Liturgia de 21 de Agosto 2023 -  Segunda-feira da Semana XX - Cor Branco - Missa de Memória.

Santos do dia -  São Pio X, Papa, de número 257, desde São Pedro.

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Seguir a Jesus, é renunciar as coisas do mundo.


   I Leitura - O povo abandona ao Senhor, o Deus de vossos pais, que os fizeram sair de Egito, sair da  opressão, e passaram a seguir outros deuses. Deus então pesou sua Mão contra eles, e eles começaram a sofre nas mãos de seus inimigos.

   Deus lhes envia juízes, e Deus estava com os juizes, e nem assim eles obedeciam. Quando o juiz estava com eles, Deus ouvindo o gemido do povo, os livravas das mão dos inimigo, mas, o juiz morria, o povo voltava a desobedecer os Mandamento de Deus.


   Hoje em dia também é assim, muitos quando em dificuldades, procuram a Deus, em seus sofrimentos. Rezam e Deus escuta suas orações e os livra, mas basta estar bem novamente e se esquecem de Deus.

    Temos que ser fiel a Deus o tempo todo.


   Com o Salmo, diz: "Lembra-Te de mim, ó Senhor, por amor do Teu povo."


   No Evangelho, vemos um jovem perguntar a Jesus o que fazer para segui-Lo. Jesus lhe diz que, deve seguir Seus ensinamentos, viver os Mandamentos, e vender todo o seus bens e da aos pobre, e depois segui-Lo. O jovem era rico e Jesus lhe expõem a perfeição.

   Vemos aqui Jesus, nos dizer que é preciso, não só seguir Seus ensinamento, viver o Mandamentos, mas acima de tudo ser desapegados das coisa do mundo.

   Sabemos, que não é impossível, fazer a solicitação de Jesus. Se desapegar de tudo para segui-Lo.

   Temos que fazer o possível, para sermos perfeitos aos olhos de Jesus, e muitas vezes, gastamos com coisas supérfluas, enquanto vemos nossos irmão passando necessidades e nada fazemos para ajuda-lo. Não digo aqui, para não passearmos ou para não termos algum conforto em casa, mas sejamos sinceros conosco mesmo, pois, sabemos que temos como ajudar alguém e que seja ao menos com um pouco pois o pouco para nós, para nós é muito para quem necessita, é uma grande ajuda, à vezes, não é só com bens materiais que podemos ajudar, mas, com uma conversa, um sorriso, uma palavra de conforto, etc..


   Vinde Espírito Santo, nos iluminar para que possamos ver como podemos ajudar o próximo.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a priorizarmos em nossa vidas a coisas de Deus.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por seus ensinamentos.

  Te agradecemos Jesus, por estar sempre nos orientando, que se não desapegarmos das coisas do mundo não seremos considerados dignos do Reino dos Ceus.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos. Amém!

Antífona de Entrada - Salmo 83 (84): 10-11.

   Sê o nosso escudo, ó Deus, olha a face do teu fiel.

   Sim, vale, mais um dia em Teus átrios que milhares a meu modo.


Oração da Coleta -

  Senhor nosso Deus, que preparastes bens invisíveis para aquele que Vos amam, infundir em nós o Vosso Amor, para quem amando-Vos em tudo e acima de tudo, alcancemos as Vossas promessas, que excede tudo o que desejamos.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que É Deus e convosco Vive e Reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém!


Primeira Leitura - Juízes 2: 11-19.


Leitura do Livro dos Juízes.


   Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos de Deus, e serviram aos baals. Deixaram a Deus, o Deus de seus pais, que os tinham feito sair da terra do Egito, e serviram a outros deuses dentre os dos povos ao seu redor. Prostaram-se antes eles, irritaram a Deus, deixaram Deus para servir baal e à astartes. Então a ira de Deus se acendeu contra Israel. E Deus os abandonou aos saqueadores que os roubaram, e os entregou aos inimigos que os cercavam, e não puderam mais oferecer-lhes resistência. Em tudo que empreendiam, a mão de Deus era contra eles para lhe fazer mal, como Deus lhes tinha dito e como Deus lhes tinha jurado. E a sua aflição era extrema.

   Então Deus lhe suscitou juízes que os livrassem das mãos dos que os roubavam. Mas não escutavam nem mesmo aos seus juízes, e se restituíram a outros deuses, e se prostaram diante deles. Depressa se afastaram do caminho que seus pais haviam seguido, obedientes aos Mandamentos do Senhor, e não os imitaram. Quando Deus lhe suscitava juízes, Deus estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto vivia o juiz, porquanto o Senhor se comovia por causa dos seus gemidos perante os seus perseguidores e opressores. Mas logo que morria o juiz reincidiam e se tornavam piores do que os seus pais. Seguiam a outros deuses, servia-nos e prostavam diante deles, e em nada renunciavam as obras e a conduta endurecida de seus pais.


Salmo 105 (106): 34-35. 36-37. 39-40. (R. 4a.)

"Lembra-Te de mim, ó Senhor, por amor do Teu povo." (Resposta)


Eles não exterminaram os povos

dos quais lhe falara o Senhor;

eles se misturaram á nações

e aprenderam seus modos de agir. (R.)


Eles serviram seus ídolos,

que se tornaram uma ciladra para eles!

E sacrificaram seus filhos

e suas filhas aos demônios. (R.)


Eles se sujaram com suas obras

e se prostituíram com suas ações;

Deus inflamou-se contra o Seu povo

e rejeitou a sua herança. (R.)


Aleluia ! São Mateus 5: 3.


Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Bem aventurados os pobres em Espírito porque deles é o Reino dos Céus.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 19: 16-22.



   Aí alguém se aproximou de Jesus e disse: "Mestre, o que farei de bom para ter a vida eterna?" Jesus respondeu: "Por que me perguntas sobre o que é bom? O bom é um Só. Mas se queres entrar para a vida Viva os Mandamentos". Ele perguntou-lhe: "Quais?" Jesus respondeu: "Estes: Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho; honra pai e mãe, e amaras o teu próximo como a ti mesmo". Disse-lhe então o moço: "Tudo isso tenho vivido. Que me falta ainda?" Jesus lhe respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos Céus. Depois veem e segue-Me". O moço, ouvindo essa Palavra, saiu pensativo, pois possuía muitos bens. 


Oração de oferecimentos.

 Aceitai, Senhor as nossa ofertas, no qual se realiza a glorioso troca de Dons, de modo que, oferecendo-Vos  o que nos deste, mereçamos receber-Vos a Vós Mesmo.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Salmo 129 (130): 7.

No Senhor está o amor, e redenção em abundância.


Ou São João 6: 51.

"Eu Sou o Pão descido do Céu.

Quem comer Deste Pão viverá eternamente.

O Pão que eu darei É a Minha Carne para a Vida do mundo".


Oração depois da Comunhão.

  Senhor, que neste Sacramento nos fizestes participar mais intimamente no mistério de Cristo, transformai-nos à Sua Imagem na terra para merecermos ser associados a Sua Glória no Céu.

   Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos.