Liturgia de 09 de Agosto -  

  Quarta-feira  da Semana XVIII - Cor verde -

(Santo do dia -  Santa Teresa Benedita da Cruz, Virgem e Mártir

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

 

Murmurar não, mas, sim rezar!


   Primeira Leitura - Maria ficou retirada do meio do acampamento até que sarasse. Assim que Maria sarou, o povo partiu para Hasert e acampou no deserto de Farã e o Senhor disse a Moisés; envia Doze homens representado as doze tribos de Israel para explorar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias os homens voltaram e relataram a Moisés o que haviam visto nas terras; era uma terra onde mana leite e mel e mostraram os frutos que de lá trouxera…porém, os homens que acompanharam os doze homens das tribos disseram que não podiam marchar contra aquele povo porque pois eram mais fortes do que os israelitas e puseram-se a difamar das terras que Deus havia lhes dado . Então, todo o povo começou a chorar e murmurar contra Moisés e Aarão dizendo; por que o Senhor nos trouxe para morrermos no deserto?

   O Senhor falou a Moisés: Até quando este povo perverso murmurará contra Mim? Por minha Vida – Oráculo do Senhor - Eu os tratarei segundo suas palavras, todos, acima dos vinte ano, exceto Calebe e Josué, morrerão, juro que não entrarão neste país somente…

   –Obs.: Também hoje não está diferente, mediante as heresias e mentiras que alguns tentam implantar na Igreja de Jesus, mas não podemos reclamar e nem desanimar, até porque nós não chegamos na Terra Prometida, isto é, ainda estamos caminhando para o Céus, então vamos rezar para perseverarmos no Caminho para a terra Prometida(Céu) e rezar pela conversão dos heréticos existentes na Igreja de Jesus.


    Vinde Espírito Santo, sobre todos os Batizados para que, não murmurem e sim rezem pela conversão dos hereges.

   Vinde Espírito Santo, ajudar todos os Batizados, a perseverar no Caminho para o Céu, nossa Terra Prometida, o Reino de Jesus!


   Com o Salmo, digamos: "Lembra-Te de mim. Senhor, por amor do Teu povo!"


   Jesus, no Evangelho de hoje, cura a filha de uma mulher Cananéia, isto é, ela não era judia, logo, não era possível que ela conseguisse de Jesus algum milagre, porém, pela sua Fé e persistência, ela conseguiu superar os Discípulos e alcançar de Jesus um milagre.


   Obs.: Que os obstáculos que temos no dia a dia, dentro e fora da Igreja, não seja para nós motivo de desânimo. A exemplo da mulher Cananéia, que não desanimou com o comportamento dos Discípulos, em quer afastá-la de Jesus, sejamos perseverantes na procura de Jesus, na Igreja e na Oração.


   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a seguir o exemplo da mulher do Evangelho; de Fé e Perseverança.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por todos os padres, bispos e leigos que nos ajudam a seguir o Caminho da Terra Prometida (o Céu).

   Te agradecemos Jesus, por todos que, mesmo em meio aos vendavais, existe em Sua Igreja, segue o exemplo de Fé e Perseverança da mulher do Evangelho de hoje.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Obs.: Não murmurar não significa concordar com erros dentro da Igreja ou não fazer nada. Não devemos murmurar e sim rezar!


Primeira Leitura - Números 13: 1-2. 25_14: 1. 26-30. 34-35.


Leitura do Livro dos Números.


   Deus falou a Moisés e disse: "Envia homens, um de cada tribo, para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. enviareis todos aqueles que sejam seus príncipes.

   Ao cabo de quarenta dias, voltaram da exploração da terra. Vieram a Moisés, Aarão e a todo o povo de Israel, no deserto de Fará, em Cades. Fizeram-lhe o seu relato, bem como a todo o povo, e mostraram-lhes os produtos da terra.

