Liturgia diária - 01 de novembro - Quarta-feira da semana XXX -

Solenidade de Todos os Santos - Missa Própria. Proibido a Missa de defuntos, mesmo a exequial.

Santo do dia - Dia de todos os Santos.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   A Igreja Celebra hoje Todos os Santos.


   E neste sentido a Liturgia é voltada aos Antigos, os Santos, Aqueles que foram em suas vida Fiéis a Deus; servindo-O na Obediência, e hoje, se alegram no Céu na Presença do Senhor. Estes Santos, são para todos nós Exemplo de vida, em Deus.


   A Primeira Leitura nos diz que, os que servem, são Obedientes a Deus e serão preservados… Estes são só os que vêm de uma grande tribulação: e alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro.

  Servir a Deus, é combater o bom combate, podemos dizer que hoje é, Zelar pela moral e os bons costumes dentro da Igreja e também naturalmente no mundo. E isso, os Santos souberam muitos fazer,  e hoje estão na Presença do Senhor, cantando Louvores ao Deus Criador.


   Te agradecemos Jesus, por Todos os Santos que são para nós Exemplo de vida.

  Vinde Espírito Santo, nos ajudar a, seguir os exemplos dos Santos; servindo a Deus na Fidelidade, Perseverança e Amor.


   Seguindo o exemplos dos Santos e, com o Salmo digamos: "Esta é a geração dos que procuram ao Senhor, dos que buscam a Tua Face."


   A Segunda Leitura, nos diz que, todos nós somos Filhos de Deus e por sermos Filhos de Deus devemos viver, como Seus Filhos, por isso, o mundo não nos reconhecerá, mas também não reconheceu Jesus… Não devemos desanimar e combater sempre o Bom Combate até o dia em que estaremos, também nós, tal como os Santos, na Presença do Senhor prestando Louvores a Ele.

  Todos que creem em Deus, tem Esperança, purifica-se a si mesmo como também Ele É Puro.


  Te agradecemos Jesus, por nos alertar que, para estarmos um dia em Sua presença, devemos nos purificar nesta vida.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a não desanimar em meio às tribulações que são imposta aos Filhos de Deus, vinde nos ajudar a seguir os Exemplos dos Santos. 


   A Exemplo dos Santos, devemos chegar no Céu, com grande tribulação que travamos na terra e alvejar nossas vestes no Sangue do Cordeiro, isto é, devemos defender os bons valores, os bons costumes e a boa moral, para lavarmos nossas vestes no Sangue de Jesus.


Refletindo o Evangelho das Bem Aventuranças - Jesus, vendo o tamanho da multidão, subiu à montanha e sentou-Se, e aproximou-se Dele, os Discípulos, e Jesus começou a ensinar dizendo:

   Bem-Aventurado os pobres em espírito (os que reconhecem sua pequenez diante da Grandeza de Deus. Os que reconhecem que longe de Deus não são nada e, que todas as Virtudes vem de Deus), porque deles É o Céu É dos Céus.

   Bem-aventurados os mansos (os que temem a Deus, os humildes, os justos, os pacientes no sofrimento…), porque herdarão a terra.

   Bem-Aventurados os aflitos (os que buscam a Deus; dando sentido aos sofrimentos), porque serão consolados.

   Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça (os que procurando o que É Grande, Santo e Justo, os que têm Fome e sede de Deus), porque serão saciados.

   Bem-Aventurados os misericordiosos (são os que sofrem, com quem sofrem, porém ajuda. Também os que perdoam), porque alcançarão a Misericórdia de Deus.

   Bem-Aventurados os puros de coração (os que praticam os ensinamentos de Jesus: sabe perdoar, foge do pecado e do erro do mudo. Ama e buscam o Senhor de coração), porque verão a Deus.

   Bem-Aventurados os que promovem a Paz (os pacificadores, os não violentos, os que são contra o aborto, morte de um inocente), porque serão chamados de filhos de Deus.

   Bem-Aventurado os perseguidos por causa da Justiça (os que defendem a Fé, a Verdade, a Igreja de Cristo, valores éticos e morais, os que buscam vivem honestamente longe do pecado e do erro do mundo), porque deles É o Reino dos Céus.

   Felizes são todos os que forem; injuriados, perseguidos e mentindo disserem todo mal contra, estes, por causa de Jesus. Devem se alegrar e regozijar, porque será Grande a recompensa destes nos Céu.

   Obs.: Devemos rezar sempre pedindo Jesus que nos dê graças de conseguirmos viver alguma das Bem-Aventurança, pois Ele Viveu Todas e, É Ele a Fonte de Todas as Bem-Aventurança.


