Liturgia diária - 18 de novembro - Sábado da semana XXXII - Cor branco ou verde - Ofício da Memória ou de Férias - Missa à escolha. - Todo sábado é dedicado a Nossa Senhora.

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

Santo do dia - Santo Odo.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Dos Sermões de São Leão Magno, Papa.

    Pedro e Paulo, núcleo da Semente Divina

  É preciosa aos olhos do Senhor a morte dos Seus Santos, e nenhuma espécie de crueldade pode destruir a Igreja que foi fundada pelo Mistério da Cruz de Cristo. A Igreja não diminui com as perseguições, mas aumenta; e o campo do Senhor reveste se sempre com uma seara mais abundante quando os grãos, caídos um a um, nascem multiplicados.
    Por isso estes dois ilustres núcleo da semente Divina deram origem a uma inumerável descendência, como testemunham os milhares de Mártires Bem Aventurados, que, concorrendo com o triunfo dos Apóstolos, rodearam a nossa cidade de multidões de fiéis resplandecentes no mundo todo, como se a coroassem com belas pedras preciosas.
    Devemos certamente alegrar-nos, irmãos caríssimos, na comemoração de todos os Santos, que são para nós um dom de Deus, proteção da nossa fraqueza, exemplo de paciência e confirmação da nossa Fé.  

   Mas, ao celebrarmos a Memória dos Apóstolos São Pedro e São Paulo (Dedicação das Basílicas), com razão nos devemos gloriar mais jubilosamente, pois, a Graça de Deus os elevou tão alto entre todos os membros da Igreja que os constituiu como a luz dos dois olhos no Corpo de que Cristo, que É a Cabeça.
    Nos seus méritos e virtudes, que superam toda a eloquência humana, nada devemos considerar diferente ou distinto num e outro, o trabalho de ambos são parecidos e o fim da vida iguais.
    Tal como nós já sabemos e os nossos Santos demonstraram, cremos e confiamos que no meio de todas as dificuldades desta vida, seremos sempre ajudados pela oração dos nossos principais protetores para obter a Misericórdia de Deus. Deste modo, se os nossos pecados nos abatem, elevam nos os méritos dos Apóstolos.


    Peçamos, neste dia, pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro, que na maioria das vezes tem suas palavras distorcidas pela mídia, e até mesmo por Cardeais, Bispos, Padres e membros da Igreja Católica Apostólica Romana.


   Vinde Espírito Santo, iluminar a todos os Fiéis, para que não se deixem levar pelas mentiras de muitos, que estão dentro da Igreja de Cristo, mas seus propósitos não são a Evangelização.

    Vinde Espírito Santo, nos ajudar, em nosso seguimentos aos ensinamentos dos Apóstolo, que fielmente nos repassaram o que Jesus disse.

    Vinde Espírito Santo, ajudar a todos nós a sermos fiéis a Traduções da Igreja.


   Te agradecemos Jesus, pelos Apóstolos, hoje em especial por São Pedro e São Paulo.

   Te agradecemos Jesus, por estar sempre nos ensinando.

   Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor por todos nós.


Antífona de Entrada - Salmo 44 (45): 17-18.

   Em lugar de teus pais, terás filhos, e os nomearás príncipes por todo o país.

   Quero tornar memorável o Teu Nome de geração em geração; assim os povos Te darão graças pelos séculos dos séculos.


Oração da Coleta.

   Guardai, Senhor a Vossa Igreja, sobre a proteção dos Apóstolos, de modo que, tendo recebido Deles o primeiro Anúncio do Evangelho, receba também, por sua intercessão, o aumento da Graça Celeste até os fins do tempo.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Atos dos Apóstolos 28: 11-16. 30-31.

   Leitura dos Atos dos Apóstolos.


   Três meses depois de nossa chegada a Malta, embarcamos num navio alexandrino, que passara o inverno na ilha, dedicado aos Dióscuros. Chegamos a Siracusa, onde nos detivemos por três dias. Daí, dando uma volta, alcançamos Régio. Um dia depois, levantou-se um vento do sul, e em dois dias chegamos a Putéoli. Encontramos alguns irmãos que nos convidaram a ficar com eles uma semana. Assim chegamos a Roma.

   Os irmãos daí, ao ouvir notícias nossas, saíram para nos receber no Foro de Ápio e Três Tabernas. ao vê-los, Paulo agradeceu a Deus animou-se. Chegando a Roma permitiram que Paulo se alojasse por sua conta com o soldado vigia.

   Dois anos inteiros viveu por conta própria. Recebia os que iam a ele e Proclamava o Reino de Deus e ensinava o que diz a respeito de Jesus Cristo, com toda a liberdade e sem impedimento.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 97 (98): 1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6. (R 2b).

"O Senhor, revela a Sua Justiça à vista dos povos." (Resposta).


Cantai ao Senhor um cântico novo,

porque Ele faz maravilhas;

Sua direita lhe deu a vitória

Seu Santo braço. (R.).


O Senhor dá a conhecer Sua Vitória,

revela Sua Justiça à vista dos povos.

Lembrou-se de Sua Lealdade e Fidelidade

para a Casa de israel. (R.).


Os confins da terra comtemplaram

a Vitória do Nosso Deus.

Aclamai o Senhor, terra inteira,

gritai, aclamai, tocai. (R.).


Tocai a Cítara para o Senhor,

a cítara ao som de instrumentos.

Com clarins e ao som de trombetas,

aclamai diante do Senhor e Rei. (R.).


Aleluia -

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

Nós Vos Louvamos, ó Deus; nos Vos Bendizemos, Senhor.

O coro glorioso dos Apóstolos cantam aos Vossos Louvores. (Refrão).


Evangelho - São Mateus 14: 22-33.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Depois de ter saciado a fome da multidão. Em seguida Jesus mandou que os Discípulos embarcassem à frente para a outra margem, enquanto Ele despedia a multidão.

   Depois de despedir a multidão, Jesus, subiu sozinho á montanha para rezar. Ao anoitecer Jesus estava sozinho ali. A barca já estava a boa distancia da costa, agitada pelas ondas, porque havia vento contrário. Pela quarta vigia da noite, Jesus, aproximou-se deles caminhando sobre o lago. Ao vê-Lo caminhar sobre o mar, os Discípulos se assustaram e disseram: "É um fantasmas." E gritaram de medo. Imediatamente Jesus lhes disse: "Animo! Sou Eu, não temais."

   Pedro Lhe respondeu: "Senhor, se És Tu, manda-me ir pela água a Teu encontro." Respondeu Jesus: "Vem."

   Pedro saltou da barca e pois-se a caminhar pela água, aproximando-se de Jesus; porém, ao sentir a força do vento, teve medo, começou a afundar, e gritou: "Socorro, Senhor!" Imediatamente Jesus estendeu a mão, o agarrou e lhe disse: "Desconfiado ! Por que duvidas?"

   Quando subiram à barca, o vento cessou. Os da barca se prostaram diante de Jesus dizendo: "Certamente És o Filho de Deus".

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Ao apresentarmos, Senhor, a nossa humilde oferta, imploramos a Vossa clemência, para que a Verdade transmitida pelo ministério dos Apóstolos Pedro e Paulo permaneça intacta em nossos corações. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São João 6: 68-69.

   "Senhor, a quem iremos? Tu dizes Palavra de Vida Eterna. Nós cremos e reconhecemos que Tu És o consagrado de Deus."


Oração depois da Comunhão.

   Exulte, Senhor, o Vosso povo, que alimentaste com o Pão do Céu, na comemoração dos Apóstolos Pedro e Paulo, e receba sempre o auxilio da Sua Poderosa Proteção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.