São João José da Cruz

05 de março - São João José da Cruz

Nasceu no dia 15 de agosto de 1654, ilha de Ischia, Itália. Nome de batismo Carlos Caetano Calosirto. Filho de José e Laura. De família rica, os primeiros estudos foi no Colégio dos Agostinianos. Com 15 anos entrou na Ordem dos Franciscanos Descalços, os "Acantarinos", pois vieram da Reforma de São Pedro de Alcântara. Escolheu esta Ordem pelas Regras rígidas, e esta ligado ao convento de Santa Lúcia de Nápoles. Ao entrar para o noviciado assumiu o nome de João José da Cruz. Seu diretor no noviciado foi o padre José Robles.

Em 1671, o irmão José João da Cruz, juntamente com 11 padres, foram enviados para Piedimonte d'Alife. Foram construir um convento. Mas, eles encontraram dificuldades, o irmão José João da Cruz era o mais novo de todos, começou a trabalhar duro, fazendo ele mesmo sozinho fez o alicerce. Com isto todos se animaram, tanto os padres, como a população. Assim um grande convento foi construído em um tempo recorde.

Em 1677, São João José da Cruz é ordenado sacerdote. Com 24 anos, foi nomeado mestre dos noviços. Depois nomeado Guardião da Ordem do Convento de Piedimonte. Como reitor, construiu um convento menor, no local chamado "Ermo", e um lugar que ate os dias de hoje se fazem peregrinação, principalmente que busca retiro espiritual. São João José da Cruz construiu ainda o convento de Granelo em Portici, em Nápoles.

São João José da Cruz, jejuava, comia apenas uma vez por dia e dormia pouco. Levantava-se sempre a noite para agradecer e louvar a Deus pelo dia presente. Era muito humilde. A população o considerava santo ainda em vida. Dava uma atenção especial aos mais necessitados e doentes. Buscava seguir o passos de São Francisco de Assis.

Em 1702, foi nomeado vigário provincial dos Alcantarinos da Reforma de São Pedro. Sob seu comando a ordem se expandiu por toda Itália, cresceu também em vida de santidade. Isto chamou a atenção da Santa Sé, e os dois ramos dos Alcatarinos voltaram a se unir. O convento de Santa Lúcia, retornou aos padres da Itália, e São João José da Cruz, volta para lá. Lá viveu, por mais 12 anos. Várias curas foram acreditadas por sua oração.

Morreu em 5 de março de 1734. foi sepultado no convento de Santa Lúcia. Foi Beatificado pelo Papa Gregório XVI em 1839. Seus restos mortais foram trasladados para Ilha de Ischia, para o Convento da Ordem Franciscana.

São João José da Cruz, rogai por nós !