Liturgia - 24/11/2024 - Domingo - Tempo comum - Missa de Solenidade - Cor branco -
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo - Rei do Universo.
Hoje - Proibido à Missa de Defuntos, mesmo Exéquias.
Santo do dia - São Colmano, Bispo de Cloyne.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Jesus, Cristo Rei, O Alfa e o Ômega… Princípio e Fim!!!
Hoje, com a Celebração do Cristo Rei, termina o ano Litúrgico, e no próximo Domingo, com a Primeira Semana do Advento (quatro semanas que antecede o Natal: Nascimento de Jesus), Começa o Ano Novo Litúrgico. (Obs.: Colocaremos uma Matéria no Quinta-feira dia 18, explicação do Calendário Litúrgico).
Neste sentido a Liturgia de hoje, é voltada a Jesus Cristo Rei dos nossos corações. (Jesus falou que Seu Rei não é deste mundo, mas Ele veio para ensinar a Verdade).
Primeira Leitura, Deus, através de uma visão ao Profeta Daniel nos diz que; o Reinado de Jesus É Eterno e Todos os povos, nações e línguas O Respeitarão…
Com o Salmo podemos dizer: O Senhor Reina, Revestido de Majestade.
Segunda Leitura; em Apocalipse vemos de novo, através de uma visão ao Apóstolo São João, Deus nos fala que; o Senhor Rei do mundo, nos livrou dos nossos pecados, com Seu Sangue e fez de nós um Reino de sacerdotes (Santos) de Deus Pai, a Ele Glória e Poder pelos Séculos dos Séculos. Entre nuvens Todos O verão, ao Todo Poderoso, ao Alfa e o Ômega Todas as raças baterão no peito e dirão: Assim seja, Amém!
No Evangelho, Jesus disse a Pilatos que o Reino Dele Não é deste mundo, se fosse desse mundo, seus súditos teriam lutado para que os judeus Não O Entregasse. E Pilatos perguntou a Jesus; então Tu És Rei? É o que dizes: Eu Sou Rei, Para isso Nasci, para isso vim ao mundo, para Testemunhar a Verdade. Quem É A Favor da Verdade escuta minha Voz!
Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados para que seja a favor da Verdade de Jesus, aceitando-O como Rei da nossa vida, vivendo com Obediência e Fidelidade os Ensinamentos de Jesus no dia a dia.
Te Agradecemos Jesus, por Ser o Rei dos nossos corações, de nossa vida!
Te Agradecemos Jesus, por Sua Presença em nossa vida, por nossa família, parentes, amigos e os que estão a frente da Sua Igreja.
Te Agradecemos Jesus, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas.
Envia Senhor da Messe, Santos e Dignos Sacerdotes, e despertar nos Batizados do quatro cantos do mundo Gratos pessoas comprometidas com a Sua Verdade.
Dai Senhor a Todos nós a Vossa Bênção, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Antífona de Entrada - Apocalipse 5: 12; 1: 6b.
O Cordeiro Imolado É Digno de receber o Poder, a Riqueza, o Saber, a Força, a Honra, a Glória e o Louvor. A Ele a Glória e o Poder pelos séculos dos séculos. - Amém.
Oração da Coleta.
Deus Todo Poderoso e Eterno, que no Vosso Amado Filho, Rei do Universo, quis instaurar todas as coisas, concedei-nos propício que todas as criaturas, libertas da escravidão do pecado, sirvam a Vossa Magestade e Vos Glorifique Eternamente.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os Séculos dos séculos. - Amém.
Primeira Leitura - Daniel 7: 13-14.
Leitura da Profecia de Daniel.
Continuei olhando, e na visão noturna notei vir nas nuvens do céu uma figura humana, que se aproximou do Ancião e foi apresentar-se diante Dele. Deram-Lhe Poder Real e Domínio: todos os povos, nações e língua O respeitarão. Seu Domínio É Eterno e não passa, Seu Reino não terá fim.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo - 92 (93): 1ab. 1c-2. 5. (R. 1a.).
"O Senhor Reina, Vestido de Majestade." (Resposta).
O Senhor Reina, Vestido de Majestade,
O Senhor, vestido e cingido de Poder. (R.).
Assim está firme no mundo e não vacila.
Teu Trono está firme desde sempre,
Tu És eterno. (R.).
Teus Mandamentos são eficazes;
à Tua Casa corresponde a Santidade,
o Senhor, por dias sem fim. (R.).
Segunda Leitura - Apocalipse 1: 5-8.
Leitura do Livro do Apocalipse.
Jesus É a Testemunha Fidedigna, o Primogênito dos mortos, o Senhor dos reis do mundo. Àquele que nos amou e nos livrou de nossos pecados com Seu Sangue, e fez de nós um Reino, sacerdotes de Deus Seu Pai, a Ele a Glória e o Poder pelos séculos dos séculos, amém.
Eis que chega entre nuvens: todos os olhos O verão, também os que O transpassaram; e todas as raças do mundo baterão no peito por Ele.
Assim É, Amém.
"Eu Sou o alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, Aquele que É e Era e Será, o Todo Poderoso.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Aleluia - São Marcos 11: 9-10.
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
"Hosana ! Bendito o que vem em Nome do Senhor. Bendito o Reino de nosso Pai Davi que chega. Hosana ao Altíssimo !" (Refrão).
Evangelho - São João 18: 33b-37.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.
Glória a Vós Senhor.
Pilatos, chamo Jesus e lhe perguntou: "És Tu o Rei dos judeus?
Jesus respondeu: "Dizes isso por tua conta, ou foram outros que te disseram de Mim?"
Respondeu Pilatos: "Como se eu fosse judeu ! Tua nação e os sumos sacerdotes Te entregaram a mim. que fizeste?"
Jesus Respondeu: "Meu Reino não é deste mundo. Se Meu Reino fosse deste mundo, Meus servidores teriam lutado para que os judeus não Me entregassem. Pois bem, Meu Reino não É daqui."
Disse-Lhe Pilatos: "Então Tu És Rei?"
Respondeu Jesus: "É o que dizes. Eu Sou Rei: para isso nasci, para isso Vim ao mundo, para testemunhar a Verdade. quem está a favor da Verdade escuta Minha Voz."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oração de Oferecimento.
Aceitai, Senhor, estes sacrifícios da reconciliação humana e, pelos méritos do Cristo Vosso Filho, concedei a todos os povos o dom da Unidade da Paz.
Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.
Antífona da Comunhão - Salmo 28 (29): 10b-11.
O Senhor Está sentado como Rei Eterno. O Senhor da força a Seu povo, o Senhor abençoa Seu povo com a Paz.
Oração depois da Comunhão.
Senhor, que nos alimentaste com o Pão da Imortalidade, fazei que, obedecendo com Santa alegria aos Mandamentos de Cristo, Rei do Universo, mereçamos viver para sempre com Ele no Reino Celeste.
Ele que Vive e Reina, pelos séculos dos séculos. - Amém.