Liturgia - 05/08/2024 - Segunda-feira - Tempo comum ou Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Missa à escolha. Cor Verde ou branco.
Santo do dia - Santo Osvaldo.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
Que o Espírito Santo nos ilumine….
Voltando ao Livro do Profeta Jeremias, hoje, a Primeira Leitura, nos mostra Hananias, o falso profeta que, profetiza a libertação do povo, isto é, falso profeta que não fala em Nome de Deus, e que em meio ao pecado, dá falsas esperanças ao povo sem que eles mudem de vida, porém, através do Verdadeiro Profetas Jeremias, Deus diz ao falso profeta Hananias: Tu quebrasse os canzis de madeira mas colocará um de ferro no lugar do de madeira no pescoço de toda a nação e dos animais; para servir ao rei da Babilônia, e Jeremias diz aos falsos profetas: escuta, Hananias: Deus não te enviou e tu levas o povo a confiar em mentiras, por isso, assim diz o Senhor; eis que te retirarei da face da terra, neste ano morrerás (porque anunciaste a revolta contra Deus).
Infelizmente, em nossa atualidade não é diferente; muitos pregam a Conversão e outros a diversão. Muitos pregam a Santidade outros a perversidade e a liberdade do mundo. Porém, Deus está de olho em Todos e a Todos fará Justiça, como fez com o falso profeta Hananias.
Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados para que saibam reconhecer quem são os Profetas, que nos ajudam na Santificação diária.
Com o Salmo podemos dizer: "Ensina-me, Senhor, o caminho de Teus Mandamentos, e o seguirei pontualmente."
No Evangelho - Após a morte do Profeta São João Batista, Jesus, Se afasta para o deserto e uma multidão O seguiu a pé para o deserto. Jesus, ao ver a multidão, tomado de Compaixão, curou os doentes e com a hora avançada, os Discípulos pede a Jesus para despedir a multidão para que vá ao povoado comprar alguma coisa para comer, e Jesus diz aos Discípulos, Dai-lhes Vós Mesmo de Comer… Jesus, então Multiplicou cinco pães e dois peixes; abençoando.
Depois de comerem cerca de cinco mil homens, sem contar mulher e crianças, foram recolhidos Doze cestos de pedaços de pães.
Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados a, a Exemplo dos Discípulos a acreditar em Jesus.
Vinde Espírito Santo, ajudar e a Todos a reconhecer de Verdade os Milagres e acreditarem em Jesus, confiando sempre na Divina Providência de Deus, que sempre Provê mais que o necessário para a Igreja cuidar dos que estão próximos e necessitam.
Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.
Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém
Te Agradecemos Jesus, por Todos os Profetas Verdadeiros, que nos ajudam em nossa Caminhada de Conversão.
Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos. Amém!
Os que já estão no Caminho da Conversão, devem Rezar sempre pelos que ainda não estão, principalmente os que estão próximos, isto é, família, parentes e amigos.
Antífona de Entrada - Salmo 69 (70): 2. 6.
Ó Deus, vem livrar-me ! Apressa-Te, Senhor, em socorrer-me !
Eu sou um pobre infeliz ! Deus, apressa-te em favor de mim ! Tu És meu auxílio e meu Salvador, Senhor, não demores !
Oração da Coleta.
Mostrai, Senhor, a Vossa imensa bondade aos filhos que Vos imploram, e dignai-Vos renovar e conservar os Dons da Vossa Graça naqueles que se Glorificam de Vos te por seu criador e sua providência.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.
Primeira Leitura - Jeremias 28: 1-17.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
No quarto ano do reinado de Sedecias em Judá, no quinto mês, Hananias, filho de Azur, profeta natural de Gabaon, me disse no Templo, na presença dos sacerdotes: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: 'Quebro o jugo do rei da Babilônia. Antes de dois anos devolverei a este lugar todos os utensílios do Templo que Nabucodonosor, rei da Babilônia, se apoderou e levou para Babilônia. A Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e a todos os judeus desterrados na Babilônia, Eu os farei voltar a este lugar - Oráculo do Senhor. Porque Eu quebrarei o julgo do rei da Babilônia'."
O Profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, na presença dos sacerdotes e do povo que estava no Templo; o Profeta jeremias disse:
"Amém, assim faça o Senhor ! O Senhor cumpra Tua Profecia trazendo da Babilônia para este lugar todos os utensílios do Templo e todos os que foram tirados desta terra. Mas escuta o que eu digo a ti e a todo o povo: Os profetas que nos precederam, a ti e a mim, desde tempos imemoriais, profetizaram guerras, calamidades e epidemias a muitos países e a reinos extensos. Quando um profeta predizia prosperidade, só ao cumprir-se sua profecia era reconhecido como profeta realmente enviado pelo Senhor."
Então Hananias tirou o jugo do pescoço do Profeta Jeremias e o quebrou, dizendo na presença de todo o povo: "Assim diz o Senhor: Assim quebrarei, antes de dois anos, o julgo do rei da Babilônia, que tantas nações levam no pescoço. O Profeta Jeremias foi embora por seu caminho."
Depois que o profeta Hananias quebrou o julgo que o Profeta Jeremias levava no pescoço, o Senhor lhe dirigiu a Palavra: "Vai dizer a Hananias: Assim diz o Senhor: Tu quebraste um julgo de madeira, Eu o substituirei com um julgo de ferro. Pois assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Julgo de ferro porei no pescoço de todas estas nações, para que estejam submetidas a Nabucodonosor, rei da Babilônia, até as feras selvagens lhe darei como servidores."
O Profeta Jeremias disse ao profeta Hananias: "Escuta-me, Hananias: o Senhor não te enviou, e tu levas este povo a uma falsa confiança. Por isso, assim diz o Senhor: Eu te expulsarei da superfície de terra. Neste ano morrerás, por ter pregado rebelião contra o Senhor."
O profeta Hananias morreu naquele ano, no mês de outubro.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo 118 (119): 29 e 43. 79-80. 95 e 102. (R. 33.).
"Ensina-me, Senhor, o caminho de Teus Mandamentos, e o seguirei pontualmente." (Resposta).
Afasta de mim o caminho falso
e dá-me a Graça de Tua Vontade.
Não afaste de minha boca a palavra autêntica;
pois espero em Teus Mandamentos. (R.).
Voltem a Mim Teus fiéis
que dão atenção a Teus preceitos.
Que meu coração se aperfeiçoe com Tuas Normas,
e assim não fracassarei. (R.).
Os perversos me espreitavam para me perder,
e eu meditava Teus preceitos.
Não me afasto de Teus mandamentos,
porque Tu me instruíste. (R.).
Aleluia - São Mateus 4: 4b.
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
"Não somente de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus". (Refrão).
Evangelho - São Mateus 14: 13-21.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.
Glória a Vós Senhor.
Ao Saber da morte de São João Batista, Jesus partiu daí num barco, sozinho, para um lugar despovoado. Mas a multidão ficou sabendo disso e O seguiu a pé desde os povoados. Jesus desembarcou e, ao ver a grande multidão, sentiu compaixão e curou os enfermos. Ao entardecer, os Discípulos foram Lhe dizer:
"O lugar é despovoado e a hora é avançada; despede as pessoas para que vão às aldeia comprar alimento".
Jesus lhes respondeu: "Não precisam ir; dá-lhes vós de comer."
Responderam: "Aqui não temos mais que cinco pães e dois peixes".
Jesus, disse-lhes: "Trazei-os aqui."
Depois mandou a multidão sentar-se na grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, deu Graças, partiu o pão e o deu a Seus Discípulos; eles o deram às pessoas. Todos comeram, ficaram satisfeitos, recolheram as sobras e encheram doze cestos. Os que comeram eram cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oração de Oferecimento.
Santificai, Senhor, estes dons, que Vos oferecemos como sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmo uma oferta eterna para a Vossa Glória.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão - Sabedoria 16: 20.
Teu povo, Senhor, Tu alimentaste com pão de Anjos, proporcionando-lhes gratuitamente, do Céu, pão de mil sabores, ao gosto de todos.
Ou - São João 6: 35.
Disse Jesus: "Eu Sou o Pão da Vida: aquele que vem a Mim não sofrerá fome, aquele que crê em Mim não passará sede."
Oração depois da Comunhão.
Senhor, que nos saciaste com o Pão do Céu, protegei-nos sempre com o Vosso auxílio, fortalecei-nos todos os dias de nossa vida, e tornai-nos dignos da redenção Eterna.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.