Sta Margarida Maria de Alacoque

16 de outubro - Santa Margarida Maria de Alacoque

Nasceu 22 de julho de 1647, Lautecor, França. Filha de Claudio Alacoque, juiz, e Filiberta Lamym. Tiveram 7 filhos, ela foi a quinta. Quatro de seus filho morreram cedo. Margarida foi batizada pelo seu tio o Pároco Antônio Alacoque, com 3 dias de nascimento. Seu pai morreu quando ela tinha 8 anos. Sua mãe a manda para o internato das Irmãs Clarissas. Com 9 anos fez sua primeira comunhão. Com 10 anos teve poliomielite, ficou paralisada. Milagrosamente ficou curada, 4 anos depois, de consagrar a Virgem Maria.

Seu tio, irmão de sua mãe, se tornou governador, mais, isto tornou a vida para sua mãe viúva, pior. Ele tomou tudo que ela tinha, e a mantinha, presas dentro de casa, não permitindo nem que fosse a igreja. Santa Margarida, se apegou a Deus, e comparando seu sofrimento ao de Jesus, via que sofria pouco. O que mais lhe entristecia e ver sua mãe triste.

Quanto tinha 16 anos, sua mãe recuperou sua propriedade, e queria que ela se casasse, lhe dizendo que os votos que fizera quando criança não valiam. Neste período sua mãe fica doente, ela vai até a Igreja reza e sua mãe se cura. Com 18 anos, sua família lhe obrigava a ir as festas sociais, mas isto a entristecia, pois queria ficar em silêncio e orações.

O demônio lhe atentava com pensamentos, que se tornando religiosa, não seria capaz de perseverar, e teria que voltar envergonhada para casa e seria desprezada. Rezou a Nossa Senhora, que revelou, que Ela sempre a preservaria e a defenderia. Um dia após a comunhão, sentiu jesus, dizer em seu íntimo: "Sou o melhor que nesta vida pode escolher. Se te decidir a dedicar a Meu serviço, terá paz e alegria. Se ficar no mundo terá tristeza e amargura". Assim se decidiu a ser religiosa.

Em 1669 Margarida Alacoque fez sua confirmação, acrescentando a seu nome Maria. Em 1671 foi admitida na Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Uma e sua amiga de noviciado assim falou dela: "Margarida deu muito bom exemplo às irmãs por sua caridade; jamais disse uma só palavra que pudesse incomodar a alguém, e demonstrava grande paciência, para suportar as repreensão humilhação que recebia". Pudera, ela foi colocada exatamente para ajudar a irmã de caráter mais forte, e rabugenta, que tinha no convento. Um ano depois vez seus votos definitivos.

Em 27 de dezembro de 1673, lhe aparece pela primeira vez o Sagrado Coração de Jesus. Ela pediu permissão para ir ao Santíssimo toda quinta-feira, das 21:00 à 24:00 horas. Lembrava as 3 horas de Jesus no Horto das Oliveiras. Quando abriu o Sacrário lhe apareceu Jesus, como no quadro do Sagrado Coração de Jesus, que temos em casa. Nesta visão Jesus com o Seu coração na mão, coroado de espinhos e lhe disse: "Eis aqui o coração que tanto amou às pessoas e em troca recebe ingratidão e esquecimento. Você deve procurar me desagravar". Assim ela deveria fazer, que todos tivessem a devoção ao Seu Coração. Na segunda aparição lhe pediu que todos fizessem a adoração em todas as primeiras sexta-feira do mês. Na terceira visão, Jesus lhe falou da ingratidão do povo, com referencia ao amor de Seu coração, principalmente os devotos.

Em 16 de junho de 1675, a última visão do Sagrado Coração de Jesus, foi no segundo domingo após o Pentecoste. Jesus pediu que se fizessem um festa em honra do Sagrado Coração, na primeira sexta-feira após a Festa de Corpus Christi. A adoração de seu coração deve servir como expiação das abominações infligidas a Ele.

Deixou a Santa Margarida Maria, dose promessas a quem fosse devoto de Seu Coração. Ela pediu para que escolhesse outra pessoa, para fazer as divulgações, mas Ele disse que já a tinha escolhido.

Por causa de suas visões, Santa Margarida Maria Alacoque, as outras irmãs passaram a hostiliza-la, mas ela aguentava tudo pacientemente. Relatou a superiora, pois Jesus lhe dissera não faça nada sem a permissão da superiora, pois o demônio não tem poder sobre quem é obediente. Santa Margarida adoeceu, a superiora falou para ela, acreditarei nas suas visões se você pedir ao Sagrado Coração de Jesus e ficar curada. Ela assim o fez e ficou curada imediatamente. Então a superiora acreditou.

Um Jesuíta o padre São Claudio de Colombiere, que era capelão do convento levou os acontecimento aos Jesuítas e estes ajudaram a espalhar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, pelo mundo. Em 1676 o padre se tornou confessos da Duquesa de York, e foi para a Inglaterra.

Santa Margarida Maria, relatou o que acontecia com ela em relação as hostilidades das outras irmãs. Em 1678, a superiora ordena que parassem com as hostilidades, mas a Santa continuava a ser maltratada. Em 1684, Madre Melin assume como superiora e nomeia a Santa como sua assistente e mestra das noviças, ela ensina as noviças a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Agora Santa Margarida Maria já estava autorizada e difundir a devoção na ordem da Visitação.

Antes de sua morte, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada em sua Ordem Religiosa. Morreu no dia 16 de outubro de 1690. Em 11 de junho de 1899, o Papa Leão XIII, consagrou o mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus. Um mês depois recomendou a sua devoção.

O Sagrado Coração de Jesus disse-lhe: "Se quiser me agradar confie em mim. Se quiser me agradar mais, confie mais. Se quiser me agradar imensamente, confie imensamente em Mim". Os devotos do Sagrado Coração de Jesus, devem recitar de vez enquanto esta duas orações: "Jesus manso e humilde de coração, faz nosso coração semelhante ao Vosso". "Sagrado Coração de Jesus. Em Vós confio".

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!