Santa Joana D'Arc

Dia 30 de maio _ Santa Joana D'Arc

Nasceu, em 6 de janeiro de 1412, em Domrémy, na região francesa de Lorena, filha de Jaques D'Arc e Isabel. Cresceu no meio rural, não alfabetizada, sua assinatura era uma cruz.

Com 13 anos Santa Joana, começou a ouvir "vozes", do São Miguel, da Santa Catarina de Alexandria e Margarida de Antioquia, avisando que ela teria uma grande missão e devia se preparar para isto. Seus pais não acreditaram, e começaram a achar que estava doente.

A França estava em guerra com a Inglaterra. E estava perdendo, o rei foi deposto e os ingleses tentando ficar com o trono. A mensagens é que ela recebera é que, deveria expulsar os invasores de Orleans e reconduzisse o rei Carlos VII ao trono.

Aos 18 anos encontrou-se com o rei Carlos VII, que concordou em seguir seus conselhos, por achar que realmente ela tinha em si o sinal de Deus. Santa Joana falou com o rei assuntos que na verdades eram segredos militares e que ninguém conhecia. Então deu ele lhe deu a chefia de seu exército. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordado, chamou os comandantes à luta pela pátria e por Deus.

Uma batalha tendo uma jovem no comando do exército, que nada entendia de táticas e estratégias militares foi inenarrável. Os franceses venceram.

Rei Carlos VII, foi coroado na catedral de Reims, como era a tradição. A luta pela reconquista demorou aproximadamente um ano, ele desejou voltar para sua vida simples. Mas, o rei pediu a ela para continuar no comando do exército na conquista de Paris. Foi, mas a traíram e foi ferida, sendo vendida para os ingleses, que a juraram por heresia. Num processo completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética".

Morreu em 30 de maio de 1431, na praça do Mercado Vermelho, em Rouen, tinha 19 anos, morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria.

Se não fossem fatos conhecidos e comprovados, seria difícil, acreditar na existência de Santa Joana D'Arc, que deu sua vida para libertar sua pátria e seu povo.

O Papa Calisto III, reparou a injustiça a reabilitando e reconhecendo suas virtudes e heroicas.

Em 1909, foi beatificada pelo Papa São Pio X. Em 1920 o Papa Bento XV, canonizou Santa Joana D'Arc, sendo proclamada padroeira da França. Padroeira dos soldados.

Santa Joana D'Arc, rogai por nós!

Santa Joana D'Arc