Agosto no Brasil a Igreja celebra o mês Vocacional -
Vamos este mês rezar por cada vocação.
Agosto no Brasil a Igreja celebra o mês Vocacional -
Vamos este mês rezar por cada vocação.
Devemos defender a Igreja Católica e os que Nela dedicam seu tempo na Evangelização.
Você é daqueles católicos que defendem a Santa Igreja diante do mundo ou é do tipo que se junta àqueles que jogam pedras?
Responde, com sinceridade esta questão, é o primeiro passo para podermos rezar neste mês pelas Vocações na Igreja.
Obs.: Defender a Igreja, não significa, ficar cego diante dos erros. Quando vemos que algo não vai bem, usemos a correção fraterna feita nas primeiras comunidades cristãs: Como disse Jesus:
"Se teu irmão te ofende, vai e corrige ele a sós. Se ele te escutar, ganhaste o irmão. Se não te da atenção, vai corrigi-lo juntamente com um ou dois, para que o assunto se resolva por duas ou três testemunhas.
Se não lhes dá atenção, informa aos demais membros da Igreja. E se não dá atenção, aos membros da Igreja, considero-o um pagão ou desviado. Eu vos asseguro que o ligardes na terra ficará ligado no Céu, o que desligares na terra ficará desligado no Céu. (Mt 18, 15-18).
Temos e devemos rezar sempre pelos padre, pedindo a Misericórdia, para que Deus os fortaleça, restaure e os santifiquem.
Peçamos também, santas vocações e clamando por Misericórdia a todos os Sacerdotes, que já estão no caminho, para que Deus, possa fortalecer, restaurar e o santificar.
Iremos a cada dia de agosto, falar sobre as Vocações.
Um pequeno resumo do que é Vocação e quais são as vocações do Cristão.
A Palavra vocação, vem do latim "vocare", que significa chamar, ou ligar. Seria então um chamado de Deus, ou melhor, a pessoas se ligar a Deus.
Vocação, é um chamado de Deus, um Dom de Deus, Deus nos chama a viver o Seu projeto de vida, de Amor e de obediência as Leis de Deus. Vocação é dizer sim a Deus, Pela Fé.
A vocação, começa pelo Batismo, com o Batismos recebemos o Espírito Santo, e assim passamos a fazer parte de vida Cristã. A família é de grande importância. A medida que a pessoa cresce, vai recebendo as orientações de seus pais e padrinhos, e vai crescendo na Fé. Quando jovens começa a assumir sua identidade Cristã. Aí assume sua vocação, que pode começar pode começar desde criança, como um pequenino leigo servindo, como coroinha.
As vocações pode ser:
Vocação à vida Sacerdotal : é voltada para os homens, recebendo o Sacramento da Ordem, a fim de se colocarem totalmente a serviço de Deus e de seu povo. É o Sacerdote que repete os gestos de Jesus na última Ceia, onde o Sacerdote transforma o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Jesus, a Eucaristia. Tem como função também orientar e instruir o povo Cristão, além do poder de perdoar os pecados através da confissão.
Vocação à vida Religiosa Consagrada: é uma vocação para homens e mulheres, que se sentem chamados a viverem uma vida na radicalidade de seu Batismo, dedicando sua vida, seu tempo, seus serviço à Igreja e aos irmãos. Vivendo em comunidades, como primeira regra o testemunho do Evangelho, e o amor fraterno. Existe várias Ordens Religiosas, com vários carismas, ao qual o jovem pode se identificar.
Vocação a vida Matrimonial: onde, o homem e a mulher são chamados a forma um casal, uma família, tendo Cristo como centro desta família, onde Reina o amor a Deus e os valores Cristãos. A família é o berço de todas as vocações.
Vocação à Cristãos Leigos: Todo Cristão, seja casado ou solteiro, testemunhar a Cristo e viver o Evangelho, através de seu comportamento, onde vive. Pode também assumir atividades na Igreja, ser ministro da Eucaristia, de palavra, ser catequista e outra tantas atividade que ajudam a bom funcionamento da Paróquia e do serviço do Sacerdote.
Ao Jovem que quer se consagrado:
O Jovem que quer ser consagrado, seja na vida religiosa ou sacerdotal, tem que fazer um Discernimento Vocacional, diante das diversas opções da vida cristã. Este discernimento não é feito sozinho, mesmo após sua decisão, o jovens recebe todas as orientação, e opções que a vida religiosa oferece. Aí, inicia-se os estudos necessários, e um período de adaptação, antes de fazer seus votos permanentes.
Algumas perguntas para o jovem fazer a si mesmo:
O que desejo para minha vida e para meu futuro? Estou consciente de que, isto é o que desejo fazer?
