Santo Hilário de Poitiers - 13 de Janeiro -

Nasceu em 315, de família rica e pagã. Busco na filosofia, a resposta sobre a verdade, mas só encontrou, quando estudou os Evangelhos, assim se converteu ao Cristianismo, foi batizado com 30 anos, juntamente com sua esposa e filha. Passando a viver como cristão.

Era tempo de paz, a Igreja já não era perseguida, mas existia a teologia ariana, que negava a divindade de Jesus Cristo. Por Santo Hilário, levar uma vida exemplar, e, pelos seus conhecimentos espirituais e intelectuais, o clero queria elegê-lo Bispo de Poitiers, uma decisão difícil, tanto para ele, que teria que abandonar parcialmente a família, e para a Igreja, pois já se começava o celibato para o clero. Mas ele aceitou o desafio.

Como Bispo, começou a combater as heresias dentro da Igreja, por sua fé, conhecimento, suas convicções e argumentos, passou a ser chamado de "o Atanásio do Ocidente". Por sua coragem no enfrentamento com os hereges, os cristão passaram a respeita-lo mais ainda. Assim dizia: "Enganam-se os que acreditam que me farão calar. Falarei pelos escritos, e a palavra de Deus, ninguém pode aprisionar, Ela voará livre".

Mesmo sendo perseguido pelo imperador, e tendo que se exilado no Oriente, isto não o abalou. Aproveitou este tempo para estudos. Aprendeu o grego, conheceu comunidades cristãs mais antigas, que lhe passaram sábios ensinamentos sobre a Igreja.

No exílio, por 5 anos, Santo Hilário escreveu, dois livros, contra os imperadores Constâncio e Auxêncio. Escreveu comentários dos Salmos, sobre a Santíssima Trindade e outras obras. Compôs hinos litúrgicos e que ajudaram a aproximação dos fiéis, com a teologia, mantendo as pessoas mais unidas e participativas nas celebrações.

Quando retornou para a França, reassumiu a diocese, passado um conhecimento ainda maior para os fiéis. Ele sempre amparou sua família. Sua esposa entrou para a vida monástica, com sua ajuda e aprovação. Também ministrou o Sacramento do Matrimônio para sua filha.

Morreu no ano de 367, sendo venerado pelos fiéis imediatamente após sua morte. Foi Canonizado pelo Papa Pio IX. È considerado Doutro da Igreja. Sua festa é comemorada em 13 de janeiro. É padroeiro dos que combatem as heresias e falsas teologias, dentro da Igreja de Cristo.

Algumas frases de Santo Hilário:

  • "A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levar Jesus Eucarístico no nosso peito".
  • "Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada".
  • "As honrarias desse mundo são negócios do demônio".
  • Deus só sabe ser amor, e só sabe ser Pai. E quem ama não é invejoso, e quem é Pai o é totalmente".
  • Santo Hilário, rogai por nós!