07 de outubro - Santa Osita, Virgem e Mártir.

Nasceu no século VII, na Inglaterra. Seu pai o rei Fredevardo, nobre, cristão, piedoso e caridoso. Foi educada num Convento Beneditino até atingir a juventude. Desejava se tornar religiosa, mas, o rei chamou-a de volta, pois a já tinha arranjado um casamento para ela, como era o costume da época, casamento arrumado pelos pais, para fortalecer poder entre reis.

Ela de uma beleza encantadora, prometida em casamento com o filho do líder dos saxões, o príncipe Sigero. Ele castro, ela pensava em manter a virgindade pois queria se consagrar a Deus. Mas teria que se casar, pois este casamento era de interesse de seus pais. Começou a rezar, pela intercessão de Deus. Explicou ao seu marido que havia se consagrado a Deus, este entendeu, e falou com ela para continuar o casamento, mas que viveriam como irmãos, ou seja, não teriam relações sexual. Assim aconteceu.

Mas seu marido, teve que viajar, ao retornar após algum tempo, encontro Santa Osita de cabelos cortados, tinha trocado suas roupas por um hábito Beneditino, e feito do palácio uma espécie de convento. Seu marido Sigero, foi pego de surpresa, mas pelo grande amor que tinha por ela, não só aceitou sua decisão, como também mandou construir um convento, do qual se tornou abadessa (superiora), que começou a receber muitas jovens da nobreza que desejavam seguir a vida religiosa.

Mas a tranquilidade e sossego, demorou pouco tempo. Anos depois, piratas dinamarqueses invadiram e saquearam a Inglaterra. Seu marido Sigero, foi morto e o convento da Santa Osita foi invadido. O líder dos invasores, vendo a beleza de Santa Osita, investiu contra ela tentando possui-la. Mas diante de sua resistência, este a matou friamente, enfiando uma espada em seu peito.

No ano seguinte , o túmulo de Santa Osita, passou a ser um local de peregrinação. Muitos milagre aconteceram pela intercessão da Santa, e estes foram comprovados.

Santa Osita, Virgem e Mártir, rogai por nós !