Pois, o seu compromisso será com Deus, e terá que honra-lo, custe o que custar. As dúvidas são tiradas nos momentos antes do sim.
Jovens se você sentir que é chamados a serem um consagrado a Deus, não tenha medo, da assumir, este projeto, pois o chamado é de Deus, e Ele te dará os meios para você corresponder a este chamado.
Rezemos Pelas Vocações - Sacerdotal e Religioso.
Peçamos ao Senhor da Messe que envie Santas Vocações Sacerdotais e Religiosas. São Oito orações.
Primeiro dia: Pela Vocações Sacerdotais e Religiosas
Rezemos: Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus, Filho de Deus, Vós chamais todos os Batizados a “Ir evangelizar em água mais profundas”, percorrendo o caminho da santidade. Despertai no coração dos jovens o desejo de serem no mundo de hoje, testemunhas da força do Vosso Amor.
Enchei-os, do Vosso Espírito de Fortaleza e de Prudência, para que sejam capazes de descobrir a verdade plena sobre Si e sobre a sua própria Vocação.
Ó Nosso Salvador, Jesus, enviado por Deus para nos revelar o Seu Amor Misericordioso, concedei à Vossa Igreja, jovens com Dons prontos a navegarem em águas profundas, para serem entre os irmãos uma manifestação da Vossa presença, que santifica e salva.
Ó Nossa Senhora, Mãe de Jesus, caminho seguro para Deus, Vós que guardastes as Suas Palavras no íntimo do coração, protegei e despertai genuínas Vocações, com a Vossa intercessão materna, nas famílias e as comunidades Religiosas, para que também estas, saibam ajudar os adolescentes e os jovens a responderem com generosidade ao chamamento do Senhor. Amém.
Jovens, Deus lhe chama a servi-lo como um consagrado, diga seu sim, ao chamado de Deus, para a vida Religiosa ou para o Sacerdócio.
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Gloria ao Pai. . . Amém.
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém.
Segundo dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para a Vossa Messe, que tenham genuína vocação, pois a Messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrados.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor".
Peço-Vos, hoje, pela liberdade e desapego.
Peço-vos, Senhor, que os vocacionados sejam livre, desprendido de tudo: de parentes segundo a carne, de amigos segundo o mundo, que vivam sem impedimentos que atrapalhe sua vocação, que sejam sem vícios, sem preocupações e até sem vontade própria, mas que façam a Sua vontade.
Que por amor a Vós, Senhor, possam ir para onde o Espírito Santo os enviar, que estejam sempre dispostos a Vos obedecer, sem escrúpulo e temor servil.
Que sejam, verdadeiros discípulos (as) e servos de Nossa Senhora, Vossa Santa Mãe, ó Jesu.
Que sejam, verdadeiros Filhos de Maria, obedientes a Mãe, como foste Tu, Jesus.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhora, busquem evitar o pecado e a imitar Suas Virtudes: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Caridade, Paciência, Doçura Angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes, tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. Amém".
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Glória ao Pai. . ., amém.
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém.
Terceiro dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para a Vossa Messe, que tenham genuína vocação, pois a Messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrados.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor".
Peço-Vos, hoje, pela Castidade.
Peço-vos, Senhor, que os vocacionados sejam castro, não envolvidos em negócios, em ciência, em vaidades, em embaraços e em festas do mundo. E, vivendo entre os leigos, possam instruí-los e santifica-los, e, iluminados pela Sabedoria Divina, sejam sempre servos (as) de Deus.
Peço-Vos, Senhor, que eles não se esqueçam que sua vocação, passa pela castidade e que eles estão no mundo, mas não são do mundo, foram escolhidos para serem mensageiros do Evangelho, e Consagrados a Deus.
Que os Sacerdotes, Religiosos (as), sejam verdadeiros discípulos (as) de Jesus e servos (as) da Virgem Maria, Nossa Mãe. que por Ela todos sejam repletos de Suas Graças, da mesma forma como foi São José, que foi: Castíssimo, Puríssimo, Prudentíssimo, sem nunca ter deixado de ser Justo.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhora, busquem evitar o pecado e a imitar Suas Virtudes: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Caridade, Paciência, Doçura angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes, tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. Amém".
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Glória ao Pai. . ., amém.
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém.
Quarto dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. - Amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para o Vossa Messe, que tenham genuínas vocação, pois a messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrado.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor.
Peço-Vos, hoje, pela Pobreza - Que os Seus servos, sejam atentos ao Vosso Exemplo, que, mesmo sendo Rei da Glória, tomaste a forma humana, e por vontade própria, foste submisso à Virgem de Nazaré.
Peço-Vos, Senhor, que seus servos sejam humildes, nunca se julguem superiores aos outros, mesmo o sendo, mas, por sua consagração, sejam mais dedicados e seguidores da pobreza de espírito e desapegado das coisas materiais terrenas.
Que os Sacerdotes e Religiosos (as), sejam verdadeiros Discípulos e servos da Virgem Maria, vossa Santa Mãe e nossa Mãe também. Que através de Nossa Senhora, sejam repletos de autoridade, da mesma forma que foi São Miguel, tendo expulsado aquele que armava ciladas e espalhava a soberba infernal.
Que os Sacerdotes, Religiosos (as), sejam verdadeiros seguidores de Jesus, que mesmo sando Deus, se fez pobre e se humilhou ate a morte e morte na Cruz. E, Jesus, se fez servo de todos, para nos mostrar que devemos servi a todos.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhor, busquem evitar o pecado e passem a imitar as Virtudes de Nossa Senhora: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Amor, Paciência, Doçura Angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes e vocacionados (as), tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. - Amém.
Rezemos: Ave Maria ..., Pai nosso ..., Glória ao Pai ..., Amém.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Quinto dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para a Vossa Messe, que tenham genuína vocação, pois a Messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrados.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor".
Peço-Vos, hoje, pela Obediência.
Peço-vos, Senhor, que os Sacerdotes e Religiosos(as), sejam atentos à Vossa Palavra: "Eis que venho fazer a Vossa vontade". que na vida deles possam imitarem, a Vossa renúncia, com absoluta fidelidade, importando-se em cumprir tudo para a maior Glória de Deus.
Que sejam submisso à hierarquia de Igreja, a começar pela obediência ao Santo Padre o Papa, Sucessor de São Pedro. Que sejam imitadores dos apóstolos, que evangelizaram com tanto amor, que, com isto, converteram os corações mais endurecidos, pelo pecado.
Que Eles sejam verdadeiros Discípulos e Servos da Virgem Maria, e por Ela eles sejam educados.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhora, busquem evitar o pecado e a imitar Suas Virtudes: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Caridade, Paciência, Doçura angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes, tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. Amém".
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Glória ao Pai. . ., amém.
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém.
Sexto dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para a Vossa Messe, que tenham genuína vocação, pois a Messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrados.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor".
Peço-Vos, hoje, pelo amor a Cruz.
Peço-vos, Senhor, que os Sacerdotes e Religiosos(as), decidam carregar toda espécies de cruz, sem fazer exceções ou escolhas: pobreza, injustiça, fracasso, doença, humilhação, contradição, calúnia, aridez, discriminação, solidão, sofrimentos interiores e exteriores.
Peço-Vos que eles carreguem com paciência e alegria a sua cruz, nela encontrando a força vitoriosa que nenhum de Vossos inimigos poderá resistir. Que eles não sonhem com glórias e honras, mas com o sofre pelo Vosso Nome.
Que os Sacerdotes sejam verdadeiros discípulos e servo de Maria, Vossa Mãe e nossa Mãe também. Que eles sejam, amigos da Cruz. Que por ela sejam purificados, da mesma forma que são Luiz Maria Grignion de Montfort foi, lavado pelo fogo das grandes tribulações, tornando-se flecha nas mãos de Sua Mãe para transpassar Seus opositores.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhora, busquem evitar o pecado e a imitar Suas Virtudes: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Caridade, Paciência, Doçura angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes, tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. Amém".
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Glória ao Pai. . ., amém.
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém.
Sétimo dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para a Vossa Messe, que tenham genuína vocação, pois a Messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrados.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor".
Peço-Vos, hoje, pela entrega dos bens espirituais..
Peço-vos, Senhor, que os Sacerdotes e Religiosos(as), Sejam devotos de Nossa Senhora e Lhe entregue, além do seus apostolado, todo o seu ser, incluindo o seu amor próprio, pois, quanto mais eles forem consagrados à Maria Santíssima, tanto mais serão unidos ao Senhor.
Peço-vos, que eles estejam em Estado de Graças, realizando Suas Missões com Fé, com Caridade e Poder na Força do Espírito Santo, e todos os valores adquiridos por seus atos sejam guardados no coração Imaculado de Maria.
Que os Sacerdotes sejam verdadeiros Discípulos e Servos de Maria, Vossa Santíssima Mãe. Que por Ela, eles sejam abraçados, da mesma forma que o Papa São João Paulo II foi. coberto com suas Virtudes e submersos em Suas Graças.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhora, busquem evitar o pecado e a imitar Suas Virtudes: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Caridade, Paciência, Doçura angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes, tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. Amém".
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Glória ao Pai. . ., amém.
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém.
Oitavo dia de Oração, pelas vocações Sacerdotais e Religiosas.
Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos: "Senhor, enviai operários para a Vossa Messe, que tenham genuína vocação, pois a Messe é grande e poucos os operários. E, restaure e santifique os que já Vos são consagrados.
Nada peço em meu favor, mas, para a Vossa Glória e Vosso Louvor".
Peço-Vos, hoje, pelo amor à Eucaristia.
Peço-vos, Senhor, que os Sacerdotes e Religiosos(as), Sejam propagadores da Adoração ao Santíssimo Sacramento, como sendo o seu tudo, o seu Sentido de sua Vida, meio de Cura, de libertação do pecado e de agradecimento à Promessas de Jesus em nunca nos abandonar.
Peço-Vos, que eles acreditem no Mistério Eucarístico, Corpo Sangue e Divindade, Carne Viva do Homem- Deus, que nos alenta, e do Sangue, a Verdadeira Bebida que sacia toda a nossa sede.
Que eles sejam verdadeiro Discípulos e Servos da Virgem Maria, Vossa Santíssima Mãe.
Que por Nossa Senhora o Sacerdote seja educado, como foi o Santo Cura D'Ars.
Que, quando o fiel, necessitar de recorrer ao Sacerdote para fazer uma boa confissão, encontre-o iluminado pelo Espírito Santo, e lhe de bons conselhos e santas orientações. E que o fiel saia dali, perdoado e esclarecido, para receber dignamente o Corpo Santo do Senhor.
Oração Final:
Senhor, que os Sacerdotes e vocacionados (as), pela devoção à Nossa Senhora, busquem evitar o pecado e a imitar Suas Virtudes: Humildade, Obediência, Oração, Pureza Divina, Caridade, Paciência, Doçura angélica e Sabedoria Divina.
Que todos os Sacerdotes, tenham nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o Estandarte da Cruz, o Rosário e o Crucifixo nas mãos, e tenham Jesus e Maria no coração. Amém".
Rezemos: Ave Maria. . ., Pai Nosso. . ., Glória ao Pai. . ., amém.
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém.
Orações pela Vocação Matrimonial
Rezaremos por seis dias, pela união das família.
Primeiro dia de Oração - Por todos Vocacionados ao Matrimônio.
Rezamos: Pelo a sinal da santa Cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Rezemos pelas famílias.
Oh, Deus, que na Sagrada Família de Nazaré, nos deixastes um Modelo Perfeito de vida familiar, vivida na fé e na obediência de Vossa Vontade. Ajudai-nos a ser exemplo de Fé e Amor aos Vossos Mandamentos. Socorrei-nos, na nossa missão de transmitir a Fé aos nossos filhos. Abri, o coração de nossos filhos, para que, cresça neles a semente da Fé que receberam no Batismo.
Fortalecei a Fé dos nossos adolescentes e jovens, para que cresçam no conhecimento de Jesus. Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passam por momentos de sofrimento ou dificuldade.
Unidos com José e Maria, pedimos-Vos por Jesus Cristo Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem. (Papa Bento XVI.)
"Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa". (Atos 16,31). Mas não é só falar que crê, mas viver o que Jesus ensinou.
Oração final. - Abençoai Senhor nossas famílias, e aumentai nossa fé, para que, exemplo da Sagrada Família sejamos testemunhas do Seus Reino de Amor e Paz, despertando assim, em nosso lar, santas e genuínas Vocações; ao Matrimônio, ao Sacerdócio, a vida Religiosa, Diáconos e leigos. Te pedimos tudo isso, em Nome de Jesus Cristo, Vosso Filho muito Amado, que Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, amém!
"Sede santos, porque Eu Sou Santo" ( 1 Pedro 1,16).
Por intercessão da Sagrada Família, Senhor abençoe, ilumine e santifique, todas as famílias. Amém!
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém!
Segundo dia - Oração para a Família.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Oração Inicial - Ó Deus iluminai as famílias para esta semana de oração pelas vocações matrimoniais, se conscientizem dos seus deveres de responsáveis, pelos filhos, e sejam exemplos de fé e boa conduta, assim como foram o casal Santo Áquila e Santa Priscila, amigos de São Paulo .
ORAÇÃO DA FAMÍLIA - Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.
Iluminai-nos para que sejamos capazes de honrar o compromisso um dia assumido diante de Deus, que sejamos exemplo de fé e de participação na vida da Igreja.
Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, um exemplo de Santa Priscila e São Áquila.
Concedei-nos a capacidade de amar, perdoar e que haja entre nós ajuda mútua, e harmonia.
Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde podemos viver felizes.
Ensinai-nos a partilhar o que temos com os que referimos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte, quando se aproximamos de nossa família.
Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar um Vosso serviço.
Que em nossa família reina uma confiança, uma fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos uma cada vez mais.
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!
Oração final - Abençoai Senhor nossas famílias, e aumentai nossa fé, para que, exemplo do casal, Santo Áquila e Santa Priscila sejamos testemunhas de Seus Reino de Amor e Paz, despertando assim, em nosso lar, santas e genuínas Vocações; ao Matrimônio, ao Sacerdócio, a vida Religiosa, ao Diaconato, ou também simples Leigos.
Te pedimos tudo isso, em Nome de Jesus Cristo, Vosso Filho muito Amado, que Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, amém!
"Sede santos, porque Eu Sou Santo" (1 Pedro 1,16).
Por intercessão de Santo Áquila e Santa Priscila, o Senhor abençoe e ilumine todas as famílias. Amém!
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém!
Terceiro Dia de Oração Pela Família.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Oração Inicial - Ó Deus iluminai nossas famílias para que nesta semana de oração pelas Vocações Matrimoniais, se conscientizem dos seus deveres de responsáveis pelos filhos, e sejam exemplos de fé, e boa conduta, assim como foram São Luís e Santa Zélia, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Rezemos pelas FAMÍLIA.
Dignai-Vos Jesus proteger, guardar e estabelecer em nossa família, Vosso Santo Temor, com a Paz e Concórdia da caridade cristã, para que imitando o exemplo Divino de Vossa Família, possa nossa família alcançar, sem faltar um só, a eterna bem-aventurança.
Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa, com vossa piedosa intercessão, fazei que seja aceitável a Jesus esta humilde oferenda, e obtende-nos sua Graça e Benção.
São José pai amável de Jesus nos ajude nesta peregrinação rumo ao Céu. Amém!
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!
Oração final.
Abençoai Senhor nossas famílias, e aumentai nossa fé, para que, exemplo de São Luís e Santa Zélia, sejamos testemunhas do Seus Reino de Amor e Paz, despertando assim, em nosso lar, santas e genuínas Vocações; ao Matrimônio, ao Sacerdócio, a vida Religiosa, Diáconos e leigos.
Te pedimos tudo isso, em Nome de Jesus Cristo, Vosso Filho muito Amado, que Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, amém!
Sedes santos porque Eu Sou Sou Santo ( 1 Pedro 1, 16).
Por intercessão do casal, São Luís e Santa Zélia, ó Senhor, abençoe e ilumine todas as famílias. Amém!
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém!
Quarto Dia de Oração pelas Famílias
Bênçãos para a Família.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Ó Deus iluminai nossas famílias para que nesta semana de oração pelas Vocações Matrimoniais, se conscientizem dos seus deveres de responsáveis pelos filhos, e sejam exemplos de Fé, e boa conduta, assim como foram São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista.
Oração do quarto dia.
Senhor Deus, Pai de todos nós, derramai, pelo Vosso Espírito de amor, todas as bênçãos necessárias para a nossa família, para que cada um de nós cumpra a sua missão, seguindo o vosso plano de amor para o bem de todos. Senhor, que nossa família assim abençoada e unida, seja uma verdadeira imagem do Vosso Amor, e celeiro de muitas e santas Vocações.
Pai Nosso... Ave Marai... Gloria ao Pai ...
Oração final.
Abençoai Senhor nossas famílias, e aumentai nossa Fé, para que, exemplo de São Zacarias e Santa Isabel sejamos testemunhas do Seus Reino de Amor e Paz, despertando assim, em nosso lar, santas e genuínas Vocações; ao Matrimônio, ao Sacerdócio, a vida Religiosa, Diáconos e leigos. Te pedimos tudo isso, em Nome de Jesus Cristo, Vosso Filho muito Amado, que Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, amém!
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém
Por intercessão do casal, São Zacarias e Santa Isabel, ó Senhor, abençoe e ilumine todas as famílias. Amém!
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém!
Quinto Dia Rezando Pelas Famílias -
Amparai as Famílias.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Ó Deus, iluminai nossas famílias para que nesta semana de oração pelas Vocações Matrimoniais, se conscientizem dos seus deveres de responsáveis pelos filhos, e sejam exemplos de Fé, e boa conduta, assim como foram os Beatos Luigi e Maria Beltrame.
Oração do quinto dia. - Amparai as nossas famílias Senhor Deus, e a cada um de nós, com Vosso constante Amor, a fim de que a Vosso exemplo dos Beatos, Luigi e Maria Beltrame, sustentados com o Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, contribuindo com nossas Vocações, à Igreja, para que possamos piedosamente morrer, e obter no Céu a Eterna Bem-aventurança. Amém”.
