Nossa Senhora da Porta de Otuzco - 15 de dezembro - em construção

Padroeira do Norte de Peru - Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Em 1674, quando a cidade de Trujillo, vizinha da cidade de Otuzco, estava ameaçada de invasão por uma frota de piratas. Estes mesmo piratas, já tinham invadidos outras cidades no Equador e também no Peru.

Os moradores de Trujillo, enviaram pessoas as outras cidade e vilas da região, principalmente Otuzco, que ficava a 70 km Trujillo. Em Otuzco, não tinham como se defender, então recorreram a Nossa Senhora, e colocaram na porta da cidade uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que tinha vindo da Venezuela anos antes. A imagem ficava no Altar da Igreja, era a Padroeira da cidade. Tinha um decreto do Vice-reinado, que a Imagem só poderia sair da Igreja em procissão, no dia da festa. Os fieis, relutaram para tirar a imagem do local, mas diante das circunstância era a única opção que tinham.

Assim sendo a Imagem, que tinha um metro de altura, foi colocada em cima de uma rocha de 25 cm de altura todas forrada de prata. Por três noites e três dias os fieis, ficaram lá rezando aos pés da Imagem.

Os piratas, (alguns dizem ser protestantes holandeses), cuja superioridade numérica e força era evidente, resolveram, não mais atacar a cidade. Nem Otuzco, nem Trujillo, nem Huanchoco, foram atacadas. Os historiadores até hoje não entende o motivo da retirada. Mas para nós católicos, foi a Nossa Senhora que protegeu a cidade e seu moradores. Pois, como se diz: "Peça a Mãe que Ela atende" eles pediram e Nossa Senhora atendeu.

Assim os fieis passaram a comemorar no dia 15 de dezembro de cada ano a festa de Nossa Senhora da Porta de Otuzco. Em 2012 a festa foi declarada oficial pelo governo peruano. Dias antes da festa, fieis, fazem a caminhada de 73 Km de Trujillo para o "Santuário da Virgen de La Puerta", em Otuzco.

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!

Nossa Senhora da Porta, rogai por nós.