São Benigno

13 de fevereiro - São Benigno

São Benigno de Todi, foi o primeiro dos 18 santos com o nome de Benigno. Nasceu em Todi, região próxima a Roma. Foi um sacerdote do início do cristianismo, era muito querido, de bom carácter e muita bondade.

Padre Benigno, faz parte dos últimos cristãos perseguidos pelo imperador Maximiano. Quando preso, estava sendo conduzido à Roma, para ser jogado às feras, quando morreu, em consequência das torturas que estava sofrendo. Morreu próximo a cidade de Vicus Martis, onde seu corpo foi deixado pelos soldados e sepultado secretamente pelos cristãos, que viram a distância, seu testemunho e sofrimento até a morte.

Anos depois, quando os cristãos puderam expressar sua fé livremente, no lugar onde São Benigno foi sepultado, foi construída uma Igreja e um Mosteiro Beneditino. Mais tarde aquela pequena cidade passou a ser chamada Priorado de São Benigno. La passou a ser um local de grande peregrinação e sua devoção se espalhou pelo mundo graças aos Beneditinos. Mesmo após o mosteiro ser desativado, séculos mais tarde, as peregrinações continuaram aumentando.

Seus restos mortais foram conservado na Igreja a ele dedicada. Em 1904, seu restos mortais foram transladados para a Igreja de São Silvestre, na cidade do Vaticano, onde foram colocados ao lado do altar maior, estão numa urna de prata. Deixaram, um fragmento de suas relíquias na cidade de Todi, onde São Benigno foi sacerdote.

Em 589, o Papa Pelágio II, incluiu o culto de São Benigno, no Martirológico Romano. Sua festa foi instituída em 13 de fevereiro, dia em que data sua morte.

No início do século XX, a Santa Sé, transferiu todas, ou quase todas as relíquias dos Santos que morreram martirizados no início do Cristianismo para o Vaticano, seu corpo também foi transladado para lá.

São Benigno, rogai por nós !