Pai Nosso…. Ave Maria…. Glória ao Pai…
Família que rezam unidos, permanecem unidos.
Oração final. - Abençoai Senhor, nossas famílias, e aumentai nossa fé, para que, exemplo dos Beatos Luigi e Maria Beltrame, sejamos testemunhas do Seus Reino de Amor e Paz, despertando assim, em nosso lar, Santas e genuínas Vocações; ao Matrimônio, ao Sacerdócio, a vida Religiosa, Diáconos e leigos.
Te pedimos tudo isso, em Nome de Jesus Cristo, Vosso Filho muito Amado, que Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, amém!
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!
Por intercessão dos Beatos Luigi e Maria Beltrame, o Senhor abençoe e ilumine todas as famílias. Amém!
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, amém!
Sexto dia de Oração pelas Famílias.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Deus já abençoou nossas famílias, antes mesmo de nós existirmos.
Por ti serão benditos todos os clãs (famílias) da terra. (Gn. 12,3) Em Abraão todos as famílias já foram abençoadas.
Está benção vale para a minha e para sua família também. É necessário apenas que , aprendermos a viver no Amor de Deus, seguindo Seus Mandamentos.
O nosso lar deve ser um lugar de alegria. É claro que, a nossa vida não vai ser sempre, um mar de rosas, mas se tivermos que passar por dificuldades, angústias, decepções e tristezas, podemos contar com a ajuda de Jesus.
A partir do momento que Deus passa a ser o centro de nossa convivência, é possível fazer o discernimento daquilo que é bom ou mal; do que edifica e destrói, tornando nossa casa, convivência agradável, mesmo que, as tempestades possam surgir.
Para que se tenha um lar feliz, não é preciso que seja a melhor casa, com o carro do ano na garagem, não existe a necessidade da melhor comida na mesa, ou de toda a tecnologia do mercado. Um lar feliz é onde, mesmo com simplicidade, existe a prática do amor, do perdão, da bondade, da paciência, da honestidade, um lar assim reinará a paz, e edificará seus membros, sempre com sabedoria. O São Paulo nos afirma.
São Tiago 3:16-17; nos diz: "Com efeito, onde há inveja e preocupação egoística, aí estão as desordens e toda sorte de más ações. Por outra parte, a Sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, isenta de parcialidade e de hipocrisia".
São nossas atitudes que poderão levar a bênção sobre nosso lar. DEUS já deu a promessa de que nosso lar será bem sucedido e que, por meio Dele iremos abençoar outras famílias, mas devemos compreender os propósitos de DEUS e fazer a nossa parte, e não ficar aprontando pelo mundo afora, e depois querer ser abençoando(a) e ser benção na vida dos outros.
Oração do exto dia - "Meu Deus, por vezes não tenho entendido Seu propósito para minha família. Confesso que algumas vezes tenho errado em meus posicionamentos diante de meu cônjuge, ou filhos, por não compreender a Tua Palavra e achar que eu estava fazendo o certo. Que Teus Princípios e Valores estejam enraizados em meu coração e mente. Que meu agir, seja de bons exemplos para os da minha casa. Ajuda-me Senhor a corrigir com amor e sabedoria. Que minha correção seja de edificação, e não de depreciação.
Perdoe-nos pelos erros cometidos, e que o Senhor seja o centro de nosso lar e possamos estar firmados em Ti. Que o Senhor nos ensine a vivermos a Vida Plenamente.
Tudo isso Te pedimos Em nome de Teu Filho Jesus Cristo, que Convosco, e o Espírito Santo, Vive e Reina pelos séculos dos séculos. Amém!
Sagrada Família, Jesus, Maria e José, nossa família, Vossa é, aumentar nossa fé, e nos dê Vossas Bênçãos. Amém!
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
Rezemos pelos Leigos. Iremos detalhar os Leigo.
Os Leigos, são ao nosso ver uma parte muito importante dentro da Igreja de Jesus. São Pessoas, que não se comprometeram diante de Deus, como os vocacionados.
Como nos diz São Tomás de Aquino, e uma de suas Sumas Teológicas. "Quem não assume, (quem não faz o voto), mas cumpre com as 'Obrigações', sem o compromisso do voto, faz muito mais que um Consagrado, pois faz por Amor a Deus sem o compromisso do Voto. Não que o Voto não seja necessário, mas, o Voto é necessário e deve ser feito, pelos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas em fim por todos os Consagrado."
Resumindo, o Leigo que faz sua parte dentro da Igreja, seja a da mais simples, até a uma das mais importante, não vamos numera-las pelo grau de importancia, pois todas são igualmente importante diante de Deus, nós é que fazemos esta separação. O Leigo, que assume o compromisso e o cumpre fielmente sem a obrigação do Voto, tem e deve ser valorizado por nós como exemplo de Amor a Deus e ao Próximo.
