Santa Matilde

14 de março - Santa Matilde

Nasceu em 895, em Westfalia, Alemanha. Descendente de nobre, foi educada por sua avó Matilde, que era abadessa do Mosteiro das Monjas Beneditinas de Herford. Estudou filosofia e teologia, o que não era comum na época nem entre os nobres. Ela era muito inteligente. A linda menina, casou-se com 14 anos, com o duque Henrique, que logo se tornou rei da Alemanha, Henrique I.

Com a influencia de Santa Matilde o rei foi um homem justo. A Santa tinha um amor aos súditos, em especial, com os mais pobres e doentes. Também construiu conventos, igrejas, hospitais e escolas.

Rei Henrique I, exercia a liderança na Europa. O rei evitou a invasão dos húngaros. Regularizou a paz com França e Itália. Dominava os dinamarqueses e os eslavos. O rei Henrique I e Santa Matilde, ficaram casados por 20 anos. Quando o rei morreu deixou seu filho mais velho Oton, como seu sucessor. Porém o filho mais novo Henrique, quis tomar o trono. Assim entraram em guerra, vencida pelo Oton, que assumiu o trono.

Mas a tristeza da mãe, Santa Matilde, ficou maior ainda quando os seus filhos se voltaram contra ela, alegando que ela esbanjava o dinheiro com ajuda aos necessitados e com a Igreja. Assim tiraram toda a fortuna que era sua de direito e ela teve que se exilar. Santa Matilde foi viver no Mosteiro de Engern. Rezava constantemente para a conversão de seus filhos.

Seus filhos Oton e Henrique, se arrependeram, e foram pedir perdão a sua mãe. Receberam-na de volta no reino e lhes devolveram seus bens. Santa Matilde então, doa seus bens aos pobres, e retorna para o Mosteiro. Como religiosa, adquiriu o dom da profecia, ajudou a muitos com suas orações, escutas e aconselhamento.

Morreu em 968. Foi sepultada no mosteiro de Quedlinburgo, ao dado do restos mortais de seu marido. Imediatamente passou a ser venerada como Santa. Santa Matilde e muito celebrada na Alemanha, na Itália e em Mônaco.

Santa Matilde, rogai por nós !