Nasceu no ano 25, em Atenas, na Grécia. Nome de nascimento Anákletos ou Klétos. Filho de Antíoco. Viveu no primeiro século depois de Cristo. Convertido a fé cristã, foi discípulo de São Padro, que o batizou e ordenou-o sacerdote na Igreja de Roma.
Santo Anacleto, foi o terceiro Papa, sucedeu o Papa Lino, que também fora discípulo de São Pedro. Foi eleito Papa no ano de 76, foi Papa por 12 anos, nesta época os imperadores foram, Vespasiano e Tito.
A princípio, se achava que Santo Anacleto e São Cleto fossem duas pessoas distintas, tanto que se comemorava o primeiro nome em 26 de abril e outro em 13 de julho. Estas duas festa constavam no Martirológico Romano. Mas este erro, foi feito por quem copiava, pois viu abreviado em algumas lista dos Papas o nome de Anacleto por Cleto. Mas baseados em estudos do Duchesne, chegaram a conclusão e Anacleto e Cleto, são as mesmas pessoas, assim, a congregação dos Ritos em 1960 aboliu a festa de 13 de julho, permanecendo apenas o dia de Santo Anacleto em 26 de abril.
Durante seu pontificado, ordenou 25 sacerdotes, aos quais impôs a tonsura (corte no cabelo de forma arredondado, quando se recebia o primeiro grau de Ordem no Clero, colocamos uma imagem, para uma ideia real de como era), também chamado de "prima tonsura.
O próprio Papa supervisionou a construção de seu Túmulo, que ficou perto do Túmulo de São Pedro.
Alguns dizem que morreu martirizado, pelo imperador Domiciano, mas isto não corresponde com as data, pois o imperador assumiu no ano 90. Logo a hipótese provável, que não foi mártir.
Morreu no ano 88, em Roma, Itália. Após 12 anos de pontificado. Seu sucessor foi o Papa Clemente I. Seu corpo é conservado na Igreja de São Pedro, no Vaticano.
São Anacleto, terceiro Papa, rogai por nós !