   Relataram-lhes o seguinte: "Fomos à terra à qual nos enviastes. Na verdade é terra onde mana leite e mel; eis os seus produtos. contudo, o povo que a habita é poderoso; as cidades são fortificadas, muito grande s também vimos ali os filhos de Enac. Os amalecitas ocupam a região do Negueb; os heteus, os amorreus e os jebuseus, a montanha; os cananeus a orla marítima  ao logo do Jordão."

   Então Caleb fez calar o povo reunido diante de Moisés: "Devemos marchar", disse ele, "e conquistar essa terra: realmente podemos fazer isso." Os homens que o haviam acompanhado disseram: "Não podemos marchar contra esse povo, visto que é mais forte do que nós." E puseram-se a difamar diante dos filhos de Israel a terra que haviam explorado: "A terra que fomos explorar é terra que devora os seus habitantes. Todos aquele que lá vimos são homens de grande estatura. Lá também vimos gigantes (os filhos de Enac, descendência de gigantes). tinham a impressão de sermos gafanhotos diante deles e assim também lhes pareciamos."

   Então todo o povo elevou a voz; puseram-se a clamar, e o povo chorou aquela noite.

   Deus falou a Moisés e a Aarão. disse-lhes:

   "Até quando este povo peverso há de murmurar contra Mim? Ouvi as queixas que os filhos de israel murmuram contra Mim. Dize-lhes: por Minha vida - Palavra do Senhor - Eu vos tratarei segundo as próprias palavras que pronunciaram aos Meus ouvidos. Os vossos cadáveres cairão neste deserto, todos vós os recenseados, todos vós os enumerados desde a idade de vinte anos para cima, vós que tendes murmurado contra Mim. Juro que não entrareis neste pais, a respeito do qual Eu, levantando a mão fiz juramento de nele vos estabelecer. Apenas Caleb, filho de Jofoné, e Josué, filho de Num.

   Explorastes a terra durante quarenta dias. A cada dia corresponde um ano: por quarenta anos levareis o peso de vossas faltas e sabereis o que é o fato de Me abandonardes. Eu falei, eu mesmo, o Senhor; e assim que tratarei toda este povo perverso amotinado contra Mim. Neste mesmo deserto não restará um deles e é ali que morrerão."

 


Salmo 105 (106): 6-7. 13-14. 21-22. 23. (R. 4a)

"Lembra-Te de mim. Senhor, por amor do Teu povo!" (Resposta)


Nós pecamos como nossos pais,

nós nos desviamos, tornamo-nos ímpios;

nossos pais no Egito

não compreenderam as Tuas Maravilhas. (R.)


Bem depressa se esqueceram de Sua obras,

não esperaram pelo Seu Desígnio;

arderam de ambição no deserto

e tentaram a Deus em lugares solitários. (R.)


Esqueceram o Deus que os salvou,

realizando prodígios no Egito,

maravilhas na terra de Cam,

coisas terríveis sobre o Mar Vermelho. (R.)


Então Deus decidiu extermina-los,

não fosse Moisés, seu escolhido,

que intercedeu diante Dele

para desviar Seu furor em destruí-los. (R.)


Evangelho - São Mateus 15: 21-28.



   Jesus, partiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. e eis que uma mulher cananeia, daquela região, veio gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim: a minha filha está horrivelmente endemoninhada". Jesus, porém, nada lhe respondeu. então os Seus Discípulos chegaram a Jesus e pediram-Lhe: "Despede-a, porque vem gritando atrás de nós". Jesus respondeu: "Eu não fiu enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel". Mas ela, aproximou-se postou-se diante de Jesus e pôs-se a rogar: "Senhor, socorre-me!" Ele tornou a responder: "Não fica bem tirar o pão dos filhos e atira-lo aos cachorrinhos". Ela insistiu: "Isso é verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos!" Diante disse, Jesus lhe disse: "Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como queres!" E a partir daquele momento sua filha ficou curada.