São Tomé, Apóstolo

03 de julho - São Tomé, Apóstolo

São Tomé foi um dos doze apóstolos. Era judeu, da Galileia. Também chamado de Dídimo. Como todos os apóstolos, seguiu Jesus por 3 anos, durante a vida pública de Jesus. Estava presente no dia de Pentecoste, recebeu o Espírito Santo. Sabe-se que foi pregar o Evangelho na Índia.

Quando falaram a São Tomé, que Jesus havia ressuscitado, disse: "Se eu não vê, e colocar a minha mão na ferida Dele, não acredito". Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando as portas trancadas. Então Jesus apareceu no meio deles e disse: "A paz esteja convosco !" Depois disse a Tomé: "Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas, homem de fé". Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor é meu Deus "!

Outra ocasião, São Tomé disse: "Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho ?" - Jesus respondeu: "Eu sou o caminha a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai sem ser por mim".

Após a ressurreição e o Pentecoste, São Tomé, assim como todos os Apóstolos, saiu para pregar o Evangelho, onde o Espírito Santo iluminar. Assim, pregou aos Pardas, aos Medos e aos Persas. Fatos apontam que ele foi o primeiro a pregar o Evangelho na Índia, onde foi perseguido.

Documentos comprovam a ida de São Tomé, para a Índia, e seu martírio. Quando os portugueses chegaram na Índia, descobriram a cripta onde está sepultado o corpo do Santo, também como suas relíquias, um pouco de sangue coagulado e um pedaço de uma lança que o feriu de morte.

Os católicos de Malabar, na Índia, cultuam São Tomé há dois mil anos. Ele é considerado o primeiro a pregador Cristão pela população local.

Em dezembro de 2004, um tsunami devastou totalmente a região. Dizem que, São Tomé fincou um poste e afirmou que as águas do mar jamais ultrapassaria aquela marca. Em frente o poste, foi construída uma Igreja em honra a São Tomé, e lá também ficaram suas relíquias. Realmente as águas do mar não passaram daquela marca e tudo lá ficou intacto. O poste continua no mesmo lugar até hoje. Por isso, alguns hindus da região pararam de perseguir os cristãos do local.

São Tomé, rogai por nós.