Nossa Senhora da Cabeça - 01 de agosto.

Conhecendo a História:

Em 12 de agosto de 1227, quando Juan Alonso de Rivas, que era soldado, e perdera o braços na guerra, e se tornara pastor de ovelhas. Morava em Serra Morena, Andaluzia, Espanha. Viu no pico da Cabeça o mais alto da serra, uma grande luz e ouviu um barulho de um sininho tocando. O sininho estava em um galho da árvore e não parava de tocar em uma gruta. Chegado perto viu dentro da gruta a imagem de Nossa Senhora. Ele se assustou com a visão. Ouvi então a voz que vinha do Céu pedindo para não ter medo.

Em seguida Nossa Senhora lhe pediu para ir ao povoado de Andujar, que fica a 18 Km de Serra Morena, e falasse da visão. Nossa Senhora também falou que Deus pedia a conversão de todos os pecadores, e que ali construíssem uma grande igreja.

Juan, falou para Nossa Senhora, que os moradores, não iriam acreditar nele. Pediu a Nossa Senhora que lhe desse um sinal. Então no mesmo instante o braço que ele havia perdido na guerra foi refeito. Ele muito alegre, foi correndo para o povoado contar tudo que tinha acontecido, e como prova mostrar o seu braços refeito milagrosamente, por Nossa Senhora. Claro que todos no povoado o conhecia e sabia que ele tinha perdido um braço na guerra.

Quando ele chegou à Andajur, o povo já se admirava por ver que ele estava com os dois braços. Ao contar a história para o Padre de Andajur, logo, todos correram para o pico da Serra da Cabeça, para verem e venerar a imagem de Nossa Senhora.

A imagem passou a ser chamada de Nossa Senhora da Cabeça. Pois fora encontrada no "pico da cabeça", lugar da gruta. Em procissão o povo, juntamente com o Padre, levaram a imagem para o vilarejo, ate que se construísse a igreja como pedira Nossa Senhora. Sendo construído no local, Serra Morena, uma grande Igreja dedicada a Nossa Senhora da Cabeça, retornaram para lá a imagem. Toda a região se converteu. O local passou a receber muitos peregrinos. A devoção foi se espalhando e os milagres foram acontecendo. Como o narrado a seguir.

Um homem condenado à morte, dizia ser inocente, pediu a Nossa Senhora da Cabeça, que intercedesse por ele. Ele disse, que se conseguisse provar sua inocência, levaria uma imagem de uma cabeça e colocaria aos pés de Nossa Senhora. Na hora da execução, chegou um mensageiro do rei trazendo um documente dizendo que houve um erro no julgamento, e que, aquele homem era inocente. Imediatamente o povo começou a gritar, "é um milagre de Nossa Senhora da Cabeça". O homem cumpriu sua promessa, mandou fazer uma cabeça de cera, e colocou aos pés da imagem em agradecimento. Depois deste fato, passaram a representar a imagem de Nossa Senhora da Cabeça, com uma cabeça em suas mãos.

Ela é intercessora para proteção de dores e doenças, na cabeça. Também, para os filhos que não estão indo bem nos estudos.

Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!