Santo Anacleto ou São Cleto, terceiro Papa

26 de abril - Santo Anacleto ou São Cleto, terceiro Papa

Nasceu no ano 25, em Atenas, na Grécia. Nome de nascimento Anákletos ou Klétos. Filho de Antíoco. Viveu no primeiro século depois de Cristo. Convertido a fé cristã, foi discípulo de São Padro, que o batizou e ordenou-o sacerdote na Igreja de Roma.

Santo Anacleto, foi o terceiro Papa, sucedeu o Papa Lino, que também fora discípulo de São Pedro. Foi eleito Papa no ano de 76, foi Papa por 12 anos, nesta época os imperadores foram, Vespasiano e Tito.

A princípio, se achava que Santo Anacleto e São Cleto fossem duas pessoas distintas, tanto que se comemorava o primeiro nome em 26 de abril e outro em 13 de julho. Estas duas festa constavam no Martirológico Romano. Mas este erro, foi feito por quem copiava, pois viu abreviado em algumas lista dos Papas o nome de Anacleto por Cleto. Mas baseados em estudos do Duchesne, chegaram a conclusão e Anacleto e Cleto, são as mesmas pessoas, assim, a congregação dos Ritos em 1960 aboliu a festa de 13 de julho, permanecendo apenas o dia de Santo Anacleto em 26 de abril.

Durante seu pontificado, ordenou 25 sacerdotes, aos quais impôs a tonsura (corte no cabelo de forma arredondado, quando se recebia o primeiro grau de Ordem no Clero, colocamos uma imagem, para uma ideia real de como era), também chamado de "prima tonsura.

O próprio Papa supervisionou a construção de seu Túmulo, que ficou perto do Túmulo de São Pedro.

Alguns dizem que morreu martirizado, pelo imperador Domiciano, mas isto não corresponde com as data, pois o imperador assumiu no ano 90. Logo a hipótese provável, que não foi mártir.

Morreu no ano 88, em Roma, Itália. Após 12 anos de pontificado. Seu sucessor foi o Papa Clemente I. Seu corpo é conservado na Igreja de São Pedro, no Vaticano.

São Anacleto, terceiro Papa, rogai por nós !