Santa Brígida

23 de julho -Santa Brígida da Suécia

Nasceu em 1303, em Finster, Suécia. Filha Birger Persson e de Ingeborg Bengtsdother. Com 7 anos disse ter tido um sonho com Nossa Senhora. Aos 18 anos casou-se com Ulf Gudmarsson, seu marido também era católico. Tiveram 8 filhos, 4 homens e 4 mulheres. Sendo que uma das filhas se tornou Santa. Santa Catarina de Suécia.

Um de seu filhos morreu. Então, o casal resolveram fazer uma peregrinação até o Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. Quando voltavam, seu marido Ulf ficou gravemente doente. Santa Brígida, teve um sonho onde São Dionísio, disse que seu marido não morreria. Realmente não morreu. Então resolveram viver uma vida consagrada, entraram para o Mosteiro de Alvasta. Onde um de seus filho era monge. Em 1344 Ulf faleceu, deixando Santa Brígida viúva. Foram 28 anos de casamento.

Assim, Santa Brígida retirou-se definitivamente para a vida religiosa. Santa Brígida tinha no coração um projeto de fundar um mosteiro duplo, tendo uma área para homens e outra para mulheres. Daí nasceu a Ordem do Santo Salvador. Que seguiam as Regras de vida de Santo Agostinho. Santa Brígida, viveu no mosteiro até a aprovação oficial da Igreja. Depois da aprovação, ele foi para Roma.

Santa Brígida viveu em Roma por 24 anos. Lá, evangelizou, pensando na moralização dos costumes. Também lutou para que o Papa que fora afastado de Roma, por divisões dentro da Igreja, estava em Avignon, na França, voltasse para Roma.

Com o apoio do rei da Suécia, ela construiu 68 mosteiros, por toda Europa.

Santa Brígida morreu em 23 de julho de 1373, em Roma, Itália. Com sua morte a Ordem do Santo Salvador passou a ser dirigida por Santa Catarina da Suécia, sua filha. Foi canonizada pelo Papa Bonifácio IX em 7 de outubro de 1391. Foi declarada Padroeira da Suécia e da Europa. O local em que morou Santa Brígida na cidade de Roma, foi transformado numa igreja dedicada a ela, na praça de Farnese.

Santa Brígida, rogai por nós !