São Gabriel das Dores

27 de fevereiro - São Gabriel das Dores - São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Nasceu em 1 de março de 1838, em Assis, Itália. Nome de nascimento Francisco Possenti. Filho de Sante Possenti, advogado que era prefeito. Sua mãe Angesse Frisciotti, morreu quando ele tinha 4 anos. Era o décimo de treze filhos. São Gabriel, foi uma criança esperta e feliz, mas desobediente, não gostava de ser repreendido pelo seu pai. O comandante da guarda militar, o ensinou, quando ainda criança a manejar uma arma. Era um excelente cavaleiro e atirador, gostava muito de caçar. Com 12 anos entrou no colégio Jesuíta em Spoleto. Era muito inteligente, agradava a todos, tanto professores como os colegas. Quando jovem gostava muito de festas, era um rapaz elegante e um bom dançarino. Ele frequentava teatro e lia romances. Mais tarde, percebeu que a vida que levava o faria perder sua alma. Ficou doente, e disse que se ficasse bom dedicaria sua vida a Deus, sarou e se esqueceu da promessa. Ficou novamente doente, após um tempo, e, repediu a promessa, mas ao sarar se esqueceu novamente da promessa. Um dia, ao passar por ele uma procissão com uma grande imagem de Nossa Senhora, quando olhando para os olhos da Virgem ele ouviu: "Cumpra sua promessa!". Assim decidiu, com 20 anos entrar para o seminário, onde recebeu o nome de irmão Gabriel.

Em 1860, após a batalha de Castelfidardo, 20 mercenários renegados, do exército de Garibaldi, apareceram na cidade aterrorizando os moradores. Irmão Gabriel, pede autorização do reitor do seminário, e foi desarmado para o centro da cidade enfrentar os mercenários. Ao chegar um dos mercenários estava preste a violentar uma jovem. Irmão Gabriel foi ridicularizado pelo mercenário, por o esta enfrentando-o, desarmado e sozinho. Mas o irmão Gabriel, num gesto rápido, tirou o revólver da cintura do mercenário e ordenou que ele soltasse a mulher. Quando este obedecia, se aproximou-se outro mercenário, que irmão Gabriel, que o rendeu também, pegando seu revolver. Ao verem o que estava acontecendo os outros mercenários foram em defesa de seus colegas.

Neste momento, passou na rua uma pequena lagartixa, a alguns metros de distância, e irmão Gabriel, deu um tiro, matando a lagartixa. Em seguida apontou os dois revolveres para os outros mercenários, ordenando que eles largasse as armas. Por verem, a excelente pontaria do irmão Gabriel, os outro mercenários obedeceram. Mandou também que os mercenários apagassem todos os focos de incêndios que haviam iniciado. E seguida mandou que deixassem a cidade imediatamente. Os mercenários foram embora, então o povo, agradecidos, carregaram o irmão Gabriel, até o seminário, chamando-o de "O Salvador de Isola".

Morreu em 27 de fevereiro de 1862, com 23 anos, em Isola Del Gran Sasso, Itália, onde, hoje se tem um Santuário, que é grande centro de peregrinação, um dos mais procurados da Itália. Foi Beatificado pelo Papa Pio X, em 31 de maio de 1908, em Roma. Foi Canonizado pelo Papa Bento XV, em 13 de maio de 1920, em Roma. É conhecido como São Gabriel da Dores, ou São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, pois tinha uma grande compaixão das Dores de Nossa Senhora.

São Gabriel da Dores, rogai por nós !