Liturgia de 18 de Agosto 2023 -  Sexta-feira  da Semana XIX - Cor verde -

   Santos do dia -  Santa Helena. Clik no nome da Santa e conheça sua vida.

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

    A Fidelidade, o Amor de Deus é para Sempre!


   I Leitura - A Fidelidade, o Amor de Deus é para Sempre! Na Leitura de hoje, Josué convocou uma Grande Assembleia com todo o povo para um brevíssimo resumo, isto é, para relembrar os Grandes Feitos do Senhor na vida do povo. O quão o Senhor foi e É Fiel até hoje com o Seu povo; desde de Abraão nosso pai na Fé, Isaac e Jacó. Deus Está sempre Presente na vida dos que o Teme; Libertando, Curando, Corrigindo e Abençoando… Quanto a nós hoje; o Senhor nos enviou Seu Filho Jesus que nos abriu as porta do Céu nos reconciliando com Deus. A Terra Prometida, isto é, o Céu, o Paraíso nos espera uma Terra onde que não exigiu de nós trabalho algum, nos espera uma Cidade que não construímos e não plantamos. –Vinde Espírito Santo nos ajudar e vivermos como Herdeiros do Céu. Vinde Espírito Santo nos ajudar a colocar Deus em nossa vida agora, porque quando morrermos não fará sentido querermos ir para o Céu.


  O Salmo também nos fala da Fidelidade do Senhor e juntos podemos dizer: "Celebrai ao Senhor porque Ele é Bom! O Seu Amor é para sempre!"


   No Evangelho, Jesus é questionado por um fariseus e vemos que, já naquela época e igualmente hoje, alguns não entendem ou não aceitam que, uma vez casados, o casal não pode se separar. Também neste Evangelho, Jesus aproveita e fala sobre o celibato, isto é, homens e mulheres Religiosos que não podem se casar, isto é, não podem obter família por causa do Reino de Jesus, da Igreja; para estarem livres para "cuidar" dos Batizados, isto é, do povo de Deus. E para os que não entendem, Jesus acrescenta que, nem todos entendem porque não lhes é permitido.


   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que saibam discernir sua Vocação.

   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados, que receberam Sacramentos, para que sejam Fiéis.    

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a sermos Fiéis como o Senhor Deus e conosco, com nossa família. 

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por todos os padres, bispo e leigos que nos ajudam na Caminha para a Terra Prometida, isto é, para o Céu.

   Te agradecemos Jesus, por Seus Ensinamentos.

   Te agradecemos Jesus, por nos ajudar a vivermos a Fé, Esperança e o Amor.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Obs.: Os que não entendem ou não aceitam tal condição para os casados melhor não se casarem. Igualmente os que não concordam com a condição para o Sacerdócio e Religiosos, melhor não se Consagrarem.

Antífona de Entrada -Salmo 73 (74): 20a. 19b. 22b .23.

Lembrai-Vos Senhor, da Vossa Aliança.

Não esqueças até o fim a vida dos Teus pobres.

Levanta-Te, ó Deus, defendei Tua causa.

Escutai a voz daqueles que Vos procuram.


Oração da Coleta -

Deus Todo-Poderoso e Eterno, a Quem o Espírito Santo nos ensina a chamar confiantemente de Pai, fazei crescer o espírito filial em nosso coração para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Senhor, que é Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.



Primeira Leitura - Josué 24: 1-13.

   Leitura do Livro de Josué.


   Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém; convocou todos os anciãos de Israel, chefes, seus juizes e seus oficiais, que se colocaram ordenadamente na presença de Deus. Disse então Josué a todo o povo: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Além do Rio habitavam outrora os vossos pais, Taré, pai de Abraão e de Nacó, e serviram outros deuses. Eu, porém, tomei vosso pai Abraão do outro lado do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã, multipliquei a sua descendência e lhe dei Isaac. A Isaac de Jacó e Esaú. A Esaú dei em herança a montanha de Seir. Jacó e seus filhos desceram ao Egito. Em seguida enviei Moisés e Aarão e feri o Egito com os prodígios que operei no meio deles; depois vos fiz sair de lá. Eu fiz, portanto, os vossos pais saírem do Egito e chegarem ao mar; os Egípcios perseguiram vossos pais com carros e cavaleiros, até o Mar Vermelho. Clamaram então ao Senhor, que interpôs uma nuvem espessa entre vós e os Egípcios, e fez o mar voltar-se sobre eles e cobri-los. Vos vistes com os vosso prórpio olhos o que Eu fiz no Egito, e depois habitastes no deserto por longos dias. Daí Eu vos fiz entra na terra dos Amorreus que habitavam além Jordão. Eles vos fizeram guerra e Eu os entreguei nas vossas mãos e assim tomastes posse da sua terra, pois o destruí diante de voz. Levantou-se então Balac, filho de Sefor, o rei de Moab para fazer guerra a Israel, e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para vos amaldiçoar. Eu, porém, não quis ouvir Balaão; ele teve de vos abençoar e eu vos salvei da sua mão.

