Beato Antônio Maria Schwartz

15 de setembro - Beato Antônio Maria Schwartz

Nasceu em 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria. Seu pai era operário. De família numerosa. Antônio Schwartz e seu 12 irmãos, estudavam na casa paroquial. Aos 15 anos seu pai morreu, teve uma grande depressão, por 2 anos. Em 1869, foi estudar com os padres Peiaristas. Lá conheceu, São José Calazans, o fundador da obra, e tornou-se seu devoto extremo. Três anos depois as atividades das escolas de Pias e da própria Ordem foram suspensas na Áustria. Para completar seus estudos, entrou no seminário diocesano, pois queria seguir uma vida religiosa. Passou nesta época por duas enfermidades, ambas curadas, segundo ele, por intercessão de Nossa Senhora.

Em 1875, ordenou-se sacerdote e assumiu o segundo nome. Passando a ser chamado de padre Antônio Maria Schwartz, foi capelão por 4 anos. Depois foi para Viena, para ajudar espiritualmente, aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia de Schshaus. Além evangelizar operários e os jovens aprendizes em formação profissional. E a população em geral. Ficou doente algumas vezes, mas não desanimou.

Para facilitar uma aproximação, fundou a "União dos Aprendizes Católicos sob a proteção de São José Calazans", continuou suas atividade pastorais e a assistência aos doentes no hospital.

Após 4 anos, pediu ajuda financeira ao Cardeal de Viena, mas este disse não ter recursos para ajuda-lo.

Padre Antônio ficou doente e precisou ficar no hospital das Irmãs da Misericórdia, por 2 anos. Então o Cardial começou a ajuda-lo.

Em 1888, fundou o jornal "Artesanato cristão", que escreveu por muito tempo sozinho. Conseguiu, construir a Igreja de Viena, pensando nos operários. Um Igreja simples que ficava entre as casa da população. Ali, fundou a "Congregação dos Pios Operários", adotando as Regras de São Calazans, que existe até hoje. Viveu à frente da congregação por 40 anos, mas permaneceu fiel à Igreja de Cristo, acima de tudo. Foi ao parlamento para conseguir o repouso dominical dos operários.

Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 1998.

Beato Antônio Maria Schwartz, rogai por nós !