Agosto Mês Vocacional

A cada semana de agosto é dedicada a uma vocação - vamos rezar por cada vocação.

Um pequeno resumo do que é Vocação e quais são as vocações do Cristão.

A Palavra vocação, vem do latim "vocare", que significa chamar, ou ligar. Seria então um chamado de Deus, ou melhor, a pessoas se ligar a Deus.

Vocação, é um chamado de Deus, um Dom de Deus, Deus nos chama a viver o Seu projeto de vida, de Amor e de obediência as Leis de Deus. Vocação é dizer sim a Deus, Pela Fé.

A vocação, começa pelo Batismo, com o Batismos recebemos o Espírito Santo, e assim passamos a fazer parte de vida Cristã. A família é de grande importância. A medida que a pessoa cresce, vai recebendo as orientações de seus pais e padrinhos, e vai crescendo na Fé. Quando jovens começa a assumir sua identidade Cristã. Aí assume sua vocação, que pode começar pode começar desde criança, como um pequenino leigo servindo, como coroinha.

As vocações pode ser:

Vocação à vida Sacerdotal : é voltada para os homens, recebendo o Sacramento da Ordem, a fim de se colocarem totalmente a serviço de Deus e de seu povo. É o Sacerdote que repete os gestos de Jesus na última Ceia, onde o Sacerdote transforma o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Jesus, a Eucaristia. Tem como função também orientar e instruir o povo Cristão, além do poder de perdoar os pecados através da confissão.

Vocação à vida Religiosa Consagrada: é uma vocação para homens e mulheres, que se sentem chamados a viverem uma vida na radicalidade de seu Batismo, dedicando sua vida, seu tempo, seus serviço à Igreja e aos irmãos. Vivendo em comunidades, como primeira regra o testemunho do Evangelho, e o amor fraterno. Existe várias Ordens Religiosas, com vários carismas, ao qual o jovem pode se identificar.

Vocação a vida Matrimonial: onde, o homem e a mulher são chamados a forma um casal, uma família, tendo Cristo como centro desta família, onde Reina o amor a Deus e os valores Cristãos. A família é o berço de todas as vocações.

Vocação à Cristãos Leigos: Todo Cristão, seja casado ou solteiro, testemunhar a Cristo e viver o Evangelho, através de seu comportamento, onde vive. Pode também assumir atividades na Igreja, ser ministro da Eucaristia, de palavra, ser catequista e outra tantas atividade que ajudam a bom funcionamento da Paróquia e do serviço do Sacerdote.


Ao Jovem que quer se consagrado:

O Jovem que quer ser consagrado, seja na vida religiosa ou sacerdotal, tem que fazer um Discernimento Vocacional, diante das diversas opções da vida cristã. Este discernimento não é feito sozinho, mesmo após sua decisão, o jovens recebe todas as orientação, e opções que a vida religiosa oferece. Aí, inicia-se os estudos necessários, e um período de adaptação, antes de fazer seus votos permanentes.

Algumas perguntas para o jovem fazer a si mesmo:

O que desejo para minha vida e para meu futuro? Estou consciente de que, isto é o que desejo fazer?

Pois, o seu compromisso será com Deus, e terá que honra-lo, custe o que custar. As dúvidas são tiradas nos momentos antes do sim.

Jovens se você sentir que é chamados a serem um consagrado a Deus, não tenha medo, da assumir, este projeto, pois o chamado é de Deus, e Ele te dará os meios para você corresponder a este chamado.

Vamos defender a Igreja Católica e os que Nela dedicam seu tempo na Evangelização.

Você é daqueles católicos que defendem a Santa Igreja diante do mundo ou é do tipo que se junta àqueles que jogam pedras?

Responder, com sinceridade esta questão, é o primeiro passo para podermos rezar neste mês pelas Vocações na Igreja.

Obs.: Defender a Igreja, não significa, ficar cego diante dos erros. Quando vemos que algo não vai bem, usemos a correção fraterna feita nas primeiras comunidades cristãs: vá, converse com quem errou, se não te ouvir, tome outros irmãos e fale novamente. Se mesmo assim não te ouvir, deixe que as consequências de suas más ações lhe deem uma lição (Mt 18, 15-18).

Temos e devemos rezar sempre pelos padre, pedindo a Misericórdia, para que Deus os fortaleça, restaure e os santifiquem.

Peçamos também, santas vocações e clamando por Misericórdia a todos os Sacerdotes, que já estão no caminho, para que Deus, possa fortalecer, restaurar e o santificar.