   Em seguida, passastes o Jordão para chegar a Jericó, mas os habitantes de Jericó vos fizeram guerra, os Amorreus, o Ferezeus, Cananeus, os Heteus, os Gerseus, Hefeus e os Jebuseus, e Eu os entreguei nas vossas mãos. Enviei vespas diante de vós, que expulsaram da vossa presença os dois reis amorreus, o que não deves nem à tua espada, nem o teu arco. Dei-vos uma terra que não existiu de vós nenhum trabalho, cidades que não construístes e nas quais habitais, vinhas e olivais que não plantastes e dos quais comeis. 


Salmo 135 (136): 1-3. 16-18. 21-22 e 24. (R. 1)

"Celebrai ao Senhor porque Ele é Bom! O Seu Amor é para sempre!" (Resposta)


Celebrai ao Senhor, porque Ele É Bom,

Porque o Seu Amor É para sempre!

Celebrai o Deus dos deuses porque o Seu Amor É para sempre!

Celebrai o Senhor dos senhores,

porque o Seu Amor é para sempre! (R.)


Ele guiou o Seu povo no deserto,

Porque o Seu Amor é para sempre!

Ele feriu reis famosos,

porque o Seu Amor é para sempre!

Ele matou reis poderosos,

porque o Seu Amor é para sempre! (R.)


Ele deu a terra deles como herança,

porque o Seu Amor é pra sempre!

Com herança a Seu servo, Israel,

porque o Seu Amor é para sempre!

Ele nos salvou dos nossos opressores,

porque o Seu Amor é para sempre! (R.)


Aleluia ! - I Tessalonicense 2:13. 

Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Escutai a Palavra de Deus que vos pregamos, não como palavras humanas, mas como na Verdade É, Palavra de Deus, que está produzindo efeitos em vós, os fieis.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 19: 3-12.


   Alguns fariseus se aproximaram de Jesus, querendo pô-Lo à prova. E perguntaram: "É lícito repudiar a própria mulher por qualquer motivo que seja?" Jesus respondeu: "Não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher? E que disse: Por isso o homem deixará pai e mão e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne? De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar". Eles, porém, objetaram: "Por que então, ordenou Moisés que se desse carta de divórcio e depois se repudiasse?" Jesus disse: "Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres, mas desde o princípio não era assim. E eu vos digo que todo aquele que repudiar a sua mulher - exeto por motivo de 'fornicação' - e desposar uma outra, comete adultério".

   Os Discípulos disseram-Lhe: "Se é assim a condição do homem em relação à mulher, não vale apena casar-se". Jesus acrescentou: "Nem todos são capazes de compeender essa Palavra, mas só aqueles a quem é concedido. Com Efeito, há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Que tiver capacidade de compreender, compreenda!"


Oração de oferecimentos.

Aceita com bondade, Senhor, os Dons que Vós mesmo concedestes a Vossa Igreja e transformai-os, com o Vosso poder, em Sacramento de Salvação.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - São João 6: 51.

 Disse Jesus:

   "Eu Sou o Pão descido do Céu.

Quem comer Deste Pão viverá eternamente.

   O Pão que Eu darei É a Minha Carne para a Vida do mundo."


ou Salmo 147: 12. 14.

Glorifica o Senhor Jerusalém, louva teu Deus ó Sião.

O Senhor coloco paz na tua fronteira e com a flor do trigo te sacia.


Oração depois da Comunhão.

Nós Vos pedimos, Senhor, que a comunhão com o Vosso Sacramento nos salve e no confirme no Caminho da Vossa Verdade.

Por Cristo Nosso Senhor.