Dedicação: da Basílicas de São Pedro e da Basílica de São Paulo - 18 de novembro.

O Papa Silvestre que fez a de dedicação a Basílica de São Padro, entre os anos de 314 à 335.

O Papa Silício que fez da dedicação da Basílica de São Paulo. entre os anos de 384 à 399.


Foi resolvido, que se fizessem, uma Festa para comemora as duas mais importantes Basílicas da Santa Igreja Católica. O dia escolhido foi 18 de novembro.

A Basílica do São Pedro fica no Vaticano, já a Basílica de São Paulo, do lado de fora dos muros do Vaticano, logo em Roma.


Vamos à história:


História da Basílica de São Pedro:

A Basílica de São Pedro e á maior de todas as Basílica da igreja Católica, ocupa uma área de 60 mil metros quadrados e tem capacidade para 60 mil pessoas, encontra-se nela os restos mortais de São Pedro, Apóstolo, nosso primeiro Papa.

O início de sua construção foi em 323, pelo imperador Constantino, a pedido de sua mãe, Santa Helena, sobre o túmulo de São Pedro.

A Basílica de São Pedro (que na realidade era uma Igreja), foi demolida pelo Papa Júlio II, onde se construiu uma maior, desenhada por Bramante, em forma de uma Cruz grega.

Em 1506, o Papa Paulo III, pediu a Michelangelo que construísse a Cúpula da Basílica, uma das mais bonitas de todas. Michelangelo, começou a construção ate 1546 à 1564, quando faleceu, e em 1564 Carlos Moderno, deu continuidade aos trabalhos, e construiu a fachada e terminou a nave a pedido do Papa Paulo V, entre 1607 à 1614. Em 1623, Bernini, fez o grande Baldaquino do altar-mor, continuou a decoração interior e desenhou as colunas da Praça São Pedro.

Foi no dia 18 de novembro de 1626 que o Papa Urbano VIII consagrou a Basílica dedicada a São Pedro.

História da Basílica de São Paulo:

O Papa Pio IX fez a dedicação da Basílica de São Paulo no dia 18 de novembro, para assim fazer a comemoração juntamente com a Basílica de São Pedro.

Provavelmente foi construída, sobre o local que São Paulo foi enterrado que se construiu a Igreja e sequentemente a Basílica. Que tem aproximadamente 8.500 metros quadros, sendo 131,66 metros de comprimento por 65 metros de largura, e altura de 29,70 metros. Na entrada da Basílica, se encontra uma enorme estátua de São Paulo.

É a segunda das quatros maiores Basílicas Católicas. A primeira e da Basílica de São Pedro, segunda de São Paulo e seguindo a de Santa Maria maior e São João de Latrão, sede da Diocese de Roma.

A Basílica (Igreja) construída primeiramente por Constantino, foi restaurada de 440 à 461, pelo Papa Leão.

Em 15 de julho de 1823, um incêndio destruiu a Basílica de São Paulo, mas foi reconstruída novamente e ficou muito maior e mais bonita.

No Altar-mor, tem uma placa de mármore indicando o lugar , onde São Paulo Apóstolo, foi sepultado, com a inscrição: "Paulo, Apóstolo, Mártir".

Assim nos diz o Papa Bento XVI, em 2009, na celebração desta festa de dedicação das Basílicas: "esta festa nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja. Queridos jovens, amem a Igreja e cooperem com entusiasmo em sua edificação".

Senhor, fazei-nos amar cada vez mais Sua Igreja, com entusiasmo e dedicação.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!