12 - Santo Onofre

Dia 12 de junho - Santo Onofre - Eremita

Viveu no Egito no final do século IV e início do século V. Era eremita, que foi encontrado pelo abade Pafúncio, que frequentemente visitava eremitas na região de Tabaida. Pafúncio viveu andado pelo deserto por 21 anos, mas um dia caiu sem forçar no chão, neste instante apareceu a figura deste homem idoso, de cabelos e barbas que desciam até o chão, recoberto de pelos pelo corpo, usando uma tanga de folhas. O que era comum para o local que viviam. A principio correu, ao vê-lo, mas ele chamou Pafúncio, e disse ser um servo de Deus. Os dois conversar. Onofre falou que era monge em um mosteiro, mas resolveu vim para o deserto e viver o exemplo de São João Batista e do profeta Elias, vivendo apenas de ervas e do alimento que encontrasse, falou da fome e sede que sentia, mas que Deus lhe dava alimentos, como os frutos da tamareira que ficava próxima da gruta, lugar em que vivia. Em seguida seguiram para lá, conversando até o pôr-do-sol, quando de repente apareceu diante deles um pouco de pão e água, para se alimentarem.

Pafúncio falou do seu desejo de ser tornar eremita. Santo Onofre disse não ser essa a vontade de Deus, que o enviou ali para assistir a sua morte, e que depois , tinha retornar e contar a todos o que presenciara.

Pafúncio assistiu quando um anjo deu a Eucaristia a Onofre, e em seguida este morreu, era dia 12 de junho. Retornando a cidade, escreveu a história de Santo Onofre e a divulgou por toda a Ásia.

Santo Onofre, rogai por nós !