Antífona de Entrada - 

  Exaltemos de alegria no Senhor, celebrado este dia de festa de Todos os Santos. Nesta Solenidade alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus.


Oração da Coleta. 

   Deus Todo Poderoso e Eterno, que nos concedei a graça de honrar numa única Solenidade, os méritos de todos os Vossos Santos, dignai-Vos de derramar sobre nós, a atenção a tão numerosos intercessores, a desejada abundancia da Vossa Misericórdia.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Apocalipse 7: 2-4. 9-14.

   Leitura do Apocalipse de São João.


   Eu, João, vi outro anjo que subia do oriente, com o selo do Deus Vivo, e gritava com voz potente aos quatro anjos encarregado de causar dano à terra e ao mar. Não causei dano à terra nem dano á terra nem ao mar nem às árvores, até que selemos a fronte dos servos do nosso Deus. Ouvi o número dos marcados com o selo: cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos de Israel.

   Depois vi uma multidão enorme, que ninguém podia contar, de toda nação, raça, povo e língua: estavam de pé diante o Trono e do Cordeiro, vestidos com vestes brancas e com palmas na mão. Gritavam com voz potente: A vitória ao nosso Deus, sentado no Trono e ao Cordeiro. Todos os Anjos se haviam postos de pé ao redor do Trono, dos anciãos e dos quatros seres vivos. Cairam de bruços diante do Trono e adoraram, dizendo: Amém! Louvor e Glória, sabedoria e ação de graças, honra  e força e poder ao nosso Deus pelos séculos dos séculos, Amém.

   Um dos anciãos se dirigiu a mim e me perguntou: Esses que tem vestes brancas, quem são e de onde vêm? Respondi: Tu o sabes Senhor. Ele me disse: São os que saíram de uma grande tribulação, lavram e alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 23 (24): 1-2. 3-4. 5-6. (R 6).

"Esta é a geração dos que procuram ao Senhor, dos que buscam a Tua Face." (Resposta).


Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe,

o mundo com seus habitantes,

pois Ele fundou-a sobre os mares,

firmou-a sobre os rios. (R.).


Quem pode subir ao monte do Senhor?

Quem poderá está no Seus Santuário?

Quem tem mãos inocentes e coração puro,

que não recorre aos ídolos nem jura em falso. (R.).


Esse receberá do Senhor a Benção

e a Justiça de Deus seu Salvador,

Esta é a geração dos que procuram ao Senhor,

dos que buscam a Tua Face. (R.).


Segunda Leitura - I São João 3: 1-3.

   Leitura da primeira Carta de São João.


  Vede que Grande Amor o Pai nos mostrou: sermos chamados filhos de Deus e o somos. Por isso o mundo não nos reconhece, porque não O reconhece.

   Queridos, já somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que, quando Ele aparecer, seremos semelhante a Ele e O veremos como Ele É. Quem espera Nele desse modo purifica-se, como Ele é puro.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São Mateus 11: 28.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Vinde a Mim, vós que andais cansados e curvados, e Eu vos aliviarei." (Refrão).


Evangelho - São Mateus 5: 1-12.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus, vendo a multidão, subir ao monte. Sentou-se e os Discípulos se aproximaram. Jesus, começou a instrui-los, nestes termos:

   Felizes os pobres de coração, porque o Reino de Deus lhes pertence.

   Felizes os aflitos, porque serão consolados.

   Felizes os humildes, porque herdarão a terra,

   Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

   Felizes os misericordiosos, porque os tratarão com misericórdia.

   Felizes os lindos de coração, porque verão a Deus.

   Felizes os que procuram a paz, porque os chamarão de Filhos de Deus.

   Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque o Reino de Deus lhes pertence.


   Felizes vós quando vos injuriarem e vos perseguirem e vos caluniarem de tudo por Minha causa. Ficai contentes e alegres, pois vosso prêmio no Céu é abundante. Da mesma forma perseguiram aos profetas que vos precederam.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai benignamente, Senhor, os dons que Vos apresentamos em honra a Todos os Santos, para que sejam solícitos pela a nossa salvação e que acreditemos já seguros da Sua Imortalidade.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão. São Mateus 5: 8-10.

  Felizes os lindos de coração, porque verão a Deus.

   Felizes os que procuram a paz, porque os chamarão de Filhos de Deus.

   Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque o Reino de Deus lhes pertence.


Oração depois da Comunhão.

   Nós Vos adoramos, Senhor nosso Deus, admirável e Único em todos os Vossos Santos, e Vos pedimos a Graça da Santificação na plenitude do Vosso Amor para passamos desta mesa de peregrinos ao banqueta da Pátria Celeste.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.