Historia da Nossa Senhora da Lampadosa.
A história deste título, começa, quando um Italiano, que tinha sido feito de escravo pelos Turcos, na ilha de Lampadosa , no mar Mediterrâneo, No final do século XVI. Este escravo teria visto Nossa Senhora. Mais tarde esta ilha se tornou italiana, e para lá foram levados africanos que se tornaram escravo. Estes tendo sido evangelizados, passaram a venerar a Nossa Senhora de Lampadosa, como padroeira dos escravos.
Esta ilha que fica no arquipélago de Pelágias, fica mais perto do norte da África, do que da Itália.
Quando escravos de lá foram trazidos para o Brasil, mas precisamente para o Rio de Janeiro, ali continuaram a propagar a devoção. Em 1730, fundaram uma Irmandade, que unia os escravos em torno da Fé em Cristo e de Nossa Senhora da Lampadosa. Assim cada vez mais escravos se apegavam a esta devoção a Nossa Senhora da Lampadosa.
A irmandade se reuniam na Igreja do Rosário e de São Benedito, no centro do Rio de Janeiro. Em 1748, a Irmandade ganhou um terreno de Pedro Coelho da Silva e sua esposa Tereza de Jesus de Almeida. Assim, eles construíram a Igreja da Lampadosa, onde colocaram a Imagem de Nossa Senhora da Lampadosa.
Doce Coração de Maria, sede nossa proteção! Agora e na hora da nossa morte e nos leve a Seu Filho Jesus, Nosso Salvador!
Nossa Senhora da Lampadosa, rogai por nós!