Liturgia - 30 dezembro - Sábado - Cor branco - Ofício do dia - Missa Própria - Proibida Missa de fiéis defuntos, exeto Missa de Exéquias, e primeiro aniversário. (Ex.: Missa de sétimo dia).

Santo do dia - Santa Anísia.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Longe da concupiscência, perto de Deus!


   Na I Leitura,, São João nos diz que, pelo Nome de Jesus Nossos pecados foram perdoados e pelo Nome de Jesus, também os jovens  vencem o maligno; o pecado, enfim, o Apóstolos nos diz que, Todos que mantém uma vida de oração na busca constante de Deus são forte e a Palavra de Deus nos jovens, adultos e idosos e automática são transmita as crianças.

   O Apóstolos, nos diz para não amarmos as coisas do mundo, pois, não há no mundo o Amor do Pai e sim, só concupiscência da carne, isto é, prazeres sexual, mas também em ganância por dinheiro. O Apóstolo, nos lembra que, o mundo com seus pecados vai passar, mas aquele que faz a vontade do Pai, isto é,  vivem longe do pecado, permanecerá Eternamente. 

   É fato que vemos na Bíblia, que, Todos que foram Fiéis ao Senhor, Não viviam no mundo e muito menos em pecado e, se pecavam Deus os corrigiam e eles voltavam ao Amor, a Graça  e a Fidelidade de Deus.


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados, principalmente os jovens, para que em Nome de Jesus vencerem a concupiscência, e os ajudem,  a estarem atentos com aqueles que deviam dar bons exemplos de Santidade e Não dão, pois apoiam o pecado.


Salmo: Que o Céu se alegre! Que a terra exulte!


   Na sequência do Evangelho de ontem, a figura em evidência e da anciã Ana, que após a morte de seu marido servia a Deus com jejum, penitência e oração. Ana, chegou no momento em que Maria e José estava com Jesus no Templo para cumprir a Lei é a Tradição. Ana agradecia a Deus pela Grande Dádiva de ver o Menino Deus e exultante falava fala de Jesus a Todos…

   É fato que, Todos que tem um encontro pessoal  com Jesus, tem suas vidas modificadas, abandonam o mundo, o pecado, e passam Anunciar a Palavra de Deus e a Testemunhar Jesus e Seu Reino de Amor. 


   Vinde Espírito Santo, ajudar Todos os Batizados, e os padres e bispos, que ainda necessitam de um encontro pessoal com Jesus e, a Exemplo de Ana, passem a Servir de  Verdade a Deus, na Fé, Obediência,  Fidelidade e Amor.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


  Te agradecemos Jesus, por Todas as pessoas  do Antigo Testamento e do Novo Testamento que nos deixaram o Exemplo de Fidelidade no cumprimento da Lei e as Tradições… e a Exemplo de Ana, a Religiosidade!

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   O Discípulos Predileto de Jesus, alerta que, os Batizados Não podemos estar no mundo, amar o mundo e o pecado, pois tudo isso é concupiscência e tudo isso vai passar, mas os que buscam viver a santidade permanecerão Eternamente. 


Antífona de Entrada - Sabedoria 18: 14-15.

   Sereno e silencioso envolvia tudo,  e quando a noite chegou ao meio do seu percurso, Tua Palavra Toda Poderosa se lançou, como guerreiro implacável, desde o Trono Real dos Céus ao país condenado.


Oração da Coleta.

   Concedei, Deus Todo Poderoso, que o Novo Nascimento, segundo a carne, do Vosso Filho Unigênito nos liberte da antiga escravidão em que nos retem a canga do pecado.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - I São João 2: 12-17.

   Leitura da Primeira Carta de São João.


   Meus filhos, eu vos escrevo, pois em nome de Jesus vossos pecados estão perdoados.

   Eu vos escrevo, pais, porque conheceis Aquele que Existe desde o princípio.

   Eu vos escrevo, jovens, porque vencestes o malíguino.

   Eu vos escrevo, rapazes, porque conheceis o Pai.

   Eu vos escrevo, jovens, porque sois fortes, conservais a Mensagem de Deus e vencestes o maligno.

   Não ameis o mundo e o que há nele: quem ama o mundo não possui o amor do Pai. Tudo o que há no mundo, a cobiça sensual, a cobiça do que se vê, o gabar-se de boa vida, não procede do Pai, mas do mundo. E o mundo passa com suas cobiças; mas quem cumpre a vontade d Deus permanece para sempre.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 95 (96): 7-8a. 8b-9. 10. (R 11a).

"Alegre-se os Céus, exulte a terra!" (Resposta).


Tributai ao Senhor, famílias dos povos,

tributai ao Senhor, Glória e Poder.

Tributai ao Senhor a Glória de Seu Nome. (R.).


Entrai em Seus Santuários trazendo-Lhe ofertas.

Prostai-vos diante do Senhor no Santuário Sagrado,

treme em Sua presença a terra inteira. (R.).


Dizei aos pagãos: O Senhor É Rei:

Ele firmou Seu Domínio, e não vacilará;

Ele governa os povos com retidão. (R.).


Aleluia -

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Santo é o dia que nos trouxe a Luz. Vinde Adorar o Senhor. Hoje uma Grande Luz desceu sobre a terra. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 2: 36-40.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Estava no Templo a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade avançada, vivera com o marido sete anos depois do casamento permaneceu viúva até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, servindo noite e dia com oração e jejuns. Apresentou-se nesse momento, dando Graças a Deus e falando do Menino a todos os que aguardavam o resgate de Jerusalém.

   Cumprindo-se todos os preceitos da Lei do Senhor, voltaram à Galileia, à Sua cidade de Nazaré. O menino crescia e se fortalecia, enchendo-Se de saber; e a Graça de Deus O acompanhava.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento -

   Aceitai benignamente, Senhor, os dons da Vossa igreja, para que recebe Nestes Santos Mistérios, os bens em que Pela Fé acredita.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São João 1: 16.

   DE Sua plenitude todos recebemos: uma lealdade que responda à Sua lealdade.


Oração depois da Comunhão.

   Deus de Infinita Bondade, que vem ao nosso encontro pela participação neste Sacramento, fazei-nos sentir os Seus Frutos de Santidade, para que os Dons recebidos nos disponha a recebe-Lo cada vez melhor.

   Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.