terceira ala masculina do Hospital dos Incuráveis de Nápoles. Escolheu os pacientes mais difíceis de se lidar, não pelo trabalho, mas por saber que a perca, era inevitável. Mas, como médico, como cristão, e com amor, ajudou a muito a morrerem em paz e na graça de Deus. Particularmente atendia a todos, que tinham ou não condições de pagarem.

Morreu em 12 de abril de 1927, em Nápoles, Itália. Neste dia, foi a Santa Missa, e comungou, como fazia normalmente. Depois foi para o hospital trabalhar. À tarde, quando voltou para ainda atendeu alguns doentes em consultas. Quando em um atendimento, se sentiu mal, recostando-se, e simplesmente fechou os olhos e faleceu serenamente. A noticia deixou a população triste, ao mesmo tempo que o povo, começaram a pedir sua intercessão, e muitas milagres aconteceram. Foi Beatificado pelo Papa Paulo VI, em 16 de novembro de 1975, na Basílica de São Pedro. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em 25 de outubro de 1987, na Basílica de São Pedro.

São José Moscati, rogai por nós !