Mas, lembrando que não pode haver interesses pessoais por detrás deste compromisso.
Neste primeiro dia Rezaremos pelos Leigos Mais simples.
Que são o que não tem funções dentro da Igreja, os que participam da Santa Missa, rezando nos bancos da Igreja, que rezam em Casa o Santo Terço. Os Avós que rezam abençoando seus netos, os Pais que evangelizam seus filho. A Família que senta-se à mesa e antes das refeições fazem uma oração simples, e Ali se alimentando, mesmo que fazem isto somente aos domingo. E muitos outros exemplos de leigo, poderíamos citar.
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
Senhor, abençoa todos os leigos que dão testemunhos de vida. Conceda, Senhor, muitos leigo comprometidos apenas com o Reino dos Céus.
Abençoa Senhor os leigos que mesmo não servido na Igreja, estão comprometidos na conversão dos seus familiares, e das pessoas próximas a ele.
Envia-nos Senhor, leigos, que com seu jeito de viver, mostrem a alegria de seguir e servi a Jesus.
Ajude Senhor, para que todos os leigos, consigam se informar e se atualizar, com o que diz a Santa Sé, com o que diz e ensina a Igreja Católica Apostólica Romana.
Mandai, Senhor sobre todos os leigos, o Espírito Santo, e que nenhum deles se percam, na distração das coisas do mundo. Amém!
Obrigado Senhor, pelos simples leigos que com seu jeito de viver, evangelizam a muitos.
Rezamos:
Pai Nosso, . . . ; Ave Maria. . . . ; Gloria ao Pai, Ao Filho e ao Espírito Santo, Amém!
2 º dia - Vocação de Leigos - Catequistas -
O que se precisa para ser Catequista ?
Primeiramente é atender ao chamado à vocação de Catequista. Que é querer servir a Igreja ajudando crianças, jovens e adultos no caminho de Deus e da Fé Católica. para isto o Catequista tem que ser Batizado e ter feito a Primeira Comunhão, estar participando ativamente das obrigações da Igreja, ir às missas de Festa e Guarda. Conhecer os Mandamentos e e Lei de Deus. Conhecer a Doutrina e Tradições. Para assim poder ensinar. Claro que nem tudo a pessoa conhece, então busque o conhecimento, e tire suas dúvidas com o Pároco, ou com um fiel mais experiente.
O Catequista tem que ser exemplo na comunidade, ou seja, ser Casado na Igreja Católica, se for solteiro (a) levar uma vida digna de Cristão, não ser levado à bebida alcoólica e não participar de festa que não são de acordo com as normas Cristã.
Oração do Catequista.
Senhor, chamaste-me a ser Catequista na Tua igreja e na minha Paróquia. Confiaste-me a missão de anunciar e ensinar a Tua Palavra, Teus Mandamentos, d denunciar o pecado, de testemunhar com a minha vida os valores do Evangelho. É grande, Senhor, minha responsabilidade, mas confio na tua Graça. Fazei, Senhor, de mim Teu instrumento de ajudar os que se iniciam na Fé da Sua Igreja. - Amém.
Abençoa e protegei, Senhor, a todos Catequistas, dai-lhes animo, coragem, determinação, que seja Eles exemplos para toda Sua Igreja. Por interceção de Nossa Senhora, dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, Amém.
3º dia - Vocações dos Leigos - Ministro Leigos da Eucaristia e da Palavra.
Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. Chama-se extraordinários porque só podem exercer seu cargo em caso de necessidade.
É um Leigo ou Leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a Eucaristia aos fiéis na Santa Missa, ou em outras ocasiões. Podendo ter também outras funções na Igreja.
O Ministro da Comunhão é também que administra o Viático (exéquias ou comumente, recomendação de fiéis defuntos).
É Também função do Ministro da Comunhão a Exposição da Santíssimo para a Adoração, quando não há possibilidade de um Sacerdote ou Diácono, faze-lo.
Também é sua função levar Eucaristia aos doente que não tenham condições de participar da Santa Missa.
Ministro da Palavra, normalmente este Ministro é o mesmo que Comunhão, que já ajuda o padre na Santa Missa e distribuição da Eucaristia.
São Homens ou mulheres que coordenam as celebrações da Palavra em lugar da Celebração Eucarística. É importante dizer que o Ministro da Palavra não conduz a Celebração apenas orienta.
Rezemos:
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!
Envia Senhor para sua Igreja ministros extraordinários da: Eucaristia e da Palavra. Para bem servir o Teu povo fiel, que dê testemunho do Teu Reino de Amor, que sejam exemplo e, sejam coerentes no dia a dia.
