Santo Vilibaldo

07 de julho - São Vilibaldo.

Nasceu em 22 de outubro de 700, em Wessel, na Inglaterra. Filho do rei Ricardo I, quando criança era criado pelos Monges Beneditinos, que cuidaram de seus estudos e formação religiosa. Decidiu ser Monge.

Em 720, antes de fazer os votos definitivos, saiu na companhia de seu pai e seu irmão, para uma peregrinação, que tinha como destino Jerusalém. Mas em 722, voltou para a Itália quando seu pai morreu. Então ele e seu irmão resolveram ficar em Roma. Dois anos, depois, foi sozinho fazer a peregrinação, percorrendo toda Palestina. Em 729, retornou para Roma.

O papa Gregório II, o enviou para o Mosteiro de Montecassino, que fora reerguido das ruinas, e precisava de Monges. São Vilibaldo, deu um novo animo ao mosteiro, restabelecendo as regrar beneditinas e acordo com a vida espiritual instituído pelo seu fundador São Bento. Mas ele continuava sem os votos definitivos. Focou lá por 10 anos.

Retornou a Roma para se encontrar com o Papa sucessor, Gregório III, que lhe pediu para evangelizar da Germânia (Alemanha). Seu tio era Arcebispo da Alemanha, que estava organizando a estrutura da diocese na região.

Em 740, São Vilibaldo recebeu a ordem sacerdotal definitiva, e foi consagrado Bispo na Alemanha. O Bispo Vilibaldo, construiu uma Catedral, fundou um mosteiro e controlou todos os outros mosteiros, que ali existia.

Resolveu então se tornar um bispo itinerante, colocando-se frente a frente com os fiéis que aos poucos iam se convertendo ao cristianismo. Assim ficou até sua morte.

Morreu em 07 de julho de 878, no mosteiro que fundará em Eichestat, na Alemanha. Tinha fama de santo ainda em vida, logo passou a ser venerado. Sua canonização foi em 1256.

São Vilibaldo, bispo, rogai por nós !