Liturgia diária - 16 de outubro 2023 - Segunda-feira da semana XXVIII - Ofício de Férias ou Memória  - Cor  verde ou branco - Missa à escolha.

Santos do dia - Santa Edwiges - São Geraldo Magela - Santa Margarida Maria Alacoque.

Hoje - Nossa Senhora do Remédio.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Jesus, Está no meio de nós!


Na I Leitura, São Paulo, servo de Jesus, Apóstolo, para anunciar a Boa Notícia de Deus, de acordo ao os Profetas da Sagrada Escritura. A respeito de Jesus, nascido fisicamente na terra, mas sendo Filho diretamente de Deus, com o poder do Espírito Santo. Por Quem, São Paulo recebeu a Graça do Apostolado. Para que todos os povos tenha Fé e assim seja contado e chamado por Jesus.

   Veja que linda explicação de São Paulo. Nada mais a acrescentar. Só um lembrete, nós também estamos neste chamado.


Assim como o Salmo nos diz: "O Senhor dá a conhecer Sua Vitória."


   No Evangelho, Jesus viu a multidão em volta Dele, mas muitos não estavam ali para a conversão, mas em busca de um sinal. Jesus os chama de geração, má.

    Hoje ainda é assim, muitos estão na Igreja não procurando conversão, mas, sinais. Os Sinais para nós já são visíveis, Temos a Biblia, com todo que aconteceu com os antigos, temos os profetas do Antigo Testamente, e os novos "Profetas", os Apóstolos, os Sacerdotes.

   Temos, mais que isto, temos Jesus Eucaristia, como Ele próprio disse na Última Ceia, "Este é Meu Corpo" "Este é Meu Sangue", Jesus, presença Real no meio de nós.

   Não procuremos sinal, mas procuremos a conversão, senão, como disse Jesus, a rainha do sul e os ninivitas, se levantaram contra nós, no Julgamento Final, pois eles se converteram, a rainha procurando Salomão, e ninivitas, se converteram pela pregação de Jonas. Tudo, como sempre muito bem explicado por Jesus.

   Jesus, É muito Maior que todos, e Está no meio de nós!


   Vinde Espírito Santo, ajudar a todos em sua conversão diária.

   Vinde Espirito Santo, iluminar a todos, para não procurarem sinais, mas, sim sua conversão própria e de seus familiares, e de todos que estão em sua volta.

  Vinde Espirito Santo, iluminar, encorajar, os Sacerdote, que com coragem continuam a ensinar, os ensinamentos de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, pelos Seus Ensinamentos.

   Te agradecemos Jesus, por nos enviar o Espírito Santo, que nos ajuda a ver, com olhar de santidade, e procurar a viver esta santidade no nosso dia a dia.

   Somos Gratos a Tí Senhor, pelo Vosso Imenso Amor por todos nós.


Antífona de entrada - Salmo 129 (130): 3-4.

Se levares em conta, Senhor, nossos delitos, Dono meu, quem resistirá?

Mas o perdão é coisa Tua, e assim Te fazes respeitar.


Oração da Coleta - 

  Nós vos pedimos, Senhor, que a Vossa Graça preceda e acompanhe sempre as nossas ações e nos tornem cada vez mais atentos à prática das boas obras.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Romanos 1: 1-7.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.


   De Paulo, servo de Jesus Messias, chamado a ser Apóstolo, reservado para anunciar a Boa Notícia de Deus, prometida por Seus profetas nas Escrituras Sagradas: A respeito do Seu Filho, nascido fisicamente da linhagem de Davi, a partir da ressurreição, estabelecido Filho de Deus com poder pelo Espírito Santo. Por meio Dele recebemos a Graça do Apostolado, para que todos os povos responda com a Fé em Seu Nome; entre os quais sois também contados, chamados por Jesus Messias.

   A todos os que Deus amou e chamou a ser consagrados, que se encontram em Roma: Paz e Graça a vós da parte de Deus nosso Pai e de Jesus Messias e Senhor.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus. 


Salmo 97 (98): 1. 2-3ab. 3cd-4. (R 2a).

"O Senhor dá a conhecer Sua Vitória." (Resposta).


Cantai ao Senhor um cântico novo,

porque Ele fez maravilhas;

Sua Mão direita e Santo braço,

lhe deu a vitória. (R.) 


O Senhor dá a conhecer Sua vitória,

revela Sua justiça à vista dos povos.

Lembrou-se de Sua lealdade e fidelidade

para com a Casa de Israel. (R.)


Os confins da terra contemplaram

a vitória do nosso Deus.

Aclamai o Senhor, terra inteira,

gritai, aclamai, tocai. (R.)


Aleluia - Salmo 94 (95): 8.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Não endureçais o coração com em Meriba, como no dia da prova no deserto. (Refrão).


Evangelho: São Lucas 11: 29-32.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   A multidão se aglomerava e Jesus começou a dizer-lhe:

  "Esta geração é má: exige um sinal e não lhe será concedido outro sinal a não ser o de Jonas. Como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será Este Homem para essa geração. A rainha do sul se levantará no julgamento contra esta geração e a condenará; porque ela veio ao extremo da terra para escutar o saber de Salomão, e aqui está Alguém maior que Salomão. Os ninivitas se levantarão no julga contra esta geração e a condenará; porque eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e aqui está Alguém maior que Jonas.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


  Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, as orações e as ofertas dos Vossos fiéis e fazei com que esta Celebração Sagrada nos encaminhe para a Glória do Céu.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 33 (34): 11.

   Os ricos empobrecem e passam fome, os que buscam o Senhor não carecem de bens.


Ou - 1 São João 3: 2.

   Queridos, já somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que, quando Ele aparecer, seremos semelhantes a Ele e o veremos como Ele É.


Oração depois da Comunhão.

  Deus de infinita bondade, que nos alimenta com O Corpo e Sangue o Vosso Filho, tornai-nos também participantes da Sua Natureza Divina.

   Ele que Vive e Reina, pelos séculos dos séculos. - Amém.