Obrigado Senhor, por todos os Leigo Ministros que servem na Tua Igreja, abençoai-os abundantemente.
Ave Maria, . . . ; Pai Nosso, que estas no Céu, . . .; Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santos, Amem!
4º dia - Vocação dos Leigos - Acólito.
Acólito : É aquele que acompanha, Ministros ordenados, Bispo, Padre ou Diácono. os Auxilia na Santa Missa, e Ações Litúrgicas, auxilia também se necessário à Ministro da Palavra, Ministro da Eucaristia e Leitores. Ministério Próprio dos homens. Teve estar devidamente preparados (vestidos) antes mesmo dos celebrante.
Acólitos podem ser: Instituídos pelo Bispo ou o que comumente vemos nas Santa Missa, Preparados pelo Padre para servirem ajudando-o.
Significado da palavra do grego antigo, (ἀκόλουϑος - akótoutos), acompanhar.
Rezemos: Pelo Sinal da Santa Cruz, Livra-nos Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. - Amém.
Abençoa Senhor a todos os Acólitos, dai-lhes paz e saúde, que nenhum deles se perca pelo caminho, que sejam jovens que de exemplos na Igreja e fora dela.
Lembre-se, filhos querido de Deus, assim disse Jesus: "Quem é maior? Aquele que está à mesa ou aquele que serve? Não é o que está á mesa? Pois Eu Estou no meio de vós como quem serve." (São Lucas 22: 27).
Obrigado, Senhor, por todos os Acólitos que servem em Sua Igreja, Abençoe-os pela interceção da Sempre Virgem Maria, Sua Mãe, Nossa Mãe, Mãe, estes Teus amados. Amém.
Ave Maria . . ., Pai nosso que Estás no Céu . . ., Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
5º dia - Vocação dos Leigos - Coroinhas.
Coroinha (menino do coro): É uma criança ou adolescente que ajuda o padre no Altar. Antes era apenas meninos, mas em 1994 o Papa São João Paulo II, atravéz da encíclica "Redemptionis Sacramentus", a autorização para as meninas também servirem ao Altar.
O nome vem da época em que a Santa Missa era celebrada em Latim, assim se preparavam um grupo de meninos, que ficavam no Coral da Igreja, para responder as orações em Latim.
Para ser Coroinha tem que se ter 5 anos completos.
Função do Coroinha: Servir o Sacerdote durante ás Celebrações Litúrgica. Levando-lhe o Cálice com a Patena e o Corporal, servir o vinho e a água, e levar-lhe a água para lavar as mãos em sinal de purificação das mãos do Sacerdote.
Rezemos: Pelo Sinal da Santa Cruz, Livra-nos Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. - Amém.
Abençoa Senhor a todos os Coroinhas, dai-lhes paz e saúde, que nenhum deles se perca pelo caminho, que sejam crianças e jovens que deem exemplos na Igreja e fora dela.
Lembre-se, filhos (as) querido (a) de Deus, assim disse Jesus: "Quem é maior? Aquele que está à mesa ou aquele que serve? Não é o que está á mesa? Pois Eu Estou no meio de vós como quem serve." (São Lucas 22: 27).
Obrigado, Senhor, por todos os coroinhas que servem em Sua Igreja, Abençoe-os pela interceção da Sempre Virgem Maria, Sua Mãe, Nossa Mãe, Mãe, estes Teus amados. Amém.
Ave Maria . . ., Pai nosso que Estás no Céu . . ., Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
Terminamos o mês de agosto que dedicamos à Vocações.
Agradecemos Senhor, por todos os homens e mulheres que, se colocaram á disposição ao Seu serviço, sendo Vocacionados à Sacerdote, Religioso, Religiosa, Ministro Extraordinários da Eucaristia, Ministro da Palavra, Acólito, Coroinha, e com um carinho especial, a todos os Leigos Fiéis que não tem "cargo" dentro da Igreja, mas que não deixam de cumprir suas obrigações dentro da Igreja Católica, sendo um Católico Fiel a Deus, participando de todas a Santa Missa de Festa e Guarda, os fieis, que não podem ir na Igreja, mas recebem a Santa Eucaristia em casa. E aqueles que rezam em silencio em sua casa, em seu canto, mas sua Oração tem grande poder e valor.
Abençoai-os, a todos eles, dai-lhes saúde e paz constante, que nenhum mal lhes aconteça, que eles não desanimem nos momentos difíceis. Que nas horas difíceis lembra-se do que disse Nossa Senhora de Guadalupe à Juan Diego, "Por acaso não estou aqui que Sou Sua Mãe". Sim, Nossa Senhora é nossa Mãe. - Amém.