Nossa Senhora da Apresentação - 21 de novembro.

Esta denominação começou em 1571.

A apresentação de Nossa Senhora ao templo não se encontra nas escrituras.

Mas, conta-se nos textos que São Joaquim e Santa Ana, já casados há muito tempo, não conseguiam ter um filho, então prometeram apresenta-lo ao tempo assim que ele nascesse.. Com o nascimento de Maria cumpriram a promessa.

Era costume da época, apresentar a criança ao templo quando esta completava seu 3 anos de idade, assim eles fizeram. Onde Ela se consagrou inteiramente a Deus.

Com a apresentação no templo, compre-se o que esta em Jr 1,5, que a Mãe de Jesus é totalmente de Deus desde sua concepção .

A validades, destes acontecimento se baseia na tradição, e começou em 543, com a construção de uma Igreja dedicada a Santa Maria Nova, perto de Jerusalém.

Esta celebração nasceu através do povo, e acabou sendo acolhida pela Liturgia Católica, Assim a festa da Apresentação no Templo, de Maria, só consta no Missa Romano a partir de 1505.

No Concílio Ecumênico Vaticano II, se tornou obrigatório a memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo em 21 de novembro.

O Papa Beato Paulo VI, em sua encíclica de 1974, Marialis Cultus, escreveu que “apesar de seu conteúdo apócrifo, [a história da Apresentação] apresenta elevados e exemplares valores e avança veneráveis tradições de origem nas igrejas orientais”.

Santo Augustinho nos diz: “Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

Nossa Senhora da Apresentação - Natal - Rio Grande do Norte - História.

Na manhã do dia 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação, ou melhor, em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um caixote encalhado numa pedra. Ao abrirem o caixote, dentro dele tinha a imagem de Nossa Senhora com seu filho Jesus no colo. A imagem tinha uma mão estendida, aparentemente sustentando algo.

Avisado sobre o achado d imagem, o Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Padre Manuel Correia Gomes, se dirigiu ao local, e levou a imagem para a Igreja Matriz. O Padre logo viu que era a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Por ser dia 21 de novembro, e no calendário litúrgico é dia da Apresentação de Nossa Senhora no Templo, logo dia de Nossa Senhora da Apresentação. Mesmo a Padre dizendo ser Nossa Senhora do Rosário, todos passaram a chamar a imagem encontrada no Rio Potengi, de Nossa Senhora da Apresentação.

Nossa Senhora da Apresentação, foi declarada Padroeira de Natal, Rio Grande do Norte, seu festa vai de 11 até 21 de novembro.

Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!