Santos Anjos da Guarda

02 de outubro - Santos Anjos da Guarda

Quando rezamos o Creio, temos que acreditar no que a Igreja Católica nos diz, Ela professa a existência dos anjos como uma verdade de fé. Isto já nos basta para acreditarmos nos Anjos. Então vamos começar com a sua Oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou, a piedade Divina, sempre me rege, me guarde, me ilumina, Amém!" Esta é a oração que devemos rezar todos as noites antes de dormir ou ao se levantar. Pois o Nosso Anjo da Guarda, nos acompanha desde a nossa concepção. Ele nos conhece mais, do que nós mesmo nos conhecemos. Sabe de nossos costumes, nosso comportamento, por isto devemos pedir sua proteção, e que ele nos guie. É um amigo infinitamente superior nós e esta sempre a nossa disposição.

Mas Deus nos deu o livre arbitro, logo nosso Anjo não interfere em nossa vontade. Se estamos vivendo, como Jesus nos ensinou, o nosso Anjo vai nos orientar, falando com a gente pelo nosso silêncio, nos dando o discernimento, no coração. Muitas vezes, deixamos de ir a um lugar e uma tragédia acontece, se estivéssemos lá teria acontecido uma desgraça com a gente. São João Bosco, pedia sempre a ajuda dos Anjos nas horas de tentações, ele dizia: "Seu Anjo da Guarda, deseja ajudar você, mais do que você deseja ser ajudado por Ele". E disse mais: "Se você encontra-se em algum perigo da alma e do corpo, invoque o Anjo da Guarda, e eu, tenho a certeza de que Ele, o assistirá e o livrará". São Basílio Magno nos diz: "Cada fiel tem ao seu lado um Anjo como protetor e pastor, para o conduzir durante sua vida". Isto é, vida terrena. Em Hebreus temos: "Os Anjos são todos espíritos a serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério em favor daqueles que hão de herdar a salvação".

O Catecismo da Igreja Católica, nos artigos 328 a 352 afirma: (Resumo) Os anjos são criaturas. Eles foram criados por Deus por amor e para o serviço de Deus. Criaturas espirituais, eles não têm um corpo físico. São invisíveis, embora, possa se tornar visível como em Tobias e outras passagens na Bíblia. São imortais. São seres pessoais, não existe um Anjo igual ao outro, como os seres humanos. Eles podem ver Deus face a face. São mensageiro de Deus. A palavra Anjo significa mensageiro. Todo que os Anjos faze está de acordo com a vontade de Deus.

Santos Anjos da Guarda, rogais por nós !