Liturgia - 17 de Setembro 2023 -  XXIV - Domingo do tempo comum - Cor verde - Missa própria de domingo.

Santos do dia - São Roberto Belarmino - (proibida a Missa de defunto, exeto exéquias)


A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Perdoar sem contar.


   A Primeira Leitura diz que, o rancor é a cólera são abomináveis e aquele que se vinga encontrará a vingança do Senhor que, pedirá conta de seus pecados. Se perdoarmos o erro do próximo, quando rezarmos, o Senhor nos ouvirá, e perdoará também nossos pecados, pois ao pedirmos perdão ao Senhor, Ele nos perdoa.

   Nós devemos perdoar e vivermos os Mandamentos sem ressentimentos contra próximo, ficando sempre longe de discussões, evitaremos o pecado, porque o homem colérico atiça a discussão. O homem pecador perturba os amigos. Os que ainda não conseguem perdoar, devem pedir ao Espírito Santo que venha em seu auxílio e assim conseguirem perdoar e serem curados pelo Senhor.


   Vinde Espírito Santo, Vinde Doce Hóspede de nossa alma, nos ajudar a perdoar com sinceridade a quem nos ofendeu.


   Com o Salmo podemos dizer: O Senhor é Compaixão e Piedade, lento para a cólera e cheio de Amor.


   Na Segunda Leitura ,São Paulo nos pede para termos caridade com as pessoas fracas, podemos dizer que devemos ter caridade com as pessoas fracas que vivem errando contra nós. São Paulo, nos lembra que pertencemos ao Senhor e, por Ele e para Ele que devemos viver e isso implica; Obedecermos o que Jesus nos diz no Evangelho de hoje.


   São Pedro, no Evangelho, pergunta a Jesus quantas vezes devemos perdoar, e Jesus responde: setenta e sete vezes, isto é, perdoar sempre!

   E Jesus, conta a parábola do patrão que perdoou o empregado que lhe devia dez mil talentos, e seu senhor lhe perdoou. Mas este ao encontrar um amigo que lhe devia 100 denários, não lhe perdoou, e mandou coloca-lo na cadeia até que pagasse tudo.


   Uma curiosidade que muitos tem, qual o valor do talento e do denário. Um talento valia 600 denário.

   Um talento correspondia a 30 quilos de prata, na cotação de hoje, aproximadamente 108.000,00 Reais. Já o denário, valia aproximadamente 180,00 Reais.

   Ou seja, a dívida do primeiro com o patrão era mais de um milhão de reais, e a do segundo com o amigo era de 18 mil reais.


   Por isto os outros empregados ao verem toda a situação contaram para o patrão, este furioso mandou chamar, o servo mau,  e deu-lhe uma bronca e o entregou aos carrasco até que pagasse toda a divida.

   E Jesus termina dizendo que; assim agirá Seu Pai conosco, se cada um de nós não perdoarmos de coração, ao nosso irmão.

   Como saber se perdoamos de coração ?

   *Se rezamos pela conversão de quem nos ofendeu, prejudicou, falou mau…. *Se por acaso o ofensor precisar de nossa ajuda, nós ajudarmos.

   *Se desejamos o Céu e não o inferno para quem nos ofendeu, nós já conseguimos perdoar de coração.

   E se ainda não conseguimos, devemos pedir ajuda ao Espírito Santo Consolador, para consolar nosso coração e assim conseguirmos perdoar.


   Vinde Espírito Santo sobre todos os corações magoados e ofendidos, vinde curar a ferida causada pelos pecados cometidos contra nós.


   Te agradecemos Jesus por Vossa Presença em nossa vida, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas.

   Abençoa Senhor, esta nova semana que se inicia!

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


Antífona de Entrada - Eclesiástico 36: 15-16.

   Dá a recompensa aos que esperam em ti, que sejam acreditados ao teus profetas.

   Ouve, Senhor, a oração dos Teus servos, segundo a bênção de Aarão sobre Teu povo.


Oração da Coleta -

   Deus criador e guia de todas as coisas, lançai sobre nós o Vosso olhar e, para sentirmos em nós o efeito do Vosso Amor, dai-nos a graça de Vos servir com todo o coração.

   Por nosso Senhor jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Eclesiástico 27: 31_ 28: 9.

   Leitura do Livro do Eclesiástico.


   O rancor e a cólera, também esses são abominável, o pecador os possui.

   Aquele que se vinga encontrará a vingança do Senhor que pedirá minuciosa conta de seu pecados. Perdoa ao teu próximo a injustiça, e então, ao rezares, ser-te-ão perdoados os teus pecados. Um homem guarda rancor do outro: do Senhor pedirá cura? Para com o seu semelhante não tem misericórdia, e pede o perdão de  seus pecados?

   Ele, que é só carne, guarda rancor: quem lhe obterá o perdão do seus pecados? Lembra-te do fim e deixa o ódio, da corrupção e da morte, e observa os Mandamentos. Lembra-te dos Mandamentos e não tens ressentimento do próximo; da Aliança do Altíssimo, e não consideres a ofensa.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 102 (103): 1-2. 3-4. 9-10. 11-12. (R 8.)

"Deus é Compaixão e Piedade, lento pra a cólera e cheio de amor." (Refrão).


Bendize a Deus, ó minha alma,

e tudo o que em mim ao Seu Nome Santo!

Bendize a Deus, ó minha alma,

e não esqueça nenhum dos seus benefícios. (R.)


É Ele quem perdoa tua culpa toda

e cura todos os teus males.

É Ele quem redime tua vida da cova

e te coroa de amor e compaixão. (R.)


Ele não vai disputar perpetuamente,

e Seu rancor não dura para sempre.

Nuca nos trata conforme nossos erros,

nem nos devolve segundo nossas culpas. (R.)


Como o céu que se alteia sobre a terra,

é forte Seu Amor por aqueles que O temem.

Como o oriente está longe do ocidente,

Ele afasta de nós as nossas transgreções. (R.)


Segunda Leitura - Romanos 14: 7-9.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.


   Pois ninguém de nós vive e ninguém de nós morre para si mesmo, porque se vivemos é para o Senhor que vivemos, e se morremos e para o Senhor que morremos. Portanto, quer vivemos, quer morremos, pertencemos ao Senhor. com efeito, Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos,

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia! - São João 13: 34.

(Refrão) - Aleluia! (Repete-se).

   "Dou-vos um Mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros." Disse Jesus. - (Refrão).


Evangelho - São Mateus 18: 21-35.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Pedro aproximando-se de Jesus, perguntou-Lhe: "Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu-Lhe: "Não te digo até sete, mas até setenta e sete vezes."

   Jesus contou-lhe esta parábola:

   "Eis porque o Reino dos Céus é semelhante a um rei que resolveu acertar contas com os seus servos. ao começar o acerto, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. Não tendo este com que pagar, o senhor ordenou que o vendessem, juntamente com a mulher e com os filhos e todos os seus bens, para pagamento de dívida. O servo, caiu aos seus pés e, prostrado, suplicava-lhe: 'Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo'.

   Diante disso, o senhor, compadecendo-se do servo, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Mas, quando saiu dali, este servo encontrou um dos seus amigos de servidão, que lhe devia cem denários e, agarrando-o pelo pescoço, pôs-se a sufoca-lo e a insistir: 'Paga-me o que me deves'. O amigo, caindo aos seus pés, rogava-lhe: 'Dá-me um prazoe eu te pagarei'. Mas ele não quis ouvi-lo, antes, retirou-se e mandou lançá-lo na prisão até que pagasse o que devia. Vendo os seu amigos de servidão o que acontecera, ficaram muito penalizados e, procurando o senhor, contaram-lhe todo o acontecimento. Então o senhor mandou chamar auele servo e lhe disse: 'Servo mau, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me rogaste. Não devias, também tu, ter compaixão do teu amigo, como eu tive compaixão de ti?' Assim, encolerizado, o seu senhor o entregou aos carceleiros, até que pagasse a sua dívida. Eis como Meu Pai Celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração ao seu irmão."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento -

   Ouvi, Senhor, com bondade as nossas súplicas e recebeis estas ofertas dos Vossos fiéis, para que os dons oferecidos por cada um de nós, para a Glória do Vosso Nome, sirvam para a salvação de todos.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 35 (36): 8.

   Como É precioso, ó Deus, o teu amor! Deste modo os homens se abrigam à sombra de Tuas asas.


Ou - I Coríntios 10: 16.

   O Cálice da benção que abençoamos, É comunhão com o Sangue de Cristo.

   O Pão que partimos, É comunhão com o Corpo de Cristo.


Oração, depois da Comunhão - 

   Concedei, Senhor, que este Sacramento Celeste nos Santifique totalmente a alma e o corpo, para que  não sejamos conduzidos pelo nosso sentimentos,  mas pela Virtude Vivificante do Vosso Espírito.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.