Nossa Senhora da Agonia - 20 de agosto.

Vamos à História, origem- Portugal.

A festa de Nossa Senhora da Agonia, na cidade de Viana do Castelo, no litoral de Portugal , acontece desde 1783, sedo o dia principal 20 de agosto, que é decretado feriado municipal. Ela é Padroeira dos pescadores locais.

A devoção a Nossa Senhora da Agonia, em Portugal, começou em 1674. Quando a imagem entrou na Capela de Bom Jesus do Santo Sepulcro. Em 1772, começa a festa anual, com devoção dos pescadores vindos da Galiza e de todo o litoral português, nesta festas tinha celebração religiosas e seculares (pagãs, do mundo).

Em 1783, foi autorizada a Sagrada Congregação dos Ritos, o que permitiu que a festa fosse celebrada na Capela de Nossa Senhora da Agonia, uma Santa Missa Solene. Foi marcada a festa oficialmente no dia 20 de agosto, sendo também decretado feriado municipal em Viana do Castelo.

Em 1861 a Festa solene do dia 20 de agosto, torna-se uma festa de vários dias, com atrações religiosas, com procissões, procissões marítimas, etc.. Passou a ter atrações seculares de danças, cantores ao som de violas, e várias outras.

Em 1862, a festa já tinha mais de 50 mil pessoas, no dia da queima de fogos de artifícios. Em 1871, nas festas foram introduzidas touradas, nós dias de hoje já não tem mais. Em 1906, foi introduzida nas festas os Trajes. Em 1908, passou a ter a Parada Agrícola (desfile agrícola). A Festa se expandiu, por toda a cidade de Viana do Castelo.

Em 2009, a tourada foi retirada da festa, muitos acreditavam que com isto diminuiria a número de participantes, o que não ocorreu. A festa continua a atrair milhares de visitantes.

Hoje em dia a programação da festa é intensa e por vários dias. No dia 20 de agosto, tem Procissão no Mar, Procissão na terrar, que na noite anterior são convencionados "Tapetes floridos", nas ruas, para a procissão passar. Além de claro a Santa Missa solene.

Nossa Senhora da